terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lições de Vida no Jardim da Infância

A Revista “Construir Notícias” tem se transformado, em muito pouco tempo, numa das principais publicações de cunho pedagógico entre os professores do Ensino Fundamental e do Nível Médio.

A revista agrada pela leveza, seriedade e aprofundamento com que aborda temas transversais do conteúdo escolar.

Na 54ª edição (setembro-outubro/2010), a revista traz como tema de sua mensagem inicial as lições de vida que o Jardim da Infância pode trazer para o ser humano.

O texto é tão emblemático que o Blog do CAIC pede licença aos editores da “Construir Notícias” e reproduz, abaixo, o texto na íntegra. Confiram!

 

Tudo que eu preciso mesmo saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim da infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano de um curso superior, mas no tanque de areia do pátio da escolinha maternal. Vejam o que aprendi:

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Dividir tudo com os companheiros.

Jogar conforme as regras do jogo.

Não bater em ninguém.

Guardar os brinquedos onde os encontrava.

Arrumar a “bagunça” que eu mesmo fazia.

Não tocar no que não era meu.

Pedir desculpa se machucasse alguém.

Lavar as mãos antes de comer.

Apertar a descarga da privada.

Biscoito quente e leite frio fazem bem à saúde.

Fazer de tudo um pouco – estudar, pensar e desenhar, pintar, cantar e dançar, brincar e trabalhar – todos os dias.

Tirar uma soneca todas as tardes.

 

Ao sair pelo mundo, cuidado com o trânsito, ficar sempre de mãos dadas com o companheiro e sempre “de olho” na professora.

 

Pensei na sementinha de feijão plantada no copo de plástico: as raízes vão para baixo e para dentro, e a planta cresce para cima – ninguém sabe como ou por quê, mas a verdade é que nós também somos assim.

 

Peixes dourados, porquinhos-da-índia, esquilos, hamsters e até a semente no copinho de plástico – tudo isso morre. Nós também.

 

E lembre-se ainda dos livros de histórias infantis e da primeira palavra que você aprendeu, a mais importante de todas: Olhe!

 

Tudo o que você precisa mesmo saber está por aí, em algum lugar. A regra de ouro, o amor e os princípios de higiene. Ecologia e política, igualdade e vida saudável.

 

Escolha um desses itens e elabore em termos sofisticados, em linguagem de adulto; depois aplique-o à vida de sua família, ao seu trabalho, à forma de governo de seu país, ao seu mundo e verá que a verdade que ele contém mantém-se clara e firme. Pense o quanto o mundo seria melhor se todos nós – o mundo inteiro – fizéssemos um lanche de biscoitos com leite às três da tarde e depois nos deitássemos, sem a menor preocupação, cada um no seu colchãozinho, para uma soneca.. Ou se todos os governos adotassem, como política básica, a ideia de colocar as coisas nos lugares onde estavam quando foram retiradas; arrumar a “bagunça” que tivessem feito.

 

E é verdade, não importa quantos anos você tenha: ao sair pelo mundo, vá de mãos dadas e fique sempre “de olho” no companheiro.

 

FULGHUM, Robert. Tudo que Eu Deiia Saber na Vida Aprendi no jardim da infância. Best Seller. São Paulo.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IBGE aponta os resultados do Censo 2010: população de Ilhéus diminui e a de Itabuna aumenta

Itabuna

O contingente populacional de Ilhéus é bem menor do que o apontado há 10 anos, revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto no Censo 2000 Ilhéus contava 222.127 moradores, neste Censo 2010, caiu para 184.231. A queda de quase 40 mil moradores em um intervalo de 10 anos já era esperada, pelo menos, por parte do IBGE.

Itabuna saiu de 196.675 para 204.710 habitantes. Ilhéus e Itabuna são, em termos populacionais, os maiores municípios do sul da Bahia.

Dos números extraídos do Censo 2010, sabe-se que Itabuna tem 107.774 mulheres ante 96.936 homens. Ilhéus possui 89.363 pessoas do sexo masculino e 94.868 do sexo feminino.

A maioria dos municípios da Região Cacaueira sul-baiana enfrentou o fenômeno da redução do contingente populacional, conforme os dados do IBGE. Itajuípe possuía 22.511 habitantes. Agora, só 21.094. Itapé caiu de 14.639 para 10.986 moradores. Almadina caiu de 7.862 para 6.360 moradores. No extremo-sul, deu-se o contrário.

Veja alguns exemplos (sul da Bahia):

Arataca
10.403 (2010) — 11.218 (2000)
Aurelino Leal
13.599 — 17.149
Barra do Rocha
6.336 — 8.074
Barro Preto
6.453 — 8.602
Belmonte
21.838 — 20.032
Buerarema
18.622 — 19.118
Camacan
31.468 — 31.055
Canavieiras
32.331 –35.322
Caravelas
21.437 — 20.103
Coaraci
20.964 — 27.852
Dário Meira
12.841 — 15.222
Eunápolis
100.246 – 84.120
Firmino Alves
5.385 – 5.170
Floresta Azul
10.660 — 11.614
Gandu
30.329 — 27.160
Gongogi
8.344 — 10.522
Ibicaraí
24.241 — 28.861
Ibirapitanga
22.610 — 22.177
Ibirataia
18.946 — 24.741
Igrapiúna
13.347 — 14.960
Ilhéus
184.231 — 222.127
Ipiaú
44.430 — 43.621
Itabuna
204.710 — 196.675
Itacaré
24.340 — 18.120

Direto do Blog “Pimenta na Muqueca”, em 29.09.2010.

CAIC Jorge Amado, Defensoria Pública e Ministério Público na campanha “Paternidade Responsável”

Em fevereiro, pouco depois do Carnaval de 2010, o vocalista da Banda Asa de Águia, Durval Lélis, colaborou com a Defensoria Pública do Estado da Bahia na campanha “Sou Pai Responsável”.

Em abril, o Ministério Público do Estado da Bahia também engajou uma grande campanha no estado, muito parecida, cujo objetivo é o de convencer os homens a registrarem seus filhos.

O assunto é sério, pois uma das grandes mudanças que ocorreram nos últimos 30 anos no Brasil foi o aumento na quantidade de cidadãos e cidadãs que possuem no seus registros de nascimento somente o nome da mãe.

Muitas vezes, isso acontece porque as angústias que o casal passou até a constatação da gravidez foram tão grandes e tão fortes que a descoberta da chegada de um bebê acaba por se transformar no motivo da separação. A mãe, por sua vez, ainda cheia de remorso e rancor retira completamente da criança o direito de que ela tem de saber quem é o seu pai.

Mas, existem os casos em que as mães, ao comunicarem aos seus companheiros que eles terão um filho, decepcionam-se completamente porque o rapaz some, desaparece e não quer mais saber da família bonita que poderia formar, mesmo que fosse o caso de não dar continuidade a um relacionamento amoroso.

Outro motivo que faz com que muitos homens deixem de se interessar pelos seus filhos é o medo de ter que pagar pensão todos os meses, o que não passa de um mito, pois a Justiça jamais vai obrigar um pai a fazer aquilo que não está efetivamente dentro de suas possibilidades reais.

Por isso, o Blog do CAIC Jorge Amado engaja-se também nessa campanha. 

Nosso objetivo é de fazer com que todos percebam que “homem que é homem não é aquele que faz um filho. Homem de verdade é aquele que assume o que faz”. Se você tem um filho, registre sua criança.

Abaixo, segue o material de campanha do Ministério Público. Leia, observe, analise, reflita. Caso prefira, clique nas imagens para ampliá-las.

Paternidade 10001 Paternidade 10002 Paternidade 10003 Paternidade 10004 Paternidade 10005 Paternidade 10006

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretaria da Educação anuncia mudanças no Plano de Carreira do Magistério Municipal

Os professores da rede pública municipal de Itabuna têm motivos para encerrar o ano letivo comemorando duas importantes conquistas. A Câmara Municipal acaba de aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito José Nilton Azevedo Leal, propondo ementas à Lei Municipal nº 1.913, de 15 de outubro de 2003, que regulamenta o Plano de Cargos, Empregos Públicos e Remuneração do Quadro dos Profissionais da Educação do Município de Itabuna.

As alterações, aprovadas pelo Legislativo na quarta-feira (24), foram ao parágrafo 1º, do Artigo 11, que versa sobre a mudança de nível, e à alínea “c”, inciso II, do Artigo 28, que trata de adicionais. Segundo explicou o secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, com a aprovação das duas emendas à Lei 1.913, a administração municipal está corrigindo distorções e assegurando benefícios ao magistério.

Em relação à mudança de nível, Gustavo observa que, a partir de agora, ela será automática e vigorará no mês seguinte da data em que o professor apresentar, no setor de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Educação (SEC), o comprovante da nova titulação, ou seja, o diploma de conclusão de cursos de graduação ou o certificado conclusivo de pós-graduação na área de educação, emitidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

“Anteriormente, a mudança de nível tinha que ser solicitada até a data especificada no calendário letivo do ano anterior à sua concessão. Com isso, muitos professores ficavam prejudicados pelo fato de que a emissão dos diplomas e certificados nem sempre ocorriam em tempo hábil. A partir de agora, estaremos corrigindo essa injustiça”, justifica Lisboa.

A mudança de nível pode ser solicitada por profissionais do magistério que concluírem curso superior de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Com a ascensão, o professor garante um adicional de até 10% sobre o valor do seu salário base.

Com relação à mudança que trata da extinção do adicional noturno, o secretário da Educação ressalta que existia uma incoerência no texto da Lei, pelo fato que, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tem direito ao adicional noturno todo o profissional quando estiver em exercício da função a partir das 22 horas.

“Como nenhuma de nossas unidades da rede de ensino funciona após esse horário, era ilegal pagarmos tal adicional. Em consenso com os representantes do sistema municipal de ensino, propomos a revogação do “benefício” vigente e a instituição do Adicional por Serviços Educacionais Realizados em Período Específico, o Asepe, assegurando aos professores que atuam no seguimento da educação de jovens e adultos, no período das 19 às 22 horas, um aditivo de 10% sobre o salário”, explica o secretário da Educação.

Gustavo Lisboa adianta que, a princípio, cento e cinquenta professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) serão beneficiados. Além destas mudanças, os integrantes de uma comissão formada por técnicos da SEC, representantes do Conselho Municipal de Ensino (CME) e do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), estudam outras mudanças no Plano de Carreira do Magistério, que devem ser concluídos até o final de 2011.

Texto: Erivaldo Bomfim – Fotos: Vinícius Borges – direto do site da Prefeitura de Itabuna, em 25/11/2010.

magistério 1

magistério 2

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Você sabe abreviar corretamente datas e horas???

datas e horas

Datas

Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:
com traço: 28-12-1945
com barra: 12/11/2002
com ponto: 21.10.2004


Observações:
Os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço entre o milhar e a centena: 1999 (e não 1.999); 2002 (e não 2.002).
O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02.
- O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.
O emprego de zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo não é de rigor: 02/02/99 ou 2/2/99.
Atualmente, no entanto, a anteposição de um zero é prática corrente, pois atende a objetivos estéticos. E é sempre aconselhável, quando se quer evitar fraude.


Horas

Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem "s" e sem ponto depois de "h").
Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de "h" e "min").

Saiba Mais:


1. A grafia com dois pontos, como em
08:00
09:00
10:05
13:20
é usada em áreas específicas, como em anotações de programação com horários em seqüência, de passagens, competições, agendas, horários anunciados pela televisão, etc.

2. Dias, horas, crase e paralelismo

Escreva assim:
De segunda a sexta-feira
De terça a quinta-feira
ou
Da segunda à sexta-feira
Da terça à quinta-feira

Não escreva assim:
De segunda à sexta-feira
De terça à quinta-feira

Escreva assim:
De 9h a 11h
De 8h30min a 11h30min
ou
Das 9h às 11h
Das 8h30min às 11h30min

Não escreva assim::
De 9h à 11h
De 8h30min à 11h30min
9h às 11h
8h30min às 11h30min

Direto do Blog “Espaço Educar”, em 24/11/2010.

CAIC Jorge Amado realiza o Dia “X”

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O Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, numa iniciativa do professor de Educação Física e coordenador das Oficinas de Xadrez da ‘Escola em Tempo Integral’ (“Mais Educação”), Professor Claudio Reis, realiza, durante todo este mês de novembro a primeira edição do Projeto Dia “X”.

O projeto fundamenta-se na realização do I Grande Torneio Interno de Xadrez, realizando entre os estudantes da escola.

Esse torneio surge como um reflexo natural dos resultados dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de xadrez, oferecidas pelo Programa Mais Educação, no CAIC.

O Professor Claudio Reis explica que os objetivos do ‘Dia “X”’ são os de “incrementar o uso dos jogos de xadrez como importante ferramenta pedagógica, proporcionar ao educando momentos de prazer e alegria no processo educacional, proporcionar aos alunos a construção de uma autoimagem positiva, combater a indisciplina e minimizar os índices de violência, desenvolver a atenção, concentração analítica, pensamento organizado, memória, espírito de decisão, respeito ao próximo e sentimentos de altruísmo em perdas e vitórias”.

O projeto Dia “X” se iniciou no dia 03 de novembro, quando alunos passam por etapas eliminatórias, e seguirá até o dia 1º de dezembro, quando os classificados de cada sala se enfrentarão. Ao final dos trabalhos, os ganhadores receberão um jogo de xadrez cada um.

CAIC Jorge Amado realiza primeira reunião temática com os monitores do “Mais Educação”

O Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, através da coordenação da ‘Escola em Tempo Integral’ (“Mais Educação”), representada pelos professores Alineci Cardoso e Antônio Carlos, realizou, no dia 12 de novembro de 2010, a primeira reunião por eixo temático com os monitores do projeto.

Segundo a professora Alineci Cardoso, “os temas de cada reunião são pautados pelos trabalhos desenvolvidos pelos próprios monitores, dentro das atividades que cada um desenvolve com os alunos da escola”. Assim, o primeiro tema escolhido foi “Música” e o encontro foi organizado pelos voluntários das oficinas de “Canto e Coral”.

O professor Antônio Carlos afirma que “esses encontros são importantes, pois propiciam a socialização de conhecimentos específicos dentro de um universo muito diversificado e que essa diversidade converge diretamente para um reconhecimento maior da importância de cada oficina no desenvolvimento dos alunos”.

Abaixo, seguem as fotos do primeiro encontro. Para ver as fotos no Orkut do CAIC, clique aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CAIC realiza IV Mostra Sócio-Cultural “África de Todos Nós! Berço da Humanidade e do Conhecimento”

 África foto 1 África foto 2

O Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, através do seu núcleo de Arte-Educação e envolvimento direto de todas as Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental, realizou na semana do Dia da Consciência Negra, de 15 a 19 de novembro de 2010, a 4ª edição da Mostra Cultura “África de Todos Nós! Berço da Humanidade e do Conhecimento”.

Nesta 4ª edição, a exemplo dos anos anteriores, a equipe de arte-educadoras decorou a escola com adereços e enfeites alusivos ao tema.

No auditório da escola contou, contou-se com a participação especial do Grupo de Percussão do Lar Fabiano de Cristo, que, juntamente com a ‘Tia Fafá’, executou músicas memoráveis da axé music, nos anos 80. Ao som dos tambores, o público reviveu sucessos como “O Mais Belo dos Belos”, “Senegal” e “Faraó”, que evidenciam a importância do povo africano para a cultura brasileira.

Também ao som dos tambores, a escola realizou a primeira edição do Desfile da Beleza  Ébano, que contou não somente com os alunos e alunas de pele negra, mas todos aqueles que reconhecem a igualdade das etnias como fator de inclusão e de cidadania.

Os alunos da ‘Escola em Tempo Integral’ (“Mais Educação”) também participaram das festividades com apresentações de dança e de capoeira.

No horário do almoço, todos os convidados saborearam uma deliciosa feijoada.

Abaixo, seguem as fotos. Em tempo, a fotógrafa do momento foi a professora Aldenilza Maria (‘Tia Deni’).

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CAIC Jorge Amado realiza projeto “Leitura na Praça”

No dia 11 de novembro de 2010, o Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado concluiu a última etapa do Projeto de Intervenção de Leitura e Escrita “Quem Conta Um Conto, Aumenta um Ponto…”, iniciativa desencadeada pela Secretaria da Educação do município de Itabuna.

Nesta etapa, os alunos do Ciclo da Infância foram convidados a participarem a transpor o universo da leitura e da escrita para além do espaço escolar. Assim, o CAIC colocou em prática o ‘Leitura na Praça’, na Praça Senhor do Bomfim, Bairro Jardim Primavera.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ciclo da Infância, professora Kleyomara Albuquerque, “essa etapa do projeto teve como objetivo o de proporcionar momentos prazerosos de leitura, além do muro da escola”.

A programação contou a participação de membros da direção, coordenadores, professores e alunos. Na oportunidade, foram lidos poemas, textos informativos, histórias infantis, fábulas  e textos de adivinhações para os expectadores. Além da leitura, o grupo de professoras do Projeto “Arte Educação” apresentou a peça teatral “A Coruja e a Raposa: a Feiúra e a Boniteza”.

Abaixo, seguem as fotos:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Prefeito de Itabuna proíbe uso das “pulseiras do sexo” nas escolas

pulseira do sexo

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, sancionou, no dia 21 de outubro de 2010, as leis municipais 2.175 e 2.176 que tratam, respectivamente, da proibição do uso de pulseiras coloridas em qualquer ambiente escolar do município e da proibição do comércio deste tipo de pulseira (a base de silicone) em toda a cidade.

A partir de agora, é proibido vender e/ou comprar essas pulseiras, bem como o uso das mesmas nas escolas.

No caso do ato oficial que proíbe o uso das pulseiras em ambiente escolar, especifica-se ali que o corpo docente de todas as escolas deverão realizar uma reunião com os pais dos alunos, para orientá-los sobre a necessidade de se cumprir a lei, bem como esclarecer os motivos de uma medida tão drástica.

Já o ato oficial que proíbe a comercialização indica que, quem infringir a lei, estará sujeito a notificação e, em caso de reincidência, multa que pode variar de quinhentos reais a cinco mil reais, independente das penalidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Quem quiser acessar íntegra dos atos oficiais, basta clicar aqui e aqui.

CAIC Jorge Amado realiza Café Filosófico 2010

O Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC Jorge Amado realizou, no dia 19 de outubro de 2010, a segunda edição do projeto “Café Filosófico”.

A coordenadora pedagógica Maria das Graças Viana explica que “o projeto surgiu da necessidade de um momento em que alunos, corpo docente e convidados viajassem nas áreas do conhecimento com uma perspectiva filosófica interdisciplinar, utilizando como referencial maior o programa ‘Educar Para Pensar’”.

Com o objetivo de socializar e ratificar os conhecimentos da área de Filosofia, estudantes e professores viabilizam a discussão filosófica de temas relacionados ao cotidiano dos alunos através da ligação entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento, tendo tido como foco principal a viagem do pensamento mítico para o pensamento racional.

O projeto contou com a participação direta de todos os professores dos ciclos da Pré-Adolescência e Adolescência, além da contribuição direta das coordenadoras pedagógicas Maria das Graças Viana e Paula Cátia.

Veja, abaixo, os temas de cada pracinha filosófica realizada:

- Uma viagem literária nas lendas e mitos greco-romanos: “O Minotauro”.

- Uma viagem literária nas lendas e mitos greco-romanos: “Cupido”.

- O mito da caverna de Platão e o mundo virtual. Realidade ou Ilusão.

- A caixa de Pandora na linguagem teatral: a explicação mitológica da origem do bem e do mal.

- Os quatro elementos da natureza.

- “Conhece-te a ti mesmo.”

- Eu, caçador de mim…

- A construção do Ágape.

- Violência contra a criança e o adolescente. Falta de Deus?

- Memórias Grapiúnas.

Os estudantes, além de passaram por uma manhã diferente, completamente voltada para a reflexão sobre as coisas da vida e do mundo, ainda foram brindados com um rico café da manhã e lanche. Abaixo, seguem as fotos. Confiram:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IBGE ainda não encerrou censo demográfico em Itabuna e Ilhéus

censo 2010 2

censo 2010 1

Itabuna e Ilhéus estão entre os 52 municípios baianos que ainda não concluíram o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Encerrado o prazo “fatal” de 31 de outubro, ainda faltam dados de 12 mil domicílios em Ilhéus e outros 2 mil em Itabuna.

O IBGE solicita a todos os cidadãos que ainda não foram recenseados que entrem em contato com o instituto para agendar a visita de um recenseador. O agendamento pode ser feito através do número 0800 721 8181 (ligações de qualquer local do Brasil) ou pela Internet, clicando aqui ou em qualquer uma das imagens acima. Em Itabuna, disponibiliza-se ainda o número do IBGE local (3211 3073).

Vale lembrar que responder ao questionário do Censo 2010 é muito importante. O mapeamento completo da população brasileira determina as necessidades de cada região e como serão efetivadas as políticas de desenvolvimento de cada cidade.

Você Responde.

O Brasil Corresponde!

A biblioteca “CAIC-de-Alexandria”!

No dia 21 de setembro de 2010, o Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado passou por um momento muito especial. Sob a coordenação da Professora Rosângela Marinho, realizou-se, entre os estudantes do turno Noturno, o Dia “D” de Leitura. Mais do que incentivar a prática da leitura entre os alunos, o evento foi especial porque os motiva à prática da poesia e da literatura, em todas as suas formas artísticas e representativas.

Após a realização do evento, as fotos que foram feitas por alguns professores perderam-se, o que deixou todo mundo com um enorme sentimento de consternação. Mas, eis que, pesquisando notas sobre o CAIC Jorge Amado na Internet, encontrou-se no site “Itabuna Centenária” algumas preciosidades. Para ver as fotos diretamente no site, clique aqui.

Além desse registro de fotos, o CAIC foi brindado, ainda no mês de Setembro, com um artigo assinado pelo Professor Cláudio Zumaeta, que esteve presente no “Dia D de Leitura”. O artigo foi publicado no Jornal “Agora” (Itabuna / BA). Segue abaixo as impressões do historiador, que participou do Dia “D” de Leitura (turno Noturno). Logo abaixo, as fotos do site “Itabuna Centenária”. Confiram:

 

A biblioteca “CAIC-de-Alexandria”

Cláudio Zumaeta 

Fui convidado (21.09) pela coordenadora da Biblioteca do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado – Itabuna / BA) professora Zélia Possidônio, para dizer algumas palavras sobre a importância da leitura. Aquele momento era parte do projeto “Dia D da Leitura: Leituras e Leitores(as)  do CAIC”.

Aceitei – um convite da professora Zélia é irrecusável. Depois receei: soube que alguns membros do Clube do Poeta do Sul da Bahia estariam presentes, e, diante daqueles mestres que teria eu, um pequeno aprendiz, a dizer? Que coisas minimamente interessantes eu poderia falar frente àqueles grandes poetas, verdadeiros professores?! Fui assim mesmo: era minha grande oportunidade de aprender com quem sabe de fato!

Assim que cheguei ao CAIC, professora Zélia me levou a conhecer as instalações da Biblioteca Valdelice Pinheiro. Imediatamente, tive a certeza de que eu não estava ali para ensinar. Em verdade, eu estava ali para aprender, conforme o que meu coração intuitivamente descobrira! Posso, sim, fazer uma descrição dos aspectos físicos da Biblioteca, mas, nunca conseguirei descrever o “espírito” que ela contém! Só estando lá para tentar entender sua grandiosa simplicidade e doçura!

Vejamos, portanto: logo à entrada há um sofá cheio de almofadas (caso você se sinta melhor em ler por ali, lá está ele para lhe servir). Em seguida, num cantinho aconchegante um tapete estendido no chão e mais almofadas (se você achar melhor ler por ali, lá estão eles para lhe servir – já deu pra perceber que você não encontrará desculpas para deixar de ler, não é?!) e depois há um armário “fechado” com um grande laço de fita amarela – é o “Mistério do Armário” (que você só descobrirá se for visitar a Biblioteca) e mais: mesas limpas e cadeiras acolchoadas; poesias e trechos de livros que “caem” do teto diante dos nossos olhos, prateleiras e prateleiras repletas de livros diversos para todos os gostos e todas as idades. Tudo naquela Biblioteca estimula a leitura, a criatividade, a aprendizagem, a poesia e a paz! Não há dúvida: a Biblioteca do CAIC é a nossa Biblioteca de Alexandria da pós-modernidade!

Horácio, filósofo e poeta romano, escreveu: “Colha o dia, confia o mínimo no amanhã. Podemos sempre ser melhores. Basta pensarmos melhor”. Professora Zélia Possidônio e Professora Maria José Diniz (Coordenadoras da Biblioteca) fizeram e fazem isso com muito Amor: colhem a cada dia esperanças dentro daquela Biblioteca “CAIC-de-Alexandria”! Mas, não fizeram, nem fazem sozinhas, o que é muito bom, pois, contaram e contam com a ajuda de todos: Carlos Marques (Diretor); Cássia Tereza (Vice-Direção); Rosângela Marinho e Maria do Socorro Farias (Coordenação Pedagógica); e ainda Eliana Godim, Elisdete Porto, France Jane, Ivete Maria dos Santos, Maíra Jorge Bandeira, Maria Senhora Oliveira, Maria José Xavier, Rozana dos Santos Oliveira, Zelita Veloso Lima, Zilma Nascimento (professores/as); Gidevalda Cardoso (assessora Proeja). O secretário da Educação do Município, Gustavo Lisboa, sempre muito atento, foi uma ausência sentida, ainda que bem representado pela professora Adriana.

Contudo, o melhor ainda estava por vir! Adeildo Marques (jornalista e Presidente do Clube do Poeta), Antônio Baracho (psicólogo e poeta), Clorisvaldo Argolo (massoterapeuta e poeta), Antonio Oliveira (filósofo e poeta), Romilton Teles (advogado e poeta), Zélia e tantos outros poetas se revezaram em récitas emocionantes, educativas e geniais! Quer uma provinha do que você perdeu?… “Voo vazante: ficam quietas numa pedra qualquer do Rio Cachoeira… Parece o lamento das garças… O silêncio poético, a tristeza doida. Uma garça aqui, outra acolá. Solidão para voar. O itabunense passa e sempre vê uma garça triste, como se fosse um bibelô para olhar.” (Zélia Possidônio). “O olhar reflete a luz que vem lá do coração… O olhar é belo e puro quando poema e emoção.” (Adeildo Marques). E ainda: abraços, música e muita amizade!

Foi um encontro de saberes: obrigado, gente, pelo muito que aprendi…

 

Cláudio Zumaeta.

Historiador graduado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus / BA). Administrador de Empresas graduado pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal – Salvador / BA).

Artigo publicado no Jornal “Agora” (Itabuna / BA). Setembro de 2010.

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Fotos: Site “Itabuna Centenária”, publicadas no dia 22 de setembro de 2010.

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