quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diretor do CAIC recupera equipamentos roubados da escola

Roubo na Escola

O diretor geral do Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, Professor Carlos Marques, conseguiu recuperar, nesta Terça-feira, dia 26 de abril, um kit de informática que foi furtado da escola durante o fim de semana.

Esta não é a primeira vez que a escola é invadida e tem equipamentos roubados.

Após a constatação da ocorrência, o Professor Carlos Marques fez o devido Boletim de Ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Itabuna. Só que, desta vez, não contentou-se em apenas fazer o “BO” e aguardar que os serviços de segurança pública da cidade  investigassem o caso.

Com a ajuda do Professor de Educação de Física José Ademaques e colaboração direta das comunidades dos Bairros Sarinha e Gogó da Ema, o diretor conseguiu descobrir quem foi um dos participantes do furto.

O jovem é menor de idade e já foi aluno da escola. No início, negou veementemente a sua participação no crime, mas, depois, acabou confessando e informou onde encontravam-se os equipamentos roubados.

Foram furtados uma CPU, um monitor LCD para computador, mouse e teclado e um estabilizador de energia. O Professor Carlos Marques orientou os pais do menor a encaminhá-lo para orientação do Conselho Tutelar do Menor.

Abaixo, foto dos equipamentos recuperados:

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segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, diz pesquisa

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo" em uma pesquisa conduzida em 23 países.

BBC Brasil

Entitade Divina

A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados "definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não tem certeza".

O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.

Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% "simplesmente não sabem".

Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas "não especificamente em um paraíso ou inferno", 19% acreditam "que a pessoa vai para o paraíso ou inferno", outros 7% acreditam que "basicamente na reencarnação" e 2% acreditam "no paraíso, mas não no inferno".

Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.

Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam "basicamente na reencarnação", com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.

Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

Criação X evolução

As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.

Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.

Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.

Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.

Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.

Descrentes e indecisos

Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em "Deus, deuses, ser ou seres supremos".

No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.

A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo "às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos".

Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.

Fonte: Site da BBC Brasil, hospedado no “Universo On Line” (UOL), publicado em 25 de abril de 2011.

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Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

O Ministério da Saúde iniciou, hoje, dia 25 de abril,  a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. O período escolhido pelo ministério para realizá-la é sempre antes da chegada do Inverno, período em que os vários tipo de vírus da gripe se espalham pelo ar e, consequentemente, as pessoas ficam mais expostas.

Neste ano de 2011, a campanha seguirá até o dia 13 de maio.

Deverão ser vacinadas adultos com idade de 60 anos ou mais, gestantes e crianças com idade entre 6 meses de vida e 2 anos, cidadãos que, segundo o Ministério, ficam mais vulneráveis. A vacina é gratuita e pode ser aplicada em qualquer posto de saúde. Para mais informações, clique no banner abaixo.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Fonte: Site do “Universo On Line” (UOL), em banner publicado em 25 de abril de 2011.

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Feliz Páscoa!!!

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado deseja à todos uma Páscoa repleta de paz, alegria e união. Que a ressurreição de Jesus Cristo provoque em cada um de nós a capacidade de continuarmos os nossos projetos e renovarmos nossas ideias para que melhoremos enquanto escola, enquanto pessoas, enquanto equipe, enquanto comunidade importante que forma cidadãos para o futuro. FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!! São os votos do Blog do CAIC Jorge Amado!

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domingo, 24 de abril de 2011

“Universo Paralelo” no Blog do CAIC

Ousarme Citoaian

A ROTINA É AMEAÇA AO AMOR E À LINGUAGEM

Um dos perigos que rondam o texto jornalístico é a mecanização da linguagem – expressão cunhada aqui e agora, creio.  Expliquemos, como Freud o faria: de tão repetido, o ato de redigir passa a ser feito sob fórmula, com quase as mesmas palavras. A linguagem, da mesma forma que o amor, detesta a rotina. Quem lê notícias com olhos críticos já observou com que freqüência determinados veículos repisam termos iguais (não confundir com estilo, que é coisa bem diversa de indigência vocabular). Um exemplo que grita é o verbo garantir. Atire a primeira pedra quem leu um noticiário hoje e não topou com esse verbo mal empregado.

O CRUEL ABANDONO DO SIMPLES E DO LÓGICO

Há poucos dias, em mais uma podridão exposta de dirigentes públicos, um ex-governador acusou um deputado baiano com nobre pedigree de ter sido “ajudado” durante a campanha eleitoral, recebendo dinheiro indevido. Um dos maiores jornais da Bahia não deixou por menos e tascou em manchete a reposta do acusado: “ACM Neto garante que Arruda mente sobre doações”. Caso típico de emprego abusivo do verbo. Não se pode “garantir” que uma pessoa mente, embora se possa “dizer”, “afirmar”, ou algo semelhante. “ACM disse que…” é o caminho simples e lógico que a mídia parece ter abandonado. É a tal mecanização da linguagem.

GESTORES GARANTEM, GARANTEM, GARANTEM…

Pra não dizer que não falei de flores regionais, recolhi algumas por aqui – e confesso que foi tarefa das mais fáceis. Um semanário, falando do prefeito de Itabuna: “Ele garante que fará um governo de união”; esta, do noticiário oficial: “Capitão Azevedo garante reforma de praças”; outra, de um blog: “Azevedo é candidato à reeleição – Burgos é quem garante”. Na mesma linha andou o alcaide de Ilhéus: “Newton Lima garante apoio à reeleição de Ângela Souza”; ainda de Ilhéus: “Parceria garante transporte escolar para alunos do ensino médio da zona rural”. Em nenhum caso existe garantia efetiva do que se afirma.

CONSTRUÇÕES QUE CONSAGRAM… A SANDICE

Se gostam dos exemplos, vamos ao governador – compreensivelmente o maior “garantidor” de todos – com amplo direito de aparecer mal no texto. Aqui, uns poucos exemplos desse abuso: “Wagner garante qualidade da educação”, “Wagner garante Mundial de Judô em 2012, aqui na Bahia”, “Wagner garante apoio ao Polo de Informática de Ilhéus”. E mais uma, para não perder a mão (desta vez não o governador ou o prefeito, mas uma entidade pouco mais impalpável): “Estado garante a construção da nova ponte Ilhéus-Pontal”. Não há de faltar quem defenda esta linguagem como “consagrada”. Só se for a consagração da sandice.

A COLONIZAÇÃO E O “PLURAL APOSTROFADO”

Temos encontrado na mídia regional, mais vezes do que pode agüentar a nossa santa paciência, uma estranha forma de plural para CD (aquele disquinho de música), abuso que vale também para seu primo rico, o DVD, mesmo que ambos venham com o olho tapado que identifica os salteadores dos sete mares: CD´s e DVD´s – um plural apostrofado (vou registrar copirraite para esta expressão), fórmula que imagino vir do inglês – “colonização” que se exerce sobre dez entre dez brasileiros mal informados. É uma saída meio rodrigueana, se me permitem o lugar-comum: bonitinha, mas ordinária. Apóstrofo, sinal gráfico comum em inglês e francês, só empregamos em português em poucos casos.

CASTRO ALVES VIROU EXEMPLO DA EXCEÇÃO

Em tempos idos, era um festival de cinqüent´anos (então, com trema) su´alma, grand´homem, d´Oliveira,Sábado d´Aleluia e outros, sendo Castro Alves o campeão da modalidade. Tanto assim que sua poesia foi base para a exceção desse sinal gráfico, quando se quer beneficiar a métrica. Abro minha edição fac-similar da príncipe de Os escravos (Edições GRD/1983) e revejo “´Stamos em pleno mar!” – verso de O navio negreiro, que todos conhecem – e topo, ainda no primeiro canto, com “Bem feliz quem ali pode nest´hora/sentir d´este painel a majestade”. Como CD e DVD nada têm a ver com Castro Alves, deixe-se em paz o apóstrofo, grafando os plurais assim: CDs e DVDs. Sem descabidas concessões ao genitivo dos gringos.

NO JORNAL, A RIQUEZA DAS FRASES FEITAS

Jornal de Itabuna, falando em mudanças de comportamento do prefeito do município, afirma em editorial: “Ele sente que chegou o momento de dar a volta por cima”. Congênere de Salvador, noticiando o retorno de Adriano ao Brasil, criou este título de ótimo gosto: “A volta do boêmio”. Essas frases feitas colorem, enriquecem e embelezam a linguagem. Consagradas, mas ainda fora da relação de lugares-comuns, facilitam o entendimento da mensagem, ao fortificar uma das qualidades fundamentais do estilo, a simplicidade. As duas, como tantas outras, nasceram da MPB: a primeira é de Paulo Vanzolini (1924); a outra, de Adelino Moreira (1918-2002).

A MPB CONSOLIDA A LÍNGUA “BRASILEIRA”

Noel Rosa imortalizou “com que roupa”, para resumir uma situação de impossibilidade; “palpite infeliz”, que nos acode à mente, diante de algumas bobagens ouvidas, e “o x do problema”, largamente empregada diante de uma questão a resolver, um nó a desatar. Chico Buarque nos deu “roda viva”, simbolizando a rotina o dia a dia; Zé Dantas criou a imagem de que a esmola ao homem são o envergonha ou vicia; e não são poucas as vezes em que alguém se refere ao País, em tom irônico, como “Meu Brasil brasileiro” – isto é Ari Barroso. Estas poucas expressões saídas da memória mostram a MPB como importante componente da nossa cultura.

DA “CENA DE SANGUE” À “VOLTA POR CIMA”

Paulo Vanzolini (foto) é de um nível cultural poucas vezes encontrado na MPB: além de médico (Universidade de São Paulo), é Doutor em Zoologia (Universidade de Harvard), sendo conhecido internacionalmente como especialista em répteis e em fauna da Amazônia, região que visitou várias vezes. Grande nome do samba de São Paulo (ao lado de Adoniran Barbosa), ele compôs cerca de 60 músicas, sendo que duas delas viraram clássicos: Ronda e Volta por cima. Esta última popularizou a expressão usada pelos brasileiros quando querem falar sobre a superação de uma crise: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

OBRA-PRIMA DE REGIONALISMO BRASILEIRO

Redescobri recentemente, com Renato Braz (e Bré na percussão), um tema de Vanzolini de que gosto muito, e que tem uma história curiosa: em 1967, o artista plástico Arnaldo Pedroso Horta, observando a “baianidade” do argentino Carybé (foto), que divulgava a capoeira em São Paulo, desafiou Vanzolini, dizendo que ele estava perdendo para o “gringo”, pois nunca fizera uma música de capoeira. “Amanhã te trago uma”, respondeu o compositor. Naquela mesma noite, Vanzolini fez “Capoeira do Arnaldo”, a bem-humorada saga de um retirante em busca da cidade grande, obra-prima de regionalismo brasileiro, com um tom nordestino jamais visto num músico paulista.

(O.C.)

Fonte: Coluna “Universo Paralelo”, publicada no Blog “Pimenta na Muqueca”, em 24 de abril de 2011.

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quinta-feira, 21 de abril de 2011

TV CAIC Jorge Amado ratifica: “Faz o símbolo do coração!”

No início dessa semana, o Blog do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado fez o lançamento oficial da TV CAIC Jorge Amado (on line), hospedada no site “You Tube”, com a proposta de trazer para o blog conteúdos audiovisuais que preencham os temas e assuntos trabalhados em sala de aula, mas, que, sobretudo, promova debates sobre assuntos diversos.

Com essa linha pensamento, a TV CAIC Jorge Amado colocou no ar o seu primeiro vídeo, produzido pelo “Jornal das Dez”, do canal “Globo News”, que faz um retrato sobre fabricação e venda de armas no Brasil.

Dessa vez, a TV CAIC propõe uma outra abordagem, um pouco mais leve: a de que violência se combate com paz, carinho e amor. Por isso, nosso segundo trabalho é o de trazer para os leitores do blog o clipe musical da Banda Ara Ketu, com a música “Símbolo do Coração”, sucesso do Carnaval de Salvador em 2011. Em tempos de violência, nada melhor falar de coisas boas com uma boa “pitada” de música baiana. Confiram:

TV CAIC Jorge Amado:

Educação para Todo Mundo!!!

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terça-feira, 19 de abril de 2011

CME prepara o V Simpósio de Educação Infantil

V Simpósio de Educação Infantil

O Conselho Municipal de Educação de Itabuna – CME acaba de divulgar a programação oficial do V Simpósio de Educação Infantil, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio de 2011.

Neste ano, o tema central do evento é “Educação Infantil e Direitos Sociais: Uma Prática Emancipatória”. O evento estará aberto para profissionais da área de Educação, estudantes de Pedagogia e áreas afins, além de pais e mães queiram aprofundar seus conhecimentos sobre Educação Infantil.

Abaixo, seguem as instruções para inscrição no evento. O prazo para as inscrições se iniciou ontem, dia 18 de abril (segunda-feira) e continuará até o dia 16 de maio de 2011.

Instruções para Inscrição no V Simpósio de Educaçao InfantilAbaixo, segue a Ficha de Inscrição. Clique na imagem  e imprima:

FICHA INSCRIÇÃO V Simpósio de Educação Infantil

No texto base de apresentação do evento, o CME informa que, “garantindo os direitos das crianças pequenas reconhecidos pela Constituição Brasileira, ratificadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional da Educação (PNE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), na Lei Orgânica do Município de Itabuna e também na Lei Nº 2.101 de 10 de setembro de 2008 do Plano Municipal de Educação de Itabuna, o Conselho Municipal de Educação de Itabuna promove o V Simpósio de Educação Infantil, sob o tema “Educação Infantil e Direitos Sociais: Uma Prática Emancipatória”.

No contexto das garantias dos direitos sociais das crianças, resultado e conquista de luta permanente de alguns atores que concebem a criança como cidadã, enquanto pessoa em processo de desenvolvimento e como sujeito de direito e sujeito ativo na construção de seu conhecimento, esse evento traz como intenção precípua, a perspectiva de ampliar e fomentar o espaço de reflexão e de discussão da educação das crianças pequenas enquanto possibilidade de garantia dos direitos sociais, direitos estes que emancipam e dignificam o homem. Sendo assim, espera-se que o V Simpósio de Educação Infantil seja mais um referencial de debates fecundos e profícuas reflexões que iluminem os processos e fenômenos educativos da infância, numa perspectiva de construção de políticas públicas para a guarda, o cuidado, a humanização e a educação de crianças de 0 a 5 anos.”

Confira, abaixo, a programação completa do evento. Para ampliar a imagem, basta clicar sobre a mesma:

Programação V Simpósio de Educação Infantil

Fonte: Material de divulgação do V Simpósio de Educação Infantil, enviado pelo Conselho Municipal de Educação diretamente para o e-mail do CAIC Jorge Amado.

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segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ciclo da Adolescência realiza primeira reunião de pais e mestres em 2011

As coordenadoras pedagógicas do Ciclo da Adolescência (CAD) do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado, Professoras Maria das Graças Viana e Paula Cátia Oliveira, realizaram, no último dia 08 de abril (Sexta-feira), a primeira Reunião de Pais e Mestres do ano de 2011.

A reunião, entre outras coisas, marcou o retorno da professora Graça Viana às suas atividades pedagógicas, uma vez que a mesma esteve afastada durante algum tempo para acompanhar de perto o nascimento de sua neta.

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O diretor geral da escola Carlos Marques também participou do encontro. Na oportunidade, tratou-se de assuntos administrativos, falou-se sobre a frequência e a pontualidade dos estudantes, a questão do fardamento, horários de entrada e saída, tanto para os estudantes que estão apenas em um turno, quanto para os estudantes que participam do Programa “Mais Educação” (Escola em Tempo Integral). O diretor falou também sobre a questão da merenda escola. Segundo ele, “mais do que nunca, a escola precisa da ajuda de pais e mães de alunos na hora de distribuir a merenda escolar e o almoço dos alunos. A escola está com defasagem de funcionários e a a grande quantidade de alunos faz com que o horário de distribuição da merenda seja, às vezes, um tanto tumultuada. Portanto, se a escola puder contar com voluntários, esse problema será rapidamente resolvido”, completou o diretor.

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Na parte pedagógica, as professoras Paula Cátia Oliveira e Graça Viana conversaram com os pais sobre os processos pedagógicos do ano de 2011. Elas lembraram que o CAIC Jorge Amado atende ao método de ensino adotado pela “Escola Grapiúna” / Secretaria da Educação, baseado nos Ciclos de Desenvolvimento Humano. Os pais dos alunos foram orientados ainda sobre a importância de acompanharem de perto o desenvolvimento dos seus filhos, sobre o conteúdo de cada disciplina, sobre a importância de motivar o interesse dos alunos e sobre como funciona as avaliações.

Ao final dos trabalhos, o encontro foi considerado positivo pelas coordenadoras, principalmente em se tratando do fato de que a reunião foi marcada para a noite de uma Sexta-feira, dia da semana em que geralmente os pais ficam reticentes para irem até a escola. “Fiquei surpreendida com a quantidade de pais que compareceram”, declarou Paula Cátia.

Abaixo, algumas fotos da reunião:

Secretaria da Educação investe em segurança escolar

Violência nas Escolas

Até o final deste ano todas as 112 unidades escolares da rede municipal de ensino estarão integradas ao sistema de monitoramento eletrônico, gerenciado através da Guarda Civil Municipal - GCM. A informação é do Secretário da Educação, Gustavo Lisboa (foto abaixo), que está investindo R$ 100 mil, nesta primeira etapa, para a instalação de sensores em 50 escolas, das quais 20 delas em fase operacional.

Ele explica que numa segunda etapa, a acontecer nos próximos meses, o sistema será ampliado para mais 40 escolas  e deve fechar o ano com todas as unidades em operação, aumentando a segurança para professores, alunos e o próprio patrimônio da Secretaria da Educação. Cada unidade contará com um alarme e um número variável de sensores de última geração, de acordo com o tamanho da escola.

Segundo o responsável pela equipe de monitoramento da Guarda Civil Municipal, Aldenor Góes, que também é eletrotécnico, o sistema funciona 24 horas, de forma inteligente, e é acompanhado pela GMC, que dispõe do suporte de três motos cedidas pela Secretaria da Educação e equipamentos da rádio.

A GCM também está licitando a aquisição de mais quatro motos, uma pick-up e dois veículos de quatro portas, que serão usados para o transporte das equipes de segurança.

Um aspecto salientado por ele é que o sistema permite intervenções contra roubos, vandalismo e quaisquer incidentes a partir de uma central instalada na base da GCM, na Vila Olímpica de Itabuna: “A partir do momento em que algum alarme for acionado a GCM também é acionada para uma resposta imediata”.

O sistema envolve ainda a possibilidade de acionamento de um botão de pânico para casos emergenciais e até mesmo para ativar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, em casos de necessidade. Há, inclusive, uma linha exclusiva disponibilizada por telefone móvel para interligar os diretores de escolas da rede municipal de ensino e a inspetoria da GCM. 

Segundo Tiago Carvalho, da empresa Sinatel Telecomunicações, o sistema começou a ser implantado a partir de 19 de março, com a instalação de uma central de monitoramento na sede da Guarda Civil Municipal, na Vila Olímpica e de sensores nas primeiras 50 escolas. Até agora 40% do projeto já foi implementado.

Carvalho ressalta que numa escola de pequeno porte são instalados em média três sensores, já em unidades como o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC) e o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) terão até 60 pontos de sinal infravermelho, com capacidade de detectar qualquer coisa em movimento.  O sistema fornece informações sobre o tipo de ocorrência registrada no alarme.

Gustavo Lisboa

Texto: Kleber Torres. Fotos: Vinícius Borges. Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 14 de abril de 2011. Especialmente revisado para o Blog do CAIC Jorge Amado.

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domingo, 17 de abril de 2011

Blog do CAIC lança a “TV CAIC Jorge Amado”

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado, há cerca de dois anos e meio, vem implementando ações diversas de Comunicação Social, como forma de compartilhar com a comunidade em geral as experiências pedagógicas vivenciadas pela escola.

A ação mais abrangente nesse sentido foi a criação do Blog do CAIC, há dois anos, através do qual a escola utiliza a Internet, que é uma poderosa ferramenta de comunicação, para falar diretamente de suas experiências pedagógicas, reproduzir notícias e informações que atinjam diretamente a comunidade escolar ou que sejam do interesse da mesma.

Além disso, o CAIC Jorge Amado está em processo de reativação do “Projeto Nas Ondas do Intervalo: O Rádio na Escola” – Rádio CAIC, que, por enquanto, fomenta-se como um circuito interno de som – Oficina de Rádio Escolar (Escola em Tempo Integral – Mais Educação), mas que, no futuro, pretende transformar-se de fato numa emissora de rádio e transmitir uma programação cultural e educativa para a cidade de Itabuna e para todo o Sul da Bahia.

Contudo, a escola não para por aí. A partir de agora, além da “Rádio CAIC” e do “Blog do CAIC”, a comunidade escolar contará agora com a versão on line da “TV CAIC Jorge Amado”, um canal exclusivo hospedado no site You Tube, através do qual a escola ensejará reflexões diversas sobre questões atuais do Brasil e do mundo, direta ou indiretamente relacionadas com os conteúdos pedagógicos trabalhados em sala.

Todas as vezes que você encontrar no You Tube algum vídeo com a vinheta abaixo, isso significa que ele foi devidamente selecionado para a avaliação de professores e alunos. Nossa proposta é a de provocar debates em sala de aula.

Veja a nossa vinheta:

Os conteúdos da TV CAIC Jorge Amado estarão localizados na parte superior da coluna no lado direito do Blog, acima do relógio e abaixo do texto de boas-vindas. Toda semana, sempre que ocorrer algum fato relevante, traremos o assunto para dentro da TV CAIC Jorge Amado, esperando que o mesmo seja compartilhado com toda a comunidade escolar.

Nesta semana, destacamos um vídeo produzido pelo canal de notícias “Globo News”, que aborda a questão da fabricação e venda de armas no Brasil. O assunto vem sendo bastante discutido por conta do massacre que ocorreu no bairro do Realengo, Rio de Janeiro / RJ, quando um homem invadiu uma escola e assassinou 11 estudantes. Há poucos dias também, as emissoras de TV local (TV Santa Cruz, TV Cabrália e TV Itabuna) veicularam notícias de um jovem que foi flagrado numa escola em Eunápolis / BA com uma arma na mochila e, mais recentemente, em Itabuna / BA um professor foi ameaçado por um grupo de alunos numa escola em Ferradas. Também no CAIC, há algumas semanas, um jovem que tinha sido violentado numa rua próximo à escola, entrou na unidade escolar para se proteger. Felizmente, o grupo que o perseguia fugiu rapidamente e o jovem foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o hospital. Por tudo isso, vale uma reflexão sobre a questão da violência, da fabricação e venda de armas no país. Clique na TV CAIC Jorge Amado, assista a reportagem e tire suas conclusões.

TV CAIC Jorge Amado:

Educação para Todo Mundo!!!

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“Universo Paralelo” no Blog do CAIC

Ousarme Citoaian

FICAR DIANTE DA TEVÊ É LEVAR “PEDRADA”

“Com a bandeira a meio mastro…” – assim a repórter da Globo iniciou, no Jornal Nacional do dia 29 de março, a matéria sobre a morte do ex-vice-presidente José  Alencar. É impressionante como não posso permanecer uns poucos minutos diante da tevê sem levar alguma pedrada: a expressão “a meio mastro” inexiste na língua portuguesa ou na fala brasileira, seja no coloquial, seja abrigada na dita norma culta. É invenção descabida, artificial, dispensável, ociosa, inútil.  A velha expressão, consagrada em todos os níveis da linguagem (para indicar que a bandeira, em sinal de luto, foi hasteada pela metade) é “a meio pau”. Que o digam os dicionários.

SANDICE QUE JÁ VAI COMPLETAR SETE ANOS

Antigos ou modernos, os dicionários da língua portuguesa anotam, para a situação referida, “a meio pau” (no verbete pau), nunca “a meio mastro” (que deveria guardar-se no verbete mastro). A sandice foi ouvida pela primeira em 11 de novembro de 2004 (Marcos de Castro – A imprensa e o caos na ortografia), quando o correspondente da Globo em Jerusalém, a propósito do luto pela morte de Arafat, falou em bandeira hasteada “a meio mastro”. Quase sete anos depois (abril de 2011), percebo que a agressão se mantém – certamente sob a justificativa de que “a meio mastro” é expressão mais bonita do que “a meio pau” (isto é usado para récorde e recorde).

FALTA DE LEITURA, EXCESSO DE REPETIÇÃO

Todo professor de cursinho intensivo de redação aprendeu a fórmula que deve ser passada aos alunos: “”Leiam, leiam, leiam…” – mas que pouco resultado dá. O leitor sem maior conhecimento da área de comunicação tende a pensar que os operadores do setor lemos muito. Pura falácia. Nas redações, lê-se pouco, tendo como motivo a falta de tempo, não sendo raros os casos de indivíduos que abriram o último livro há alguns anos, ainda na escola, por insistência de um professor chato. Em consequência,  não se pensa, repete-se muito, sobretudo asneiras avalizadas pela Globo – a exemplo dessa injustificável “bandeira a meio mastro”, já a caminho da consagração.

PISTOLEIROS NÃO ENXERGAM BEM NO ESCURO

Vejo em jornal de Itabuna, com referência a improvável embate nas urnas entre os ex-prefeitos Geraldo Simões e Fernando Gomes, a expressão “duelo ao pôr do sol”. Frases feitas e expressões consagradas (bebidas em literatura, cinema, música ou no seio do povo), desde que não resvalem para o lugar-comum, são de grande utilidade. Se é válido o cotejo, digo que elas adornam o texto como um colar de pérolas no colo de uma dama. Mas houve, parece-me, um equívoco: duelos não ocorrem “ao pôr do sol”, hora em que o atirador não enxerga bem, mas “ao sol”. Por certo versado em cinema, o redator parece ter embaralhados na memória Duelo ao sol/1946 e O último pôr do sol/1961.

TRAGÉDIA GREGA NAS PRADARIAS DO OESTE

Os dois têm pontos comuns (além da presença de Joseph Cotten): diferentes do faroeste habitual, melodramáticos e com clima de tragédia. Tanto em Duelo ao sol/King Vidor quanto em O último pôr do sol/Robert Aldrich há uma pitada de Shakespeare (Romeu e Julieta), enquanto o segundo nos remete também a Eurípedes (Electra). Um final trágico, de formas diferentes, aguarda os protagonistas em ambos os filmes. As direções e elencos são de primeira: em Duelo…, Vidor trabalha com Jennifer Jones, Gregory Peck, Joseph Cotten e Lillian Gish; Aldrich, em O último…, comanda Kirk Douglas, Rock Hudson, Dorothy Malone e o mesmo Joseph Cotte.

UM GÊNERO FEITO DE GRANDEZA E HEROÍSMO

Diante desse aparente empate, eu me volto para O último pôr do sol, que os críticos apontam como um filme menor de Aldrich, talvez um nota 7 entre seus mais de 30 trabalhos, alguns nota dez,  como Os doze condenados/1967. Já se vê que minha opinião é pessoal, intransferível e nada técnica. O western é feito de tipos impregnados de grandeza e heroísmo, ética, bravura e nobreza; o caráter dos personagens de Jones e Peck me desagrada, a sordidez do mocinho bandido não me atrai: não vejo cinema como reflexo do real, mas como fuga, uma forma de escapismo romântico. Talvez seja por isso que Tropa de elite não me empolga. De cruel já me basta o dia a dia.

A BAHIA E NOSSAS “VOCALISTAS ANÔNIMAS”

Dia desses, um crítico mal informado lamentava-se da falta de grandes vocalistas negras na MPB. Sua comparação lacrimosa era com os Estados Unidos, o que, à primeira vista, lhe dá razão. Mas só à primeira vista.  É claro que não temos Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Billie Holiday, Dinah Washington e Carmen McRae (que são patrimônio dos estadunidenses), mas somos a terra de Rosa Passos, Virgínia Rodrigues, Márcia Short e da ilheense Clécia Queiroz. Se a Bahia e o Brasil não apóiam essas artistas – cujo mercado está mais no exterior do que entre nós – é outra história.

TERRA DO GARAGEM E DO CAMISA DE VÊNUS

A visão de que a Bahia pós Caymmis, Caetano, Gil e Tom Zé só produz submúsica de trio elétrico é outro equívoco. Aqui foram registradas poderosas incursões no instrumental e no pop brasileiro: no primeiro, destaque para o jazz do grupo Garagem (em atividade há mais de trinta anos); o segundo tem como principal representante o Camisa de Vênus (com quase igual longevidade, apesar de alguns períodos de saída e regresso aos palcos). E mesmo quem, como eu, não é especialista, sabe que, além das deusas eleitas pela mídia, aqui se faz arte, arte baiana e negra, sobretudo.

ALOBÊNED, O FURACÃO NEGRO DE ITABUNA

E para dizer que não falei de flores itabunenses, afirmo me faltar engenho e arte para saber se Alobêned é ou não uma grande cantora (dúvida que mantenho quanto a Maria Betânia, mas nunca tive a respeito de Gal). Sei é que esse furacão negro (assim como Betânia é uma estrela acima de qualquer suspeita) é uma força da natureza, uma rainha além da preferência de meros mortais como este colunista. Se querem compará-la, não sugiro as três cantoras brancas xodó da mídia, mas outra monarca africana: Margareth Menezes. Findo meu espaço, provoco: Quem sabe a razão do nome Alobêned?

NA POLÊMICA, VOU DE VIRGÍNIA RODRIGUES

Quando o Carnaval da Bahia entra em discussão, vou de Virgínia Rodrigues, uma das grandes vocalistas baianas “malditas”: lançou seu primeiro CD em 1997 (Sol negro), tendo as bênçãos de Caetano Veloso (direção), Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan (participações) – e ainda assim se mantém quase “ilustre desconhecida”. É “uma das mais impressionantes cantoras que surgiram no Brasil nos últimos anos” – isto não foi dito pela crítica brasileira, mas pelo The New York Times. Na minha modesta cedeteca há ainda Mares profundos (com temas de Baden Powell) – “importado”, évidemment. Clique.

Fonte: Coluna “Universo Paralelo”, publicada no Blog “Pimenta na Muqueca”, em 16 de abril de 2011.

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sábado, 16 de abril de 2011

AETU recadastrará servidores beneficiários do vale-transporte

AETU

Diante da instalação de um novo sistema de controle na utilização de transporte público no município, a Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) estará realizando, no próximo mês de maio, o recadastramento de todos os servidores públicos do município que utilizam Vale-transporte. A iniciativa, de acordo com a gerente da empresa, Valéria Santos Figueiredo, será seguida de esclarecimentos com relação ao uso e os passos necessários para a retirada da primeira e segunda via do Vale-transporte.

Diante de uma série de dúvidas, geradas com relação ao novo sistema empregado pela Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU), a gerente da unidade, Valéria Santos Figueiredo, esclarece sobre os principais questionamentos com relação à utilização do Vale-transporte.

O Vale-Transporte, instituído pela Lei 7418/85 e regulamentado pelo Decreto 95.247/87, se constitui em benefício que o empregador antecipará ao trabalhador, para a utilização efetiva em despesas de deslocamento, exclusivamente, da residência para o trabalho e vice-versa.

Quanto ao uso indevido do cartão, “o sistema começou a fiscalizar, já há cerca de um ano, de uma forma mais efetiva e severa, a utilização do cartão do vale-transporte, pois segundo a lei é apenas para o funcionário ir e vir do trabalho. No entanto, estava ocorrendo uma grande incidência de casos de uso indevido do cartão. Houve o registro de pessoas que estavam usando até 20 acessos por dia”, esclareceu Valéria Figueiredo.

A partir dessa constatação, foram feitas várias reuniões com empresas na cidade, dentre elas uma com a prefeitura de Itabuna, onde se definiu que o limite tolerável seria de 10 utilizações diárias; acima de 10 acessos o sistema da AETU rastreia a utilização indevida e, automaticamente, bloqueia o cartão.

Os usuários que tiverem o cartão bloqueado terão que se dirigir a AETU para a confecção de um novo, devendo o usuário efetuar o pagamento de 15 tarifas vigentes, que é o custo da 2ª via. A AETU lembra que a primeira via é gratuita.

A reincidência na utilização indevida do vale-transporte pode trazer sérias conseqüências para o empregado. A lei prevê que o beneficiário que se utilizar de declaração falsa para a obtenção ou usar indevidamente do Vale-Transporte estará sujeito a demissão por justa causa, uma vez que a prática constitui falta grave. “O trabalho da AETU é de apenas rastrear, bloquear o cartão e informar as empresas a ocorrência do fato”, lembra a gerente da unidade em Itabuna, e também que “em caso de extravio do cartão ou do mesmo ser danificado, por culpa do usuário, também é cobrado o valor correspondente a 15 tarifas vigentes”.

Outra dúvida freqüente apontada pela preposta da AETU é com relação à inserção de créditos no cartão de vale-transporte, que antes era inserido na máquina e validado. Agora, o usuário apresentará o cartão no validador da máquina e acontecerá a creditação dos vales, sem precisar inserí-lo no validador. Os novos créditos somente estarão disponíveis para o uso quando o crédito do mês anterior tiver sido completamente utilizado.

É importante também lembrar, afirma Valéria Figueiredo, que quando há aumento no valor da tarifa do transporte coletivo, os créditos ainda existentes no cartão poderão ser utilizados por um período de 90 dias. Após esse prazo, o sistema converte o valor existente em relação ao preço da nova tarifa.

Depois de liberado o cartão, o funcionário terá que aguardar de 24 a 48 horas para ser realizada a atualização nos ônibus. No caso da Prefeitura de Itabuna, para solicitar a primeira via do cartão vale-transporte, o servidor deverá se dirigir a Secretaria da Administração, ao Departamento de Recursos Humanos, sendo o cartão retirado na AETU, ficando vinculado ao CPF do servidor.

Recadastramento

No próximo mês de maio está previsto o recadastramento dos servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna, para a atualização dos dados cadastrais de cada funcionário. No período do recadastramento, três prepostos da AETU serão deslocados para trabalharem nas dependências da prefeitura, atualizando os dados dos funcionários e agilizando a conclusão desse serviço.

AETU 1AETU 2 

Texto e reportagem: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em  12/04/2011. Especialmente revisado para o Blog do CAIC Jorge Amado.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Secretaria da Administração realiza seleção para contratar prestadores de serviço para atuarem na Secretaria da Educação

processo seletivo

O prefeito de Itabuna, Capitão José Nilton Azevedo Leal assinou, nesta Terça-feira, dia 12, Edital Público que autoriza um processo seletivo para contratação de novos prestadores de serviço. Segundo o edital, há emergência no preenchimento de vagas e o fato de um novo concurso público não ter sido realizado ainda não pode comprometer o bom serviço prestado pela Secretaria da Educação.

Pelo edital, são oferecidas 30 vagas para o cargo de Merendeira, com remuneração de R$545 e carga horária semanal de 30 horas; 20 vagas para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, também com salário de R$545 e carga horária semanal de 40 horas; e 1 vaga para o cargo de Professor de Música, com carga horária de 40 horas semanais e salário no valor de R$1.317,71. Para os cargos de Merendeira e Auxiliar de Serviços Gerais, o grau de escolaridade exigido é Ensino Fundamental Completo (8ª série ou 9º ano). Para o cargo de Professor de Música, exige-se Nível Superior Completo – Licenciatura em Música.

Além das vagas reais, a Secretaria de Administração fará ainda uma reserva técnica de aprovados de 10%.

Os interessados em participarem do processo seletivo deverão comparecer entre os dias 25 e 26 de abril de 2011, na Secretaria de Administração (Centro Administrativo Firmino Alves), no horário das 8:00hs às 14:00hs. No ato da inscrição, os candidatos deverão levar  cópia e original dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Cartão do CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Votação na Última Eleição, Certificado de Reservista, Curricullum Vitae de forma detalhada (identificação dos títulos e especialmente da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento, seminários e a experiência profissional), Escolaridade em conformidade com a habilitação exigida, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Comprovação de Títulos de Especialização e de Experiência Profissional, Declaração de Disponibilidade para cumprir integralmente a carga horária exigida no Edital, no período estabelecido pela Secretaria de Administração e Secretaria da Educação.

Os candidatos selecionados assinarão Contrato de Prestação de Serviços. O contrato tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, perfazendo um total de até 2 anos de prestação de serviços ao município.

Para conferir o edital completo, clique aqui.

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