quarta-feira, 21 de março de 2012

FALTA À ESCOLA FAZ PERDER BOLSA FAMÍLIA

CAIC BolsaFamilia

Para o beneficiário do Bolsa Família permanecer inscrito no programa, é exigido que  os alunos de até 15 anos assistam, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.

O sistema de frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família está aberto para impressão de relatórios pelas secretarias municipais de Educação e envio às unidades de ensino. O prazo para registro dos dados no sistema do Ministério da Educação termina em 28 de abril.

Os beneficiários que tiverem índices abaixo dos exigidos recebem advertência, podem ter os valores suspensos e até ser retirados do programa, em casos de reiterados descumprimentos.

O Bolsa Família transfere renda para 13,3 milhões de famílias em todo Brasil. O volume de recurso mensal destinado a essa parcela da população chega a R$ 1,5 bilhão. Os municípios, estados e os ministérios da Educação e Saúde são parceiros do MDS na gestão do programa.

Direto do Blog “Pimenta na Muqueca”, publicado em 21 de março de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

segunda-feira, 19 de março de 2012

Muro do CAIC Jorge Amado começa a ser construído

SAM_0766

O diretor geral do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, professor Carlos Marques, anuncio, no início da semana passada, dia 12 de março o início da segunda etapa da construção do muro da parte dos fundos da escola, que divide o perímetro escolar da área onde funciona o Campo de Futebol Amador.

Nesta segunda etapa, os trabalhos envolvidos na empreitada estarão levantando a base do muro, já em concreto, cimento e ferro.

Carlos Marques enfatiza a importância da construção desse muro para aumentar a segurança no ambiente escolar. “A gente ratifica que é uma demanda antiga da comunidade escolar e fico feliz em poder reafirmar que o muro ficará pronto ainda esse ano”, enfatiza o diretor.

SAM_0767 SAM_0768 SAM_0769 SAM_0770 SAM_0771 SAM_0772 SAM_0773

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

terça-feira, 13 de março de 2012

Bicicletas facilitam acesso de alunos do campo à escola

CAIC Entrega de Bicicletas

Se os alunos da Rede Municipal de Ensino que estudam nas escolas do campo tinham bons motivos para estudar, agora têm mais um. Os estudantes ganharam bicicletas que vão permitir o deslocamento mais fácil e rápido de suas residências até as unidades escolares. A iniciativa resulta de convênio entre a Prefeitura de Itabuna e o Ministério da Educação, por meio do Programa Caminho da Escola.

As 220 bicicletas foram entregues na manhã da terça-feira (28 de fevereiro),durante solenidade no Ginásio de Esportes do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado - CAIC, com a presença do prefeito Capitão Azevedo, do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino, além dos alunos beneficiados e seus pais.

Para o prefeito, a iniciativa da Secretaria de Educação significa respeito, sensibilidade e compromisso. “Todos merecem a atenção do poder público, independentemente de onde estejam, e as pessoas que vivem mais longe do centro urbano são merecedoras de nossa maior preocupação e interesse em melhorar sua condição de vida”, declarou.

Lisboa explicou que o programa do Governo Federal garante, além de veículos escolares, a segurança e qualidade ao transporte de estudantes do campo, o acesso e a permanência de alunos nas escolas da educação básica no campo. O secretário informou também que a maioria dos estudantes do campo chega a andar até quatro quilômetros a pé, de suas casas até a escola.

Os alunos beneficiados permanecerão com as bicicletas durante um ano por meio de contrato e, no caso de renovação de matrícula, eles permanecem com o transporte. Caso contrário, as bicicletas são transferidas para outros alunos.

Os veículos foram adquiridos com recursos do município, porém com preços mais baixos em função de um programa federal. “Esse benefício se deve ao programa Caminho da Escola, que adquire veículos escolares por um preço mais em conta”, salientou Lisboa.

DCS/PMI Texto: Rosi Barreto – Foto: Waldyr Gomes – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 28 de fevereiro de 2012.

sexta-feira, 9 de março de 2012

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Dia da Mulher 2012

Esta mensagem foi especialmente enviada ao e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), enviada pelo remetente clicknews@clickideia.com.br. A mensagem foi especialmente editada para o Blog do CAIC Jorge Amado.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Escola é um lugar onde se faz amigos…

SAM_0775 SAM_0777

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC tem passado por mudanças intensas em sua estrutura física e organizacional.

Por conta da reforma pela qual a escola vem passando, as aulas, que deveriam ter sido iniciadas no início de fevereiro, foram adiadas. O cheiro forte de tinta, o barulho de trabalhadores e trabalhadoras consertando portas e janelas, a limpeza geral do estabelecimento foram os fatores que fizeram com que a escola remarcasse o início das aulas para o dia 27 de fevereiro.

Pois bem: as aulas se iniciaram no dia 27 de fevereiro e, neste ano de 2012, esse início de ano letivo foi ainda mais atípico por outro fator: o CAIC Jorge Amado, por determinação da Secretaria Municipal da Educação, não oferece mais o Ciclo da Infância – CIN (1º, 2º e 3º anos). Em compensação, a escola ampliou significativamente as turmas de CPA – Ciclo da Pré Adolescência e CAD – Ciclo da Adolescência. Dentro dessas circunstâncias, outras escolas próximas do CAIC que deixaram de oferecer esses ciclos transferiram esses alunos para a nossa Unidade Escolar.

Isso significa que a escola nunca recebeu tantos alunos novos como neste ano de 2012. Recebemos alunos do CSU – Centro Social Urbano, da Escola Municipal Roberto Santos e da Escola Municipal Lar Fabiano de Cristo.

Nessa perspectiva, nossos estudantes não foram somente aqueles que já pertenciam à casa. Tivemos alunos também que não conheciam a escola, que estão chegando agora, estão em fase de reconhecimento do novo ambiente, estão se familiarizando com os novos colegas, funcionários e professores.

O clima de otimismo acentua-se ainda mais porque a escola está mais bonita, está com pintura nova, mobiliário renovado.

Um dos projetos de maior sucesso no ano de 2011 foi revigorado nessas duas primeiras semanas. A coordenadora Sueli Ribeiro realizou o Projeto “Minha Cidade, Minha Escola: Meus Espaços de Vivências, Aprendizagens e Cidadania”, cuja uma das ações foi a mostra fotográfica “A Escola Que Eu Tenho e A Escola Que Eu Quero”, através da qual registrou-se como alguns alunos tratam o patrimônio público. Nas fotos, alunos puderam perceber que a preservação da escola, o aspecto de limpeza e higiene depende muito da consciência de cidadania, de respeito por um espaço que é muito mais deles do que dos outros seguimentos da comunidade escolar.

Atualmente, os alunos podem perceber de forma mais direta o quanto a escola ficou bonita. As fotos que registraram uma escola degradada, suja, com paredes e carteiras rabiscadas foram substituídas por um espaço agradável, confortável.

Portanto, para além da estrutura física e contando com tantos alunos novos, faz-se valer a frase de Paulo Freire quando disse que “a escola é um lugar onde se faz amigos”. E que seja assim!

O CAIC Jorge Amado deseja as boas-vindas à todos os alunos e alunas e que o ano letivo seja positivo, cheio de muitas realizações, muitos projetos.

SAM_0661

SAM_0662

 SAM_0664

SAM_0667 SAM_0677

 SAM_0680 SAM_0696 SAM_0697 SAM_0699

 SAM_0700

 SAM_0716 SAM_0718

 SAM_0719

SAM_0722

 SAM_0725 SAM_0729 SAM_0732

SAM_0735

 SAM_0737

SAM_0738

Para ver mais fotos, clique aqui!

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

terça-feira, 6 de março de 2012

O RESGATE DO PRESTÍGIO DO PROFESSOR

Autor: Jacir J. Venturi.

CAIC professor

Resgatar o respeito, o prestígio e até o glamour da carreira do magistério é o primeiro passo para uma significativa melhoria em nosso combalido sistema educacional. A desvalorização do professor é o principal limitador para que os nossos mais talentosos alunos abracem a sublime missão de legar uma geração melhor que a nossa.
Em subsequentes anos e salas distintas do ensino médio, refaço a mesma pergunta:

─ Quem de vocês quer ser professor?

A resposta é previsível: nenhum ou no máximo dois alunos por sala erguem corajosamente a mão. Tal resultado coaduna-se com a pesquisa da Fundação Victor Civita: apenas 2% dos 1 500 jovens entrevistados querem ser professor.

Colocando o dedo na ferida – e isso dói – há razões para esse despautério que deve ser compartilhado pelos governos, famílias e docentes. A principal jóia da coroa de uma estrutura educacional deve ser a sala de aula. Esses são os metros quadrados mais nobres, e quando o seu entorno não é bom a sala também é maculada.

Aos governantes compete instituir planos de carreira estimuladores, nos quais se estabeleçam critérios de meritocracia. “A universalização do Ensino Fundamental no Brasil foi feita à custa dos baixos salários dos professores” – opina enfaticamente Célio Cunha, da UNESCO.

O respeito à hierarquia e às normas da escola carece da efetiva participação dos pais para que a boa rotina escolar não seja comprometida. Quando famílias e alunos de bem se omitem, a alegoria é de duas trincheiras opostas: numa, professores e gestores e, na outra, alunos indisciplinados, perniciosos e pais ou permissivos ou agressivos.

No resgate do prestígio da carreira do magistério, o mais relevante é a postura e o profissionalismo do docente: manter-se atualizado nos avanços da sua matéria e das novas práticas e tecnologias educacionais, aula bem preparada para o enlevo da motivação e disciplina, além de um bom nível de exigência no conteúdo, a fim de promover nos educandos bons valores, autonomia e autodidatismo.

Nenhum país nutre tão profunda reverência aos mestres quanto o Japão. Ao cumprimentar o seu imperador, todos se curvam, com uma única exceção, pois “sem professor não haveria um bom imperador”. Tive o privilégio de compartilhar 16h de convivência – num final de semana – com 40 docentes nipônicos para uma troca de experiência. Eles dedicam dois turnos a uma única escola, onde lecionam, atendem os alunos, corrigem tarefas e preparam aulas. Professores e alunos têm em conjunto um almoço frugal na escola, feito por uma cozinheira e, pedagogicamente louvável: não há figura da zeladora. A limpeza dos pratos, talheres, pátios,salas, corredores, é tarefa dos alunos e professores. Com autoestima elevada, dizem os mestres nipônicos que gozam da deferência da comunidade e recebem incentivos para viagens e atividades culturais. Ah, são considerados bons partidos pelas moças e moços casadouros pelos 45 dias de férias, emprego estável e por gostarem de crianças. E deixaram escapar uma lamúria, que ribomba em todos os quadrantes: o salário é aquém dos engenheiros, médicos, executivos e quase metade é comprometido com o aluguel nos subúrbios de Tóquio.

No Brasil, quando se fala de status remete-se ao professor de cursos pré-vestibulares. São bons didatas, alunos motivados, estrutura física e tecnologia excelentes, salários elevados, 60 dias de férias e ambiente de glamour. Um colega meu, professor de Matemática, fazia galhofa: “é tão bom dar aulas em cursinho e ainda somos pagos”. Para mestres e alunos, um bom ambiente escolar é um ganha-ganha, é uma terapia.

Para finalizar, reitero a conhecida frase de D. Pedro II, que bem demonstra o enlevo da profissão: “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

___ … ___

Sobre o autor: Jacir J. Venturi

  • Nasceu em Agronômica (SC) em 23/08/49
  • Engenheiro Civil – UFPR
  • Licenciado em Matemática - UFPR
  • Especialização em Engenharia e Educação
  • Professor adjunto da UFPR (1974 a 1998)
  • Professor da PUCPR (1974 a 1985)
  • Docente do Colégio Estadual do Paraná de (1972 a 1974)
  • Professor de escolas públicas e particulares (1970 a 2003)
  • Sócio-fundador, professor e diretor do Curso e Colégio Decisivo (desde 1977)
  • Sócio-fundador, professor e diretor do Curso e Colégio Unificado (de 1974 a 2009)
  • Diretor do Colégio Stella Maris (de 1989 a 2009)
  • Diretor do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (desde 1986)
  • Autor do livro: Da Sabedoria Clássica à Popular (3ª ed.)
  • Autor dos livros para o ensino superior: Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (9ª ed.); Cônicas e Quádricas (5ª ed.).
  • Autor de 42 módulos de matemática para o ensino fundamental e médio.
  • Autor de inúmeros artigos para jornais e revistas
  • Palestrante em dezenas de cidades para alunos, professores e gestores escolares.
  • Cidadão Honorário de Curitiba (2001)
  • Mentor e colaborador do Amo CURITIBA - ações voluntárias. Promoção do Sinepe-PR (são 870 projetos implementados pelas escolas particulares de Curitiba, junto a escolas públicas de periferia, creches, asilos, hospitais e ao meio ambiente)

Texto recebido via e-mail, no endereço caic.jorgeamado@gmail.com, retirado do site “Teograf Soluções Gráficas”, publicado em março de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)