sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAIC Jorge Amado completa 15 anos de existência

CAIC Jorge Amado

15 anos

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, completou, nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, exatos 15 anos de existência. Para muitos, trata-se da idade mais bonita de um ser humano. É aquela idade em que as interrogações que se interpõem entre a infância e a fase adulta se multiplicam nas cabeças dos adolescentes, sejam eles ou elas.

Dentro do CAIC Jorge Amado, é possível dizer que boa parte dos alunos da escola estão nessa faixa etária. Tratam-se, então, de alunos que trazem para dentro do ambiente escolar todas as angústias, dúvidas, ansiedades e perspectivas.

E o engraçado é perceber que o CAIC é justamente uma escola assim: com pessoas que, independente da idade de 15, 20, 30, 40 anos, tambêm vivem no ambiente escolar as dúvidas, angústias, ansiedades e perspectivas do fazer educativo. Todas essas características apresentadas são próprias de quem se preocupa em levar para a sala de aula mais que conteúdos e métodos de ensino. Algumas vezes, aquilo que se planeja dá muito certo; outras vezes, o resultado torna o professor, o coordenador pedagógico um tanto frustrado por não ter conseguido entre os seus alunos o resultado esperado.

Às vezes, acontece o contrário também. O aluno, por mais que perceba que o professor está lhe oferecendo formas e maneiras maravilhosas de olhar para as coisas do mundo, sente-se frustrado porque suas incompreensões ainda não lhe permitem perceber que todo ser humano passa por isso.

E o CAIC é assim. Se, no dia 29 de setembro de 1996, o espaço físico, os equipamentos, os móveis, salas e laboratórios, foram  entregues à comunidade, a própria comunidade tratou, a partir de 1997, fazer do CAIC mais do que um espaço educativo. O CAIC tornou-se HUMANO.

E é esse sentido de humanidade que orienta os trabalhos realizados pela escola, com a consciência de que nossos estudantes sempre se lembrarão dela com muito carinho, com a consciência de que, no futuro, a Educação transforma-se, verdadeiramente, num viés comum para que cidadãos de bem passem adiante a importância da escola na vida de uma pessoa e mais do que isso: a importância do conhecimento e do acesso à ele na vida de um ser humano.

Por isso, e por muito mais, nossa escola está de parabéns: cada aluno e aluna, cada professor e professora, as coordenadoras, os funcionários, a equipe gestora, a Caixa Escolar e o Conselho Escolar do CAIC merecem um grande abraço, aquele abraço que toma conta de todo o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado.

Abaixo, reproduzimos algumas das felicitações enviadas por seguidores do CAIC no Orkut (Perfil 1). Nesta rede social, a escola já possui dois perfis onde registram-se nossas atividades e nossas realizações. No Perfil 1, contamos com mais de 400 pessoas que, diariamente, visitam-nos, olham as fotos, identificam-se.

Algumas dessas mais de 400 pessoas mandaram mensagens lindas. Eis algumas:

CAIC Aniversário 15 anos 1

↑ (by Neryvanny Souza) 

CAIC Aniversário 15 anos 2

CAIC Aniversário 15 anos 3

↑ (by Laudicéa Almeida)

CAIC Aniversário 15 anos 5

 

CAIC Aniversário 15 anos 6

   CAIC Aniversário 15 anos 7

CAIC Aniversário 15 anos 8

 

CAIC Aniversário 15 anos 9

  

CAIC Aniversário 15 anos 10

 CAIC Aniversário 15 anos 11

 CAIC Aniversário 15 anos 12  ↑ (by Otávio e Deja Araújo)

CAIC Aniversário 15 anos 14

↑ (by Salleto On Line)

CAIC Aniversário 15 anos 15

↑ (by Dirley Melo)

 

Além dos muitos cartões virtuais enviados pelo Orkut, registramos também as mensagens manuscritas enviadas pelos usuários e usuárias  “Baah Viana”, “Rosangela Borba”, “CAIC Cajuru / MG”, “Liazinhah Carvalho”, “Cesar Brandão”, “Jandira Pedra”, “Neuza Pedra”, “Mulher Baiana”, “Lumaria”, “Moab Santos”, “Marcos” e “Val Cabral Santana”. À todos vocês, esperamos retribuir o carinho que vocês têm pelo CAIC assumindo e cumprindo a nossa proposta, que é a de oferecer para a comunidade um ensino público, gratuito e de qualidade.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana Nacional do Trânsito foi encerrada com música e simulado

CAIC Semana do Trânsito 1

Com apresentações musicais dos estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC e o Simulado de Emergência e Primeiros Socorros, entre o 4º Grupamento de Bombeiros Militares e de estudantes de Enfermagem da FTC, foi encerrada na última sexta-feira (23), na praça Otávio Mangabeira (Camacan) a Semana Nacional do Trânsito em Itabuna, realizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Setran). O evento, que teve como foco intensificar as ações educativas no trânsito atraiu crianças, jovens, adultos, idosos, além de educadores e estudantes de mais de 20 escolas da cidade.

No último dia de atividades pela Semana do Trânsito, muitas pessoas ainda recorriam ao espaço, montado no centro de Itabuna para estar informado quanto às ações promovidas nos estandes do Sest/Senat, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, da 5ª CIRETRAN, do Espaço Condutor Cidadão, do EducaTran e da Minicidade Itinerante do trânsito.

Como parte da programação, as crianças do CAIC apresentaram aos estudantes da Escola Senhora Santana, as canções educativas: “Um trânsito exemplar” e “Axé Boa Viagem”. Para a professora e coordenadora do Ensino Fundamental I, da Escola Senhora Santana, Shirley Farias dos Santos, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento das crianças como futuros cidadãos no trânsito. ”É a partir da conscientização que possibilitamos as essas crianças se tornarem adultos obedientes no trânsito”, destacou.

Além da parte educativa, os visitantes acompanharam o simulado de emergência e primeiros socorros, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e estudantes da FTC, que fingiram a colisão entre um automóvel e um ônibus, além de um acidente com uma motociclista, gerando várias vítimas. No local, bombeiros e enfermeiros simularam os primeiros socorros e atendimentos neste tipo de situação.

Avaliação

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, Elessandra Bispo, avaliou o evento de forma positiva, diante da grande receptividade das escolas e da população de Itabuna, que se juntaram em defesa da segurança no trânsito, assim como destacou o tema “2011 – 2020 Décadas de ações pela segurança no trânsito”. “O tema é um convite para que cada um possa fazer a sua parte no trânsito, é a partir da reflexão, da mudança que vamos ter condição de mudar a triste realidade do trânsito brasileiro, com mais de 1,3 milhões de mortes durante o ano”, apontou Elessandra.

O secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Wesley Melo, destacou a participação de muitos estudantes de várias escolas, que apresentaram seus trabalhos em forma de coral, coreografia, música, paródia, teatro, dentre outras alternativas de propagar a educação, a paz e a cidadania no trânsito.

“O intuito do trabalho foi para que possamos conscientizar o máximo de pessoas, entre elas as crianças, os futuros condutores. E, isso nós acompanhamos durante a semana, muitas escolas participaram, muitos pais trazendo seus filhos, com o objetivo de educá-los”, apontou Wesley Melo, ressaltando que apesar do encerramento da Semana do Trânsito permanecem os trabalhos educativos na cidade.

DCS/PMI – Texto e reportagem: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges, publicado no site da Prefeitura de Itabuna em 26 de setembro de 2011.

CAIC Semana do Trânsito 2 CAIC Semana do Trânsito 3

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Use o cinto! Sempre!

Essa vem direto do Blog “Pimenta na Muqueca” e emociona pela forma como nos faz refletir.

Na Semana de Trânsito, um comercial (vídeo) sobre a importância do cinto de segurança que foge do clichê. Faz um ano, mas importa mesmo é a mensagem. Confira.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Secretaria Municipal da Educação lança o 11º Concurso Pátria Amada

CAIC 11º Pátria Amada

O Programa Pátria Amada foi lançado no dia 16 de fevereiro de 2006 eé uma ação sócio-educativa desenvolvida na rede municipal de ensino da cidade de Itabuna. O programa tem feito brotar diversos projetos de atividades integradas e interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar em torno do eixo temático “Cidadania”.
Sentir-se parte da escola, da cidade, do país eleva a auto-estima dos cidadãos, na medida em que ele é capaz de desenvolver sua consciência critica sobre a realidade em que está inserido, propondo ações desencadeadoras de mudanças, e reconhecendo potencialidades.


O Programa Pátria Amada, sem a pretensão de camuflar ou negar a situação do país, visa despertar o senso de patriotismo na comunidade escolar, definindo-se como um instrumento viabilizador no fomento das análises e reflexões sobre a nossa proposta de construir novos tempos...Tempos de vivência cidadã.


Tornou-se senso comum em nossa sociedade aliar a imagem do país à corrupção e a uma série de outros aspectos negativos a que somos expostos. Embora não seja nossa pretensão negar que a sociedade brasileira necessita rever conceitos, valores e atitudes; busca-se romper com a tendência simplista de reduzir a imagem do Brasil a um conjunto de mazelas. Entendendo que esta maneira de pensar e agir limita a ação dos sujeitos, ao favorecer a inércia.


Dessa forma, ao oferecer à comunidade escolar a oportunidade de identificar os aspectos positivos do país em que se vive, estaremos possibilitando a formação do sentimento de patriotismo, pautada em situações reais, não limitado e sem distorções, para superar as dificuldades que enfrentamos com atitudes construtivas na busca de uma sociedade participativa e defensora de nossa pátria.


A Secretaria de Educação criou o Programa Pátria Amada, acreditando ser indispensável proporcionar no ambiente escolar ações que despertem o espírito patriótico de estima por suas raízes, pela cultura, pela história e pelas demais características que nos agreguem como cidadãos com práticas de civilidade comuns.


O desenvolvimento de atividades de pesquisa, discussão, construções de painéis, trabalho de intervenção na comunidade e no ambiente escolar, entre outras, a partir de temáticas semestrais;
Para o período de Agosto a Dezembro de 2011 o tema proposto para ser desenvolvido pelas escolas do município é:  “Educação.com Ciência e Tecnologia”. Na parte superior do blog, clique no banner e conheça detalhadamente o regulamento da nova edição do concurso.


O mesmo é destinado aos diretores, vice-diretores, professores, coordenadores e alunos da rede municipal, de acordo com as categorias estabelecidas e relacionadas.

Fonte: Blog da Escola Municipal Flávio Simões, publicado em 13 de setembro de 2011.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

domingo, 18 de setembro de 2011

Os tipos de professores (humor)

CAIC Tipo de Professor 1

CAIC Tipo de Professor 2

CAIC Tipo de Professor 3

PROFESSOR “XUXA” – É aquele que recebe para entreter as crianças.

PROFESSOR “DENOREX” – É aquele que tem cheiro, tipo, parece, mas não é.

PROFESSOR “BRASILGÁS” – É aquele que dá aula de 15 em 15 dias.

PROFESSOR “ATEU” – É aquele que diz que o governo não quer nada, os pais não querem nada, os alunos não querem nada, e ele… também???

PROFESSOR “CURURU” – É aquele que é obrigado a pedir remoção, mas depois volta.

PROFESSOR “DOMÉSTICO” – É aquele que faz tudo o que o diretor quer.

PROFESSOR “VIDENTE” -  É aquele que pressente a presença da supervisão.

PROFESSOR “COMEDIANTE” – É aquele que não dá aula, conta piadas.

PROFESSOR   “BOÊMIO” – É aquele que recorda cantando em versos as aulas que deu no passado.

PROFESSOR “EXEMPLAR” – É aquele que faz questão de apresentar só os bons alunos aos amigos.

PROFESSOR “TATU” – É aquele que só dá aula de porta fechada.

PROFESSOR “BABÃO” – É aquele que só vive presenteando o diretor.

PROFESSOR “CIGANO” – É aquele que vive de escola em escola.

PROFESSOR “FAMOSO” – É aquele que, por onde passa, é reconhecido: “Lá vai ele!!!”

PROFESSOR “VAIDOSO” – É aquele que não dá aula, mas anda sempre, com o livro debaixo do braço.

PROFESSOR “PIPOCA” – É aquele que, de vez em quando, explode em sala de aula.

PROFESSOR “CIENTISTA” – É aquele que passa o tempo todo um método, como remédio de todos os males.

PROFESSOR COMO “ELE” – É aquele que, nas capacitações, só diz: “Eu fiz como ele!”

PROFESSOR “CANINHA” – É aquele que só dá aula depois que toma uma.

PROFESSOR “BRINCALHÃO” – É aquele que dá aula o ano inteiro e, no Carnaval, se fantasia de “professor”.

PROFESSOR “ESPARRENTO” – É aquele só da aula gritando, para todo mundo ouvir.

PROFESSOR “PEDREIRO” – É aquele que dá mais de 12 horas / aulas  por dia.

PROFESSOR “EGOÍSTA” – É aquele que diz a todo mundo que é o único que ensina.

PROFESSOR “VIGIA” – É aquele que só gosta de dar aula à noite.

PROFESSOR “AZARENTO” – É aquele que diz não poder dar aula no dia seguinte porque vai resolver um problema e na saída do motel encontra-se com o diretor.

PROFESSOR “SONHADOR” – É aquele que vive pensando que a Educação vai mudar a sociedade.

EX-PROFESSOR – É aquele que nunca deixou de ser.

PROFESSOR “ACANHADO” – É aquele que escuta o que os outros falam, não emite opinião, mostra sempre um sorriso.

PROFESSOR “CANTOR” – É aquele que não ensina, e passa o tempo todo cantando para disfarçar.

PROFESSOR “FAÍSCA” – É aquele que já entra na sala de aula gritando.

PROFESSOR “EXECUTIVO” – É aquele que tem seu diário sempre em perfeita ordem e com objetivos que nem ele sabe atingir.

PROFESSOR “ASSISTENCIALISTA” – É aquele que pode até passar fome, mas faz belíssimas festas na escola, compra presentes, leva o aluno no médico, e ainda compra material didático.

PROFESSOR “ABORTO” – É aquele que odeia criança, mas foi ser professor por não saber fazer outra coisa.

PROFESSOR “XEROX” – É aquele nada cria, nada transforma, tudo copia.

PROFESSOR “BOMBRIL” – É aquele que tem mil e uma utilidades na escola.

PROFESSOR “SÍLVIO SANTOS” – É aquele que é autoritário disfarçado de democrata.

PROFESSOR “IBOPE” – É aquele que concorda com a maioria, mesmo antes de ouví-la.

PROFESSOR “CAMALEÃO” – É aquele que troca de cor de acordo com o poder que estiver de plantão.

PROFESSOR “ATRASADINHO” – É aquele que não avança e critica quem se atualiza.

PROFESSOR “POPULISTA” – É aquele que dá nota gratuita para todos.

PROFESSOR “TRABALHADOR” – É aquele que tem consciência de que o trabalho intelectual não elitiza, o que tem consciência da classe a que pertence, o que sabe que as elites fugiram das escolas devidos aos baixos salários, ficando nas mãos  das classes populares a responsabilidade pela sua própria Educação. Professor trabalhador é aquele que sabe que quando terminam as possibilidades dentro da escola começam as suas responsabilidades políticas, sociais e sindicais.

PROFESSOR “LEITOR” – É aquele que sabe ser e sabe o significado de todos os tipos, e ainda pode se identificar.

 

Nota do Blog do CAIC Jorge Amado: O texto que vocês leram acima foi encontrado num folha de papel, digitado, perdido num ponto de ônibus. Eis que o blogueiro responsável pelo Blog do CAIC encontrou-o e percebeu que o mesmo já não se aplica à realidade de algumas escolas em nosso país. E posso dizer com convicção que o CAIC está entre elas.

Uma outra observação a ser feita é em relação ao professor “sonhador”, que, no texto, aparece como aquele que acredita que a Educação vai mudar o mundo. Se nossos professores não acreditassem nisso estaria toda a sociedade fadada ao fracasso.

Do mais a mais, fica o tom de humor demonstrado pelo texto e esperemos que os nossos professores lutem, batalhem, para que nossa escola torne-se ainda melhor. Não existe nada mais verdadeiro do que acreditar na Educação.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

Escolas municipais participam de concursos na Semana do Trânsito

CAIC Semana Nacional do Trânsito 2011 - 1

Além da Minicidade Itinerante como espaço de interação eabsorção de conhecimentos em relação às normas do trânsito, osestudantes da rede pública municipal de ensino de Itabuna terãooutros 11 motivos para participarem das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que acontece no período de 19 a 23 desetembro, na Praça Otávio Mangabeira (Camacan).

Trata-se dos concursos para a escolha dos melhores trabalhos depintura e desenho, música com dança, poesia, paródia, peçateatral e RAP que integram a programação do evento promovidopela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran). Ainiciativa visa proporcionar aos estudantes um espaço onde àutilização de recursos didático-pedagógicos, lúdicos e artísticospossibilitem uma melhor compreensão sobre os direitos e deveres de todos no trânsito.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da Settran, Elessandra Bispo, nos últimos anos osconcursos têm sido bastante concorridos, não somente pelos prêmios distribuídos, mas principalmente por todo oprocesso que envolve a preparação dos alunos para apresentar os trabalhos.

“Até chegar a Semana do Trânsito, os temas apresentados já foram trabalhados em sala de aula. Portanto,não é somente o fato de participar do concurso, mas principalmente, a dimensão que as questões relacionadas àsegurança no trânsito ganham na escola e, consequentemente, na comunidade já que todos terão a oportunidadede ver e ouvir tudo o que os estudantes aprenderam de maneira lúdica e artística”, frisou

Programação

         A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna está programada para as 10 horas dapróxima segunda-feira (19), com a presença do prefeito José Nilton Azevedo Leal, do secretário titular da Settran, Wesley Melo, além de outras autoridades municipais e representantes de instituições parceiras. A partir das 11horas os stands serão abertos à visitação pública.

Às 14 horas acontece a visita da Escola Ação e Cidadania, cujos estudantes participarão da primeira etapado concurso de pintura e desenho. Também neste mesmo horário, estará chegando à Praça Otávio Mangabeira ogrupo de alunos da Escola Ubaldo Dantas para participarem do concurso que escolherá a melhor música comcoreografia.

Os concursos da Semana Nacional do Trânsito terão sequência na terça-feira (20) e até a sexta-feira, 23,reunirá mais nove unidades escolares – Cleonice Almeida, José Oduque Teixeira, Frederico Smith Lima, RaimundoJerônimo Machado, Amélio Cordier, Firmino Alves, Lúcia Oliveira, Imeam e Caic Jorge Amado. Para realizar osconcursos a Settran conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, através da coordenação do ProgramaEscola/Comunidade.

DCS/PMI – Texto: Erivaldo Bomfim – Fotos: Pedro Augusto / Vinícius Borges – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, em 16 de julho de 2011.

CAIC Semana Nacional do Trânsito 2011 - 2

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos do CAIC Jorge Amado participarão do Concurso “Lápis na Mão”

Pelo segundo ano consecultivo, a TV Santa Cruz (afiliada da Rede Bahia / Rede Globo) na região Sul da Bahia, irá realizar o Concurso “Lápis na Mão”.

Em 2010, o concurso voltou-se para a produção de textos com um tema específico. Neste ano, o concurso trabalhará duas modalidades de produção artística: produção de textos (redação) e desenhos.

Nessa semana, o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC recebeu, do Departamento de Projetos Integrados, da Secretaria Municipal da Educação, o material de divulgação e as Folhas de Redação onde os estudantes deverão traçar os primeitos textos. Consiste-se aí a primeira etapa do concurso. Após a entrega desses textos, os alunos mais bem classificados serão convocados para uma segunda etapa, onde farão uma Prova de Redação com tema a ser divulgado somente na hora da prova.

Participam do concurso alunos das redes municipal, estadual de ensino e também alunos de escolas particulares.

O prazo para entrega da primeira redação se encerra no dia 30 de setembro.

CAIC Lápis Na Mão0001 CAIC Lápis Na Mão0002 CAIC Lápis Na Mão0003 CAIC Lápis Na Mão0004

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

CAIC Jorge Amado realiza abertura do Projeto “O Circo na Escola”

CAIC Circo

Com a iniciativa direta do Projeto "Escola em Tempo Integral" / Programa "Mais Educação", coordenado pela professora Maria de Fátima Elias da Cruz ("Tia Fafá"), o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado - CAIC deu início nesta terça-feira, dia 13 de setembro de 2011, ao Projeto "O Circo na Escola", que irá nortear os trabalhos das oficinas do "Mais Educação" neste segundo semestre de 2011.

A equipe de professores e monitores do Projeto "Escola em Tempo Integral" apresentaram para os estudantes, no turno Matutino, o espetáculo "Os Saltimbancos", de Chico Buarque de Holanda, com uma releitura especialmente desenvolvida pelos profissionais do Programa "Mais Educação".

Os estudantes, público-alvo do espetáculo, sentiram-se especialmente presenteados e sensibilizados com a proposta que foi lançada. Alguns demonstraram a emoção que sentiram ao assistirem a peça teatral encenada pela equipe de profissionais do programa.

Participaram do espetáculo a Coordenadora Geral do Programa "Escola em Tempo Integral", Tia Fafá (com direção geral e interpretação da personagem o "Jumento"); a professora Maria José Diniz encenou a personagem "Galinha"; a monitora de Canto & Coral Ana Márcia Confessor interpretou a "Gata" e a monitora de Dança Thaís Coelho interpretou o "Cachorro".

Segundo a coordenadora do projeto, Tia Fafá, "o objetivo maior é o de levar para os estudantes do CAIC, através do Projeto 'Escola em Tempo Integral' que a magia do circo não está somente no espetáculo em si, mas, sobretudo, em todo o processo percorrido por cada artista para que o espetáculo fique pronto. Esse processo se inicia no próprio reconhecimento da História do Circo no Brasil e no Mundo e também na percepção de que qualquer apresentação requer planejamento, dedicação, colaboração, treinamento, disciplina e perseverança, procedimentos esses que se relacionam diretamente com o fazer educativo propriamente dito. Daí, a ideia de trazer a magia e o encantamento do circo para dentro da escola".

Tia Fafá salienta ainda que todas as oficinas estarão, neste segundo semestre, voltadas para o tema "O Circo na Escola", com a culminância do projeto prevista para acontecer em dezembro, quando as atividades do projeto serão encerradas com um grande espetáculo.

Abaixo, seguem algumas fotos da apresentação. Para ver outras fotos, clique aqui:

100_5263 100_5203 100_5205 100_5207 100_5211 100_5220 100_5221

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

terça-feira, 13 de setembro de 2011

7 de Setembro – CAIC Jorge Amado leva para a avenida “A magia da obra de Jorge nas telenovelas brasileiras”

 

O trabalho e a obra de Jorge Amado fizeram com que o Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC de Itabuna recebesse o nome do ilustre escritor. Somente por esses motivos, o CAIC já teria justificativas mais do que plausíveis para fazer uma homenagem justa à um dos maiores escritores que o Brasil teve no século XX e que, em 2012, completaria 100 anos, se estivesse vivo.

Contudo, o Desfile Cívico de 07 de Setembro (Independência do Brasil) “meio que juntou a fome com a vontade de comer”. Isto porque a Secretaria da Educação, através do Professor Gustavo Lisboa, sugeriu que o tema base para o desfile desse ano fosse “Leitura: Um Caminho para a Independência”.

Daí, o CAIC Jorge Amado, com o nome de um escritor famoso, itabunense nato, “arregaçou as mangas” e preparou um dos desfiles mais bonitos e mais organizados já realizados pela escola até então.

Sob a coordenação direta da equipe das arte-educadoras Creuza Ribeiro, Maria das Graças Silva e Simone Barbosa dos Santos (foto abaixo), a escola levou para a avenida o tema “A Magia da Obra de Jorge Amado nas Telenovelas Brasileiras”.

SAM_2462Com esse tema, foi inevitável a reação de quem assistiu ao desfile o reconhecimento das personagens que figuraram nas novelas produzidas, principalmente pela Rede Globo.

Com os alunos devidamente caracterizados, “Das Terras do Sem Fim”, à incrível história de “Gabriela Cravo e Canela”, a escola levou Tieta do Agreste e a Mulher de Branco, Dona Flor e Seus Dois Maridos, o misticismo de Iemanjá que aparece em obras como “Porto dos Milagres” e “Mar Morto”, a vida boêmia de coronéis, malandros e mulheres que permeavam a sociedade ilheense do início do século.

Uma ala bastante aplaudida e elogiada foi a que fechou o desfile do CAIC com a presença dos professores e funcionários da escola.

Além de retratar a obra do escritor Jorge Amado, o desfile do CAIC ficou ainda mais abrilhantado pela presença especial da FAITA – Fanfarra de Itacaré, que puxou a escola com chave de ouro, arrancando aplausos a cada metro alçado na Avenida do Cinquentenário, em Itabuna.

Narrar tudo isso com palavras não é fácil. Por isso, o Blog do CAIC prefere que cada um confira tudo isso nas fotos abaixo. Confiram. E mais do que isso: cada aluno, cada professor presente no desfile fez mais do que a diferença no sucesso da escola. O CAIC Jorge Amado deu uma lição de união, perseverança e ousadia, dos alunos aos funcionários, dos professores aos gestores, o desfile foi definitivamente “perfeito”. Para conferir, clique no álbum abaixo, ou clique aqui.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

SETTRAN realiza campanha de conscientização no trânsito no CAIC Jorge Amado

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC recebeu, na segunda-feira, dia 05, e na terça, dia 06, a visita do Projeto “Educatran”, da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna.

O “Educatran” funciona em parceria com a Secretaria da Educação e tem como objetivo orientar crianças e jovens sobre conscientização no trânsito, cidadania e ações educativas.

O projeto chama a atenção por estar todo ele estruturado dentro de um ônibus especialmente modulado para as ações de orientação. Dentro do ônibus, os assentos acolchoados, as cortinas escuras, os equipamentos de informática e o data show dão aos estudantes a impressão de estarem dentro de um cinema sobre rodas.

O projeto já esteve presente no CAIC Jorge Amado neste ano de 2011, quando realizou-se o evento “Dia D do Conselho Escolar em prol da escola e da comunidade”.

Dessa vez, a visita se repete em função da proximidade da Semana Nacional de Trãnsito. Através do trabalho dos facilitadores Elisângela Santos (palestrante), José Macedo (responsável pelo “Educatran”) e João Lucas Santana (Palestrante), as crianças foram convidadas a assistirem, opinarem e refletirem sobre a importância de se tomar as devidas precauções em relação ao trânsito de uma cidadde como Itabuna.

Abaixo, seguem algumas fotos do trabalho desenvolvido pelos facilitadores, no CAIC Jorge Amado:

SAM_2339 SAM_2340 SAM_2341 SAM_2343 SAM_2344 SAM_2347 SAM_2337 SAM_2338

No decorrer dos procedimentos, as crianças assistiram a diversos filmes, fotos e slides em powerpoint, que apontaram de forma direta que a falta de cuidados com o trânsito pode custar a vida das pessoas. Abaixo, alguns dos materiais que foram exibidos dentro do ônibus-cinema:

Ao final dos trabalhos, o projeto “Educatran” distribuiu para os estudantes a revista educativa “As Aventuras de Teca e Tuco com os heróis do trânsito”, produzida pela Petrobras e pelo Governo Federal em 2008, reproduzida na íntegra abaixo:

CAIC A Criança No Trânsito 10001 CAIC A Criança No Trânsito 10002 CAIC A Criança No Trânsito 10003 CAIC A Criança No Trânsito 10004 CAIC A Criança No Trânsito 10005 CAIC A Criança No Trânsito 10006 CAIC A Criança No Trânsito 10007 CAIC A Criança No Trânsito 10008 CAIC A Criança No Trânsito 10009 CAIC A Criança No Trânsito 10010 CAIC A Criança No Trânsito 10011

CAIC A Criança No Trânsito 10012

CAIC A Criança  No Trânsito 10013

CAIC A Criança No Trânsito 10014

CAIC A Criança No Trânsito 10015 CAIC A Criança No Trânsito 10016

CAIC A Criança No Trânsito 10016

CAIC A Criança No Trânsito 10017

CAIC A Criança  No Trânsito 10018

CAIC A Criança  No Trânsito 10019

 CAIC A Criança No Trânsito 10020  CAIC A Criança No Trânsito 10021     CAIC A Criança No Trânsito 10022  CAIC A Criança No Trânsito 10023

Banner Educação Ambiental_thumb[1]

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)