sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Contra-cheques de fevereiro / 2009 já estão disponíveis

Os contra-cheques do funcionalismo público da rede municipal de Itabuna já estão disponíveis no sítio virtual da prefeitura, desde a madrugada desta sexta-feira, dia 27 de fevereiro.
Segundo informações da Secretaria de Educação, a previsão é que os salários estejam depositados nas contas a partir das 18h de hoje.
Para acessar o seu contra-cheque, clique aqui.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Os Perigos da Internet

O CAIC - Centro de Atenção Integral a Criança - Jorge Amado recebeu, nessa quinta-feira, dia 26 de fevereiro de 2009, a visita do facilitador Jorge Hamilton Sena Dias.

Jorge Hamilton trabalha no NTE-05 (Núcleo de Tecnologia Educacional), órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, responsável pela fomentação de políticas e pr0jetos na área de Novas Tecnologias da Informação e Inclusão Digital.

Em sua visita, Jorge Hamilton fez uma palestra sobre "Os Perigos da Internet". O público-alvo da palestra foram os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência) - Estágio 3 ao CAD (Ciclo da Adolescência) - Estágio 3.

Em sua fala, Jorge Hamilton Sena Dias destacou todos os detalhes que podem colocar uma criança ou um adolescente em situações de perigo. Ele demonstrou, por exemplo, que um adolescente com predisposição para a violência pode se tornar ainda mais violento caso passe muito tempo em sítios virtuais que contêm jogos de lutas. Outro exemplo dado foi sobre o Orkut (uma das maiores redes de relacionamento virtual) utilizadas no Brasil. Ele disse que pelas regras do Orkut somente pessoas com mais de 18 anos é que poderiam se cadastrar no sítio. Contudo, por questões várias, crianças e adolescentes de todas as idades possuem cadastro, o que as coloca em perigo por ser o Orkut um site com conteúdo livre e irrestrito. Através do Orkut, por exemplo, pessoas podem ser colocadas em situação de risco por causa de uma montagem de fotos ou por causa da grande quantidade de perfis eróticos inapropriados para menores, o que pode facilitar a ocorrência de casos de violência entre jovens e adultos.
Jorge Hamilton advertiu aos jovens que um dos cuidados que se deve ao utilizar a Internet é nunca passar muitas informações individuais para desconhecidos, nem publicá-las em sites de relacionamentos, e sempre conversar com um adulto responsável sobre os sites que são acessados.

A visita do facilitador ao CAIC faz parte das ações do NTE-05 dentro do Programa de Conscientização e Proteção dos Jovens aos Perigos da Internet.

Outras informações importantes sobre como utilizar a Internet de forma segura podem ser conseguidas no site do Movimento Internet Segura (clique aqui para ver).

Abaixo, foto da palestra feita por Jorge Hamilton:


21 de fevereiro de 2009 - Aniversário da professora Ana Isa e da professora Geórgia

No sábado, dia 21 de fevereiro de 2009, duas professoras comemoraram aniversário.

A primeira aniversariante foi a professora Ana Isa Costa Souza. Professora Ana Isa tem um jeito muito cativante, é muito dedicada, empresta seu carinho e sua vontade de trabalhar aos alunos da creche, nos turnos matutino e vespertino.
A segunda aniversariante do dia foi a professora Geórgia Boaventura Abreu. A professora Geórgia trabalha no turno vespertino com a galerinha do CIN (Ciclo da Infância), e no turno noturno com o pessoal do EJA (Educação de Jovens e Adultos). É uma professora que consegue congregar valores importantes em seu trabalho, pois atua com crianças e com adultos, adequando à cada aula, à cada turma, a exata dimensão de dedicação e entusiasmo.
Por isso, por essas duas profissionais fazerem parte da equipe do CAIC, por serem brilhantes naquilo que fazem, todos nós desejamos muitas felicidades. FELIZ ANIVERSÁRIO!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CAIC comemora passagem do Carnaval

A Coordenação Pedagógica do CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado realizou na sexta-feira, dia 20 de fevereiro de 2009, o Projeto "Viva o Carnaval".
A intenção de coordenadores e professores foi a de proporcionar aos estudantes da escola um momento de descontração, lazer e diversão, levando-se em consideração a passagem de uma das manifestações mais populares do Brasil, que é o Carnaval.
Em sala-de-aula, os professores conversaram com os alunos sobre a origem do Carnaval e sua importância enquanto manifestação cultural. Além disso, as professoras confecionaram máscaras, enfeites e fantasias. Na quadra e no auditório, alunos e professores se divertiram ao som de antigas marchinhas e também de sucessos atuais da axé music.
Para os professores, a proposta maior é, principalmente, a de fazer com que os alunos percebam que pode-se brincar o Carnaval com alegria, tranquilidade, evidenciando-se valores como a paz e a amizade entre todos.
Na festividade, realizaram-se brincadeiras como a dança de roda, concurso de fantasias e de dança.
Abaixo, fotos de alguns dos destaques da festa e um vídeo que mostra um dos pontos altos da comemoração entre os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência) - turno vespertino, realizada no auditório. Ao som do sucesso "I have to go now", da Banda Janmil, alunos e professores brincam.





Alunos do CPA em: "I have to go now" - Eu tenho que ir agora

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

19 de fevereiro de 2009 - Aniversário da professora Maria José Mateus

Nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, comemora-se o aniversário da professora Maria José Mateus de Jesus.
A professora Maria José Mateus atua na creche.
Seu trabalho é feito com dedicação, com entusiasmo, com o carinho sempre tão necessários para todos os que se propõem a cuidar de crianças.
Por isso, no dia de hoje, é ela quem recebe todo o carinho da família CAIC.
Parabéns, professora Maria José Mateus. Que Deus te proteja e te ilumine sempre. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

I Grande Oficina Recreativa do CAIC

O Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC - Jorge Amado, realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2009, a sua I Grande Oficina Recreativa.
A proposta de realização partiu de toda a equipe de coordenadores pedagógicos e todos os trabalhos foram didaticamente supervisionados pelos professores de Educação Física.
Essas mesmas oficinas já foram realizadas no CAIC em outros momentos, mas essa foi a primeira vez que todos os professores se reuniram para realizá-la de forma integrada e congregadora.
Assim, foram realizadas ao todo oito oficinas: 1) "Amarelinha"; 2) "Pula-Corda"; 3) "Baleado"; 4) "Corrida de Saco"; 5) "Corrida do Ovo na Colher"; 6) "Chicotinho Queimado"; 7) "Dança das Cadeiras"; 8) "Baleado 2".
Para que os trabalhos fossem realizados, utilizou-se a Quadra Poliesportiva da escola, o foyer externo, o foyer interno nº 1 e áreas externas ao lado da quadra.
As professoras Elisdete e Raimunda coordenaram a Oficina de Amarelinha, direcionadas para os alunos do CIN (Ciclo da Infância) - Estágio 1. As professoras Edna Timóteo, Geórgia e Zuleica ficaram responsáveis pela Oficina de Pula-Corda, realizada principalmente entre os alunos do CIN (Ciclo da Infância) - Estágio 2. As professoras Adilana, Rita e Rosely cuidaram da Oficina de Baleado 1, com os alunos do CIN (Ciclo da Infância) - Estágio 3 (Turma "A"). As professoras Najla e Ana Paula organizaram a Oficina da Corrida de Saco com os alunos do CIN (Ciclo da Infância) - Estágio 3 (Turma "B"). Os professores Rívia e Antônio realizaram a Oficina do Ovo na Colher com os alunos do CIN (Ciclo da Infância) - Estágio 3 (Turma "C"). As professoras Zelita e Alineci cuidaram da Oficina do Chicotinho Queimado, com os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência - Estágio 1 (Turma "A"). As professoras Deny e Ana Célia fizeram a Oficina da Dança das Cadeiras, com os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência) - Estágio 1 (Turma "B") e as professoras Márcia e Tereza realizaram a Oficina de Baleado 2, voltada para os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência) - Estágio 1 (Turma "C").
O direcionamento das oficinas, no entanto, não indica que as turmas participaram somente de uma oficina. Sob o esquema de revezamento feito de 20 em 20 minutos, os grupos iam se modificando entre si, alternando-se as turmas que participavam de cada oficina.
Além de integrar os alunos novos com os alunos mais antigos da casa, aproximar os estudantes dos professores, a realização dessas oficinas contribuiu ainda para que as crianças percebessem que brincadeiras coletivas e saudáveis podem ser feitas dentro e fora da escola.
Abaixo, algumas fotos do trabalho realizado durante a I Grande Oficina Recreativa do CAIC.




CAIC no combate à dengue



Nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2009, o CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado - se integrou à "guerra" contra o famigerado mosquito da dengue.

E cada pessoa pode dar sua parcela de contribuição para acabar com os locais onde os ovos podem ser conservados até que se transformem em larvas.

O mosquito que transmite a dengue gosta de água limpa e parada. Por isso, é preciso guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, tomar cuidado com pneus, evitar vasos de plantas que acumulem água (substituir os espaços que podem acumular água com areia), lavar, esfregar e tampar bem os tanques e reservatórios, além de outras ações também importantes.

Numa campanha vinculada desde o início do mês de fevereiro através de outdoors, a Secretaria de Saúde lembra que Itabuna possui mais de 200 mil soldados nessa guerra e que, se cada um fizer a sua parte, o mosquito vai ser exterminado e a quantidade de ocorrências de casos de dengue vai diminuir.

Nesse sentido, o CAIC recebeu, na manhã desta quarta-feira, a visita de duas agentes comunitárias de prevenção e orientação. As agentes reuniram-se com os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência) e do CAD (Ciclo da Adolescência) para alertá-los sobre o que é a dengue, como evitá-la e como tratá-la.

A seguir, fotos do encontro e também do material utilizado na palestra para ajudar a esclarecer sobre o que é a dengue:










Imagens do Folder utilizado na palestra para alertar alunos e professores
Clique nas imagens para ampliá-las







terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Primeiro dia de aula do CAIC em 2009


Nesta segunda-feira, dia 16 de fevereiro, o CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado, iniciou suas aulas para os alunos matriculados a partir da Pré-Escola.
Somente a creche ainda não começou a funcionar, frisando-se que o principal motivo é a conclusão da reforma pela qual a escola está passando.
No Prédio Principal, o primeiro dia de aula foi marcado pelos reencontros, pela expectativa dos alunos, pela apresentação dos professores, pela vontade de que o ano que se inicia seja muito produtivo para todos, pelos votos de boas-vindas.
Nos turnos matutino e noturno, a recepção aos alunos e aos pais dos alunos foi realizada no auditório. No turno vespertino, a recepção aconteceu na quadra da escola.
Durante a manhã e a tarde, a recepção foi feita por toda a equipe de Coordenação Pedagógica, que apresentou os professores novos e os professores veteranos à comunide escolar.
Durante a noite, além do contato com os professores, os alunos contaram ainda com uma fala especial do diretor geral da escola, o professor Carlos Marques.
Em sua fala, o professor Carlos Marques elogiou os alunos pela coragem e disposição que têm pelos estudos, falou que a vida é feita de desafios e que o maior deles se concentra na aquisição de conhecimento, as vezes difícil para alguns, mas nunca impossível.
Professor Carlos Marques disse ainda que, mesmo com os alunos que chegam para estudar no no turno noturno, sua expectativa em relação à quantidade de estudantes matriculados ainda está abaixo daquilo que ele deseja em se tratando de uma escola com o porte e o com o potencial do CAIC.
A seguir, algumas fotos do primeiro dia aula do CAIC neste ano de 2009, nos três turnos:












segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

13 de fevereiro de 2009 - Aniversário de professora Adriana



Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2009, comemorou-se o aniversário de uma das nossas grandes "pratas da casa". Recém-chegada ao CAIC, a professora Adriana Santos Silva, vem somar na nossa equipe, dando sua contribuição como a nova Coordenadora do Laboratório de Informática.

Com a expectativa de quem tem muito a fazer e com a perspectiva de uma escola que ainda precisa evoluir muito no que se refere às Novas Tecnologias, professora Adriana se integra a um cenário onde o CAIC Jorge Amado mostra-se cada vez mais ousado no sentido de inovar sempre.

Ela chega no momento em que o Blog do CAIC começa a dar os seus primeiros passos, num momento em que a comunidade em geral anseia por cursos de formação profissional e também alunos, professores e funcionários perguntam se os cursos de informática serão ministrados neste ano de 2009.

Com tudo isso, com muita gente com "sede de computador", professora Adriana não poderia chegar em melhor momento. Capaz, inteligente, esforçada e dedicada, ela se integra ao grupo estudando as possibilidades e buscando concretizar as melhores realizações possíveis dentro da escola.

Por isso, por se juntar à nossa equipe, por fazê-la ainda melhor, maior e mais completa, receba, hoje, professora Adriana, os nossos votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO e sinta-se especialmente parabenizada pela valiosa contribuição que vem dar ao nosso CAIC.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dia da Internet Segura



Nesta terça (10 de fevereiro), o Brasil e mais 64 países promovem o Dia da Internet Segura.
Realizado desde 2004 por conta de uma iniciativa da Comissão Européia, o Safer Internet Day acontece sempre em fevereiro, com o objetivo de promover o uso consciente, seguro e responsável da web e de telefones celulares, especialmente entre jovens e crianças. O Brasil participa da iniciativa desde o ano passado.

A agenda organizada pelas instituições tem sites com orientações sobre segurança, palestras, chats e lançamento de cartilhas de segurança. Na página oficial da iniciativa, há ainda uma seção com diversas informações sobre como navegar de forma segura: ela reúne cartilhas, reportagens na TV, dicas e jogos.
Fonte: Blog "Pimenta na Muqueca" (Itabuna / BA) www.pimentanamuqueca.com.br

Semana do Planejamento Pedagógico no CAIC

Desde a última quinta-feira, dia 05 de fevereiro, quando aconteceu nas unidades escolares a última etapa da Jornada Pedagógica 2009, os professores do CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado estão mobilizados em torno do planejamento das aulas para este ano de 2009.

No encontro de quinta-feira, o diretor geral da escola, professor Carlos Marques, recebeu seus docentes em reunião realizada, pela manhã, no auditório.

Na reunião, o professor Carlos Marques apresentou os novos profissionais da casa, apontou as principais mudanças, falou sobre a reforma pela qual o CAIC está passando e apresentou oficialmente o Blog do CAIC.

Uma das principais mudanças está no time que, agora, atua na vice-direção da escola.

Saiu a professora Maria Aparecida Formigli Martins (que era vice-diretora da manhã) e entra a professora Hannah Priscila Castro de Santana.

Com a saída da professora Maria Aparecida (que diga-se de passagem despediu-se do CAIC para assumir uma direção geral {e entra no rol das profissionais que nos deixam com um grande sentimento de saudade}), a professora Maria Gildecy da Silva Pereira (que era a vice-diretora da tarde), agora comanda a vice-direção no turno matutino. A recém-chegada professora Hannah assume a vice-direção no turno vespertino e a professora Cássia Tereza Fraga da Silva continua na vice-direção no turno noturno.

Além disso, professor Carlos falou ainda sobre a chegada dos novos monitores e dos novos auxiliares de serviços gerais.

Ainda na quinta-feira, o professor Carlos Marques, juntamente com sua equipe de coordenadores pedagógicos, decidiu pelo adiamento do início das aulas, que estavam previstas para o dia 10 de fevereiro e que, agora, ocorrerá no dia 16.

Ele frisa que o principal motivo do adiamento é o fato de a reforma do CAIC ainda não ter sido concluída.

Sem as aulas, os professores do CAIC aproveitam a semana para aprofundarem junto com os seus coordenadores as ações a serem desenvolvidas em sala-de-aula durante o ano. O dia, nesta terça-feira, dia 10, foi de muita discussão, debate, planejamento, compartilhamento de idéias.

Também nesta terça-feira, o professor Carlos Marques entregou para os coordenadores pedagógicos e para os professores a distribuição de carga horária das aulas de cada um, em seus respectivos turnos, turmas e disciplinas.

Abaixo, fotos do encontro do professor Carlos Marques com os professores na quinta-feira (05/02).







10 de fevereiro - Aniversário de 'Seu' Fernando



Hoje, terça-feira, dia 10 de fevereiro, nosso aniversariante é Fernando Aprígio, ou simplesmente "Seu Fernando", como todos no CAIC o chamam.

Seu Fernando é o verdadeiro 'faz-tudo' do CAIC. Sempre disposto, busca sempre o cumprimento do seu trabalho da melhor forma possível. Para ele, não há serviço que não possa ser executado.

Tranquilo que só ele, é o tipo de profissional que fala pouco e faz muito.

E faz muito, mesmo.

Assim, nesta terça-feira, nossos parabéns vão para ele. FELIZ ANIVERSÁRIO, Seu Fernando. Que Deus lhe dê muita saúde, alegria, felicidade.

09 de fevereiro - Aniversário de Elba Cristina

Nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro, foi o dia do aniversário de Elba Cristina.

Elba trabalha diretamente com o diretor, o professor Carlos Marques.

Com uma personalidade forte, Elba muitas vezes se transforma na "alma" do CAIC. Isso porque é ela, com o seu jeito, com os seus acertos, com a sua força e sua capacidade, que corre atrás das soluções para os diversos, os muitos entraves que a escola apresenta todos os dias.

Desde a merenda escolar das crianças, até o pagamento das contas, Elba está lá, junto com o diretor, se esforçando para que tudo dê certo no final.

Com isso, essa guerreira comprova que, quando a pessoa gosta de trabalhar, não importa como nem por quê, ela simplesmente trabalha buscando fazer o melhor.

E o CAIC sabe que ela faz o melhor possível.

Assim, nos juntamos à ela, para parabenizá-la, para desejar muito sucesso, pedindo à Deus que a ilumine e a proteja em todos os seus caminhos, dando-lhe muita força e muita saúde. FELIZ ANIVERSÁRIO, Elba.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Calendário Escolar 2009



Para ver o calendário de forma ampliada, clique na imagem.

05 de fevereiro - Aniversário de Professora Maria José Mateus

Ontem, quarta-feira, dia 05 de fevereiro foi o dia do aniversário de professora Maria José Mateus.

No corre-corre do início do ano letivo e com a realização da etapa da Jornada Pedagógica em que a reunião dos professores ocorre nas Unidades Escolares, os editores do blog acabaram por deixar com que a data passasse e somente hoje fosse possível fazer o registro.

Isso, no entanto, não diminui nem um pouco o carinho que o CAIC sente por ela. Ao contrário, só aumenta, pois os votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO estende-se por mais um dia.

A Professora Maria José Mateus atuou no ano passado com os alunos da creche. Com o seu jeito todo especial, ajuda e muito a cuidar de nossas crianças.

Por isso, por fazer parte de nossa família, por se doar ao trabalho de cuidar de pequenos seres humanos, receba, professora Maria José os nossos PARABÉNS. Que sua vida seja repleta de muita saúde, paz, amor, tranquilidade.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Reforma do CAIC continua a todo vapor


Continua no CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado a reforma que visa deixar a escola pronta para o início das aulas neste ano letivo de 2009.

O serviço de pintura que foi feito em toda a área externa, agora, se concentra na parte de dentro da escola. Além disso, as velhas calhas para lâmpadas fluorescentes que existiam no foyer externo foram substituídas por bocais de lâmpadas econômicas.

Nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro de 2009 iniciou-se também a reorganização distribuitiva de carteiras e mesas nas salas-de-aula.
Nos corredores, a equipe de professoras do projeto "Arte Educação" trabalham desde ontem (terça-feira, dia 03) na confecção de material para decorar os murais.

A seguir, fotos da equipe que trabalha forte e de como segue a reforma da escola.

























Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)