segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAIC Jorge Amado realiza seleção para novos monitores do Mais Educação

mais_educacao

Seleção Monitores Escola de Tempo Integral/ Programa Mais Educação.

LOCAL: CAIC JORGE AMADO (ITABUNA).

PERÍODO SELEÇÃO: 17 A 22 DE SETEMBRO DE 2012.

PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de Ciências Biológicas, Química e Física.

OBJETIVO: Selecionar Monitores para ministrar oficinas de Ciências entre os meses de Setembro à Dezembro nos turnos Matutino e/ou Vespertino no CAIC Jorge Amado (Itabuna), cujo objetivo é desenvolver atividades que fomentem tornar a ciência e a tecnologia melhor conhecidas na escola e na comunidade, por meio de feiras de ciências, exposições, olimpíadas de ciências, dentre outros.

Contato: (73) 8862 6133 (Maria de Fátima).

Homenagem ao Professor

O dia do professor está chegando. Por isso, o Blog do CAIC Jorge Amado começa desde já nossa homenagem a você, professor ou professora, pelo trabalho na construção de um mundo melhor. Será que você se identificaria com algum destes professores? Talvez você tenha um pouquinho de cada um deles...

Blog do CAIC Jorge Amado Professor 1

 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 2 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 3 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 4 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 5 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 6 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 7 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 8 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 9 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 10 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 11 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 12 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 13 Blog do CAIC Jorge Amado Professor 14

Para todos os professores e professoras, o CAIC Jorge Amado deseja um FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Com contribuição do site da revista "Construir Notícias", acessado em 17 de setembro de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

domingo, 9 de setembro de 2012

Especial 7 de Setembro - Estreia da Fancaic empolga e emociona público do Desfile Cívico

Foi com um mix de emoção, talento, empolgação e entusiasmo que o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado - CAIC fez, mais uma vez, um desfile ímpar neste 7 de setembro de 2012. Neste ano, o Brasil comemora 190 anos de sua independência política. E também neste ano, o desfile que se realizou não só pelo CAIC Jorge Amado, mas pela maioria das instituições que se fizeram presentes na Avenida do Cinquentenário, homenageou o centenário do nascimento de dois grandes ícones da cultura nordestina: o escritor Jorge Amado e o cantor Luiz Gonzaga.

A iniciativa de realizar um desfile temático partiu, mais uma vez, de uma sugestão da Secretaria Municipal da Educação.

Em seu desfile, o CAIC Jorge Amado promoveu uma intersecção entre a obra de Jorge Amado e a de Luiz Gonzaga, convidando o público e autoridades a observarem o convite que a "Turma de Jorge" faz à "Turma de Gonzagão". O resultado não podia ser outro: a escola fechou com "chave de ouro" o desfile das escolas da Rede Municipal da Educação, arrancando elogios e aplausos.

Além de ter realizado um desfile muito bonito, o CAIC Jorge Amado teve ainda um outro motivo para comemorar. Com muito esforço, a escola desfilou pela primeira vez com banda própria. A Fanfarra do CAIC (Fancaic) conseguiu externar todo o orgulho e bravura que estudantes, professores, funcionários e equipe gestora sentem em participar do momento cívico mais importante do país.

A escola contou ainda com a participação especial de integrantes do Lions Club Itabuna - Grapiúna, clube de serviços que se tornou, em 2012, grande parceiro da escola.

Abaixo, veja algumas fotos. Para ver a cobertura completa do desfile (desfile do CAIC e das outras escolas da rede municipal), acesse o Facebook do CAIC Jorge Amado: www.facebook.com/caicjorgemado.

100_8602 100_8617 100_8627 100_8631 100_8637 100_8639

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IFBA de Ilhéus prorroga inscrições para processo seletivo

Blog do CAIC Jorge Amado Jorge Amado IFBA

As inscrições para o processo seletivo do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Ifba) foram prorrogadas até o dia 2 de outubro devido à greve encerrada nesta semana. Quem deseja requerer isenção parcial de taxa, tem até o dia 13 para se inscrever.

Estão sendo oferecidos cursos de Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações nas modalidades integrado (4 anos) e subsequente (2 anos), este último voltado a quem já concluiu o Ensino Médio.

De acordo com o cronograma do Ifba, a lista preliminar das inscrições confirmadas será divulgada no dia 11 de outubro. O local das provas para o campus ilheense será divulgada dia 16 de novembro. Até hoje, os cursos oferecidos em Ilhéus somavam 5 mil inscritos.

As inscrições somente podem ser feitas pela internet, na página do Ifba (clique aqui).

Direto do blog "Pimenta na Muqueca", acessado em 06 de setembro de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Transtorno Bipolar: um abismo no qual respostas nem sempre vêm à tona

Blog do CAIC Jorge Amado Transtorno Bipolar

A mente humana é uma máquina em desenvolvimento constante, que trabalha em alta rotatividade para atingir os seus limites. Se for monitorada com maestria para evitar distúrbios, conduzida por um caminho coerente para superar grilos, dificuldades, anormalidades, pode transformar vidas.

Um dos atalhos que pode conduzir o indivíduo ao desvio é o Transtorno Bipolar – TB.

O Transtorno Bipolar, ou Distúrbio Bipolar, é uma forma de transtorno caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca, ou de hipomania (hiperatividade e grande imaginação), e uma fase de depressão, de inibição (lentidão para conceber e realizar ideias e ansiedade ou tristeza). Juntos, esses sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.

A vítima do TB vive em permanente estado de inconstância comportamental, oscila entre a extrema alegria — com uma euforia exagerada, humor contagiante (hipomania ou mania) — e a tristeza, o mau humor, desespero, medo (depressão). Depois volta a agir normalmente, como se tais mudanças não transitassem pela sua cabeça.

É fundamental ratificar que nem todas as pessoas que têm altos e baixos no comportamento são vítimas do TB, pois essas oscilações podem ocorrer com qualquer pessoa livre de distúrbios. Da mesma forma, a proporção das crises varia de pessoa para pessoa quanto à intensidade e duração. Ninguém está fora da mira desse distúrbio, nem mesmo as crianças. E, como em muitos casos a vítima não percebe as mudanças de humor, há resistência para se submeter aos tratamentos.

Apesar de desconhecido para uns e um mito para outros, o TB é um martírio para as vítimas, que mergulham em episódios singulares sem que aqueles que as rodeiam entendam tais comportamentos. Devido à inexistência de amparo e apoio da família, que na maioria dos casos desconhece o problema, a situação se agrava. Pois o TB absorve a resistência psicológica, abala a estrutura emocional e afeta o sistema nervoso devido aos conflitos que acontecem num espaço de tempo cada vez menor à medida que a doença avança, fazendo com que o período em crise seja superior ao período normal. A progressão é tamanha que muitos não suportam as alterações de conduta e tentam suicídio.

Segundo a medicina, mais de 90% dos casos de Transtorno Bipolar são manifestados na infância — conforme revela a conceituada revista americana Time, que destacou o TB na infância como matéria de capa na edição do dia 19 de setembro de 2002 —, principalmente em crianças adotadas, mas muitos casos são identificados depois dos 15 anos. Pais e especialistas confundem as mudanças de humor — normal nessa fase de metamorfose física e emocional —, normalmente, com pirraça, fato que dificulta o tratamento, devido ao diagnóstico tardio da doença.

E, como todo problema complexo que envolve o emocional e o psicológico, tudo é delicado: da abordagem ao tratamento, pois uma gama de sinônimos e paralelos é posta em xeque, e o TB apresenta uma longa lista — psicose maníaco-depressiva; transtorno ou doença afetivo-bipolar, incluindo tipos específicos de doenças ou transtornos do humor, como hipomania, que é uma alteração de humor semelhante à mania, porém com menor intensidade; transtorno misto do humor; e ciclotimia, uma forma de temperamento ou oscilações do estado psíquico.

Apesar de ser novidade para muitos, a bipolaridade há séculos ronda a cabeça da humanidade, inclusive a de grandes personalidades do mundo da literatura, como Agatha Christie, Edgar Allan Poe, famosos pelos seus contos de mistérios e terror; Fernando Pessoa, poeta e escritor português que marcou época com suas frases, poesias e poemas; mitos do rock, como Cazuza, e do cinema, como a imortal Elizabeth Taylor; Vincent Van Gogh, mestre das artes plásticas, e até grandes nomes da filosofia e ciência, como Platão e Isaac Newton.

Com tantas cabeças famosas habitadas por essas inquietações, o TB não foi levado a sério. Era encarado como uma psicose maníaco-depressiva sem importância, por não apresentar sintomas psicóticos.

Blog do CAIC Jorge Amado Transtorno Bipolar 2

Blog do CAIC Jorge Amado Transtorno Bipolar 3

Mesmo com os avanços da ciência, o TB ainda é um desafio para a medicina moderna, que, apesar de diagnosticar precocemente as formas mais típicas, como a euforia-mania e a depressão, não identifica ou confunde muitos casos de TB com a mania e a hipomania, estas sempre vêm acompanhadas de uma boa dose de irritabilidade.

Segundo Moreno (2004) e Angst et al. (2003),

[...] pelo menos 5% da população geral já apresentou mania ou hipomania. A irritabilidade e os sintomas depressivos durante episódios de hiperatividade breves e a heterogeneidade de sintomas complicam o diagnóstico. Doenças neurológicas, endócrinas, metabólicas e inflamatórias podem causar uma síndrome maníaca. Às vezes, a hipomania ou a mania são diagnosticadas de forma errada como normalidade, depressão maior, esquizofrenia ou transtornos de personalidade ansiosos ou de controle de impulsos.

Mas, para transitar pelos caminhos do cérebro — o ponto mais vulnerável do ser humano —, são necessários cuidados, porque o emaranhado de neurônios, em constante estado de ebulição, atentos a todos os bulícios à nossa volta, altera comportamentos considerados exemplares. Nessa transição entre a manifestação e o início do tratamento, muitos se tornam vítimas de diagnósticos precipitados e simplesmente abandonam tudo.

Blog do CAIC Jorge Amado Transtorno Bipolar 4

Como descreve Soren Kierkegaard, pai do existencialismo, teólogo e filósofo dinamarquês do século XIX, jovem vítima do TB que enfrentou grandes dificuldades para se adequar na sociedade:

E nenhum grande inquisidor tem prontas tão terríveis torturas como a ansiedade tem; e nenhum espião sabe como atacar mais inteligentemente o homem de quem ele suspeita, escolhendo o instante em que ele está mais fraco, ou sabe onde colocar armadilhas em que ele será pego e enredado como a ansiedade sabe; e nenhum juiz é mais esperto e sabe interrogar melhor, examinar e acusar como a ansiedade sabe, e nunca o deixa (a vítima) escapar, nem através de distrações, nem através de barulhos, nem divertindo, nem brincando, nem de dia, nem de noite... Algum dia até, não somente os meus escritos, mas a minha vida e todo o complicado segredo do seu mecanismo serão minuciosamente estudados.

Como o próprio Soren descreveu, conviver com o TB é um tormento para a vítima e para aqueles que a cercam, suas previsões já são uma realidade, principalmente no ambiente escolar, em que tudo se manifesta. O TB, como outros tantos transtornos vividos no cotidiano de uma sala de aula, exige atenção especial, estudos minuciosos, e é mais um desafio para a Psicopedagogia, que busca identificar os transtornos que abalam o sistema de ensino.

Tais perturbações preocupam especialistas, pois essa inquietação afetiva vem alterando o perfil dos educandos, elevando uma barreira entre as vítimas e o mundo à sua volta, uma vez que as variações temperamentais dificultam os relacionamentos professor-aluno e aluno-aluno, retardando o processo de aprendizagem.

Se “o ser humano é um produto do meio em que ele vive”, por onde iniciar os ajustes para evitar tantos transtornos?

É hora de direcionar a atenção para a base maior do homem: a família. Ressaltando a sua relevância no desenvolvimento, no comportamento do indivíduo. É no seio da família que são gerados valores imprescindíveis à formação e aos hábitos indispensáveis à conduta do cidadão. Valores que o acompanharão por toda a vida e definirão o seu desenvolvimento humano, profissional e pessoal, para que, ao ser inserido no contexto escolar, possa se libertar de transtornos, ampliar os seus horizontes e, ao chegar ao mercado de trabalho, tenha características como adaptação e relacionamento disciplinar.

Na sociedade, mesmo com seus valores mutilados pelos avanços do tempo, a família sempre será a base do indivíduo. A parceria família-escola, mesmo em tempos de guerra, de desamores, ainda é sinônimo de educação de qualidade, pois esses pilares foram e sempre serão os guias que conduzirão o homem pelo sinuoso caminho da realização pessoal e profissional.

É preciso que a escola cumpra o seu papel de integradora da educação, família e sociedade, pois, ao ingressarem na escola, essas pessoas se perdem ao se confrontarem com as perturbações de um sistema de ensino abalado, como os transtornos das salas de aula superlotadas, da violência doméstica e urbana, do descompromisso, dos professores incapacitados, das rixas políticas que fazem da escola uma passarela onde grupos ostentam poder, determinam e impõem, provocando o surgimento de um transtorno maior: o Transtorno do Professor Estressado – TPE. Este converte o ambiente da sala de aula numa atmosfera irrespirável, onde educador e educando não falam a mesma língua, não encaram o mesmo horizonte e, consequentemente, não atingirão a meta da aprendizagem.

É preciso reconhecer que a família é a primeira referência do indivíduo. Um item que deve ser inserido no processo educacional para entendermos comportamentos, pois — mesmo com a sua arcaica organização social sendo alvo das políticas sociais da modernidade, suprimida pela própria evolução humana (a qual instituiu novas formas de família) — ostenta os seus valores através dos tempos. Se a escola não usar essa ferramenta, estará abrindo mão de um instrumento precioso na construção do conhecimento do aluno.

Infelizmente, os valores do homem desagregaram-se dos princípios, especialmente os religiosos. O desamor é voraz, a ambição, insaciável, e o maior desafio da humanidade no século da ciência e da informação será resgatar a essência da família, que se esvaiu dos lares através dos séculos. Somente assim encontraremos as respostas dos porquês de tantos distúrbios que atormentam os homens e a cura de males que desafiam os ases da ciência.

Mas, enquanto os homens continuarem a abrir mão de valores, desfizerem-se de virtudes, mancharem a própria honra para conquistar poder e divisas, a humanidade será ainda mais irracional, pois se distanciará do sonho maior, que é o sonho de ser feliz. Muitos acreditam que chegaram ao ápice apenas por ser um destaque, massacrando valores, tradições e princípios.

E você, educador, que deixa a cada dia a sua parcela para diminuir a ignorância e está fazendo deste país uma grande nação, não desista. Se os transtornos do ofício abalarem a sua estrutura, roubarem a sua tranquilidade, não perca a ética. Use a sua força para abrir caminhos, transformar vidas e contorne esses transtornos. Se novos obstáculos fragilizarem seu otimismo, levarem os seus sonhos, pare, olhe à sua volta e observe o TB, o qual pode levar a um transtorno maior, que é o do analfabetismo.

Blog do CAIC Jorge Amado Transtorno Bipolar 5

Direto do site da revista "Construir Notícias", acessado em 04 de setembro de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Amado, imortal e centenário (por: Augusto França)

Blog do CAIC Jorge Amado Jorge Amado

2012 é um ano marcado por várias datas especiais. No ano do centenário de nascimento de uma das mais fortes influências musicais do Brasil, Luiz Gonzaga, Jorge Amado, outro nordestino conhecido mundialmente, também comemoraria 100 anos de vida.

Nas primeiras décadas do século passado, em uma época de várias mudanças políticas e econômicas, a literatura brasileira fez surgir grandes nomes. Em tempos nos quais a liberdade de expressão é ofuscada pelo regime dos militares, a necessidade de expressar os sentimentos se tornara um desafio para os poetas da época. Jorge Amado é um marco nesse período da literatura brasileira.

Nascido em 10 de agosto de 1912, em uma fazenda no sul da Bahia, fora enviado pelos pais, ainda com 10 anos de idade, para estudar com os jesuítas no Colégio Antônio Vieira, mas não demonstrou afinidade com os estudos católicos, fugindo do colégio e atravessando o sertão baiano no ano de 1924.

Abrigado em Sergipe, na casa de seu avô paterno, tornou-se repórter policial ainda muito jovem, aos 15 anos de idade. Mais maduro e com mais conhecimento sobre o mundo, partira para o Rio de Janeiro, na década de 1930, quando foi iniciado o que os estudiosos da literatura brasileira chamam de O ciclo do cacau, primeira fase de sua obra. Nos livros O País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934) e Jubiabá (1935), a característica de unir a sensualidade com os vários elementos que caracterizam fatores de desigualdade social no Brasil já é marcante no autor. Desprendendo-se da preocupação formal dos autores modernistas, o próprio Amado dizia que sua literatura era moderna, mas não modernista.

A forma marcante de criar histórias e personagens logo fez com que suas obras se popularizassem no País. Cacau, logo após ter vendido os 2 mil exemplares no primeiro mês que chegara às livrarias, também chegou à Argentina, traduzido para o espanhol e, mais tarde, para o russo, junto com Suor, em meados da década de 1930.

Gabriela, Cravo e Canela, publicado vinte anos mais tarde, atingiu, em pouco mais de duas semanas de publicação, a marca de 20 mil livros comercializados, e hoje esse número passa dos 2 milhões, superado apenas – em vendas no Brasil – por Capitães da Areia, com 4,8 milhões de exemplares vendidos. A soma de exemplares de todas as obras do autor comercializadas em língua portuguesa já ultrapassa os 20,7 milhões.

Apesar de sua genialidade para criar enredos e personagens que conquistaram pessoas no mundo inteiro, Jorge Amado sempre se declarou publicamente “sem jeito” para falar de si próprio, ou até mesmo para ouvir falarem de si. Em uma entrevista concedida pelo escritor em junho de 1981, ano em que se comemorava o cinquentenário de O País do Carnaval, o grapiúna itabunense – como ele se declarava – falou sobre o que pensa em relação a falar de si mesmo:

[...] Tem gente que adora falar de si próprio, alguns porque não têm importância nenhuma e falam para se dar importância, e outros, que são importantes, falam porque gostam. Agora, eu não sou importante e não gosto de falar sobre mim; aliás, não gosto nem de ouvir falar a meu respeito: fico encabuladíssimo, fico assim sem jeito... eu não gosto, é uma maneira de ser.

Vivo recebendo convites para dar ou ouvir conferências sobre mim, e não... realmente, não é meu forte ouvir falar de mim. [...]
Quando não estou escrevendo, eu sou uma pessoa que vive a vida e gosta de vivê-la de uma forma muito ardente, eu me interesso por todas as coisas... mas, minha maneira de ser... enfim, eu sou escritor quando estou escrevendo.

Seus personagens, dizia Jorge Amado, são os autores de seus livros. “Quando é o autor que faz o romance, o romance não presta. Pelo menos no meu caso. Eu sou incapaz de contar uma história.” Talvez este seja o principal toque de Amado para dar tanta originalidade à obra construída. As pessoas, geralmente, gostam de ler coisas que as aproximem do personagem. Os amantes da leitura precisam encontrar em algum personagem uma característica comum entre eles, e Jorge Amado conseguiu criar condições para isso.

A influência das obras de Jorge Amado tomou proporções cada vez maiores. Seus personagens foram popularizados ainda mais com as adaptações feitas dos seus livros, pelas empresas de teledramaturgia. O filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto, até hoje ainda está entre as maiores bilheterias do cinema brasileiro, ultrapassando os 10 milhões de expectadores.

Jorge Amado descreve seus personagens de forma simples, aproximando-os com fidelidade do mundo real. A sensualidade das personagens mais conhecidas de sua obra, Gabriela, Tieta e Dona Flor, bem como a vida dura dos personagens de Capitães de Areia e Suor ajudaram o poeta a ter tanta aceitação e popularidade em sua obra. Alvo de muitas críticas, vindas, muitas vezes, de escritores e linguistas que não aceitavam seu estilo de escrever, Amado não se prendeu às normas de estética típicas do movimento modernista.

O escritor baiano também tem influência na música brasileira. Em suas parcerias com Dorival e Dori Caymmi, participou de composições como É Doce Morrer no Mar e Alegre Menina. Suas composições foram e ainda hoje são interpretadas por vários artistas da antiga e da nova geração, como Clara Nunes, Marisa Monte, Djavan, Lenine, entre outros.

Amado também se destacou na carreira política. Durante seu período como deputado federal, aos 34 anos, aprovou o artigo que consagra a liberdade religiosa no País, pondo fim às perseguições policiais aos cultos afro-brasileiros, o que foi muito importante.

O ano do centenário

Manifestações de homenagem ao baiano estão sendo feitas por todo o Brasil. Gabriela, Cravo e Canela mais uma vez ganha espaço na TV brasileira, com um remake formado por elenco de artistas jovens, mostrando como a obra ainda influencia pessoas de todas as gerações. Em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa deixa à mostra a exposição Jorge Amado é Universal: Um Olhar Inusitado sobre o Homem e a Obra. A exposição está dividida por módulos, nos quais pode ser feita uma viagem entre seus personagens, obras, vida política, depoimentos de familiares e, como não podia faltar, um espaço dedicado à malandragem e sensualidade, tão presentes nas obras de Amado.

A exposição está à disposição do público em São Paulo até o dia 22/07, seguindo, posteriormente, para o Museu de Arte Moderna da Bahia, onde ficará em cartaz no período de 10/8 a 14/10.

Augusto França é pedagogo, professor de Métodos e Técnicas de Ensino. Endereço eletrônico: augusto_de_franca@hotmail.com

Jorge Amado e a linha do tempo

1912 - Nasce, no sul da Bahia, Jorge Leal Amado de Faria.

1930 - Transferiu-se para o Rio de Janeiro.

1931 - Primeira publicação: O País do Carnaval.

1933 - Lançou o livro Cacau.

1937 - No período do golpe de Getúlio Vargas, foi preso, acusado de subversão. Mais de 6,5 mil exemplares de seis de suas obras foram queimados pelos militares.

1945 - Torna-se deputado constituinte pelo PCB.

1948 - Foi exilado na França.

1958 - De volta ao Brasil, publica Gabriela, Cravo e Canela.

1961 - É eleito imortal da Academia Brasileira de Letras.

1969 - Publica Tenda dos Milagres, seu livro preferido.

1997 - Lança seu último livro, O Milagre dos Pássaros.

2001 - Morre em 6 de agosto, antes de completar 89 anos.

Direto do site da revista "Construir Notícias", acessado em 03 de setembro de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)