sexta-feira, 27 de março de 2009
Especial "Aniversário do Professor Carlos Marques"
Para algumas perguntas, buscar uma resposta é muito difícil. Quantas e quantas vezes, é comum alguém se questionar sobre o que é o amor, sobre se Deus existe, sobre o que vem depois da morte ou mesmo sobre como sintetizar em poucas palavras a personalidade de alguém.
Nesse sentido, caracterizar através das palavras o jeito de ser de cada um é muito difícil, mesmo porque a formação de uma personalidade humana embute mistérios que vão para além de qualquer compreensão.
Contudo, se isso funciona sob esse prognóstico para os seres humanos em geral, pontuar as características psicológicas de alguém se torna ainda mais difícil quando esse alguém se chama "Carlos Alves Marques".
E isso ocorre não é porque seria ele uma espécie de incógnita indecifrável. Muito pelo contrário. O professor Carlos Marques é um homem de tão grande transparência que causa entre aqueles que estão próximos algumas incertezas. Por isso, a dificuldade em se saber se ele se adequaria nesse processo de rotulações comuns. "Ah, ele é exigente..." / "Ele é autoritário" / "Ele é muito bom, ajuda a muitas pessoas." / "Puxa, ele vive para o trabalho." / "Ele está num 'bom-astral' hoje".
Ser bom, ser trabalhador, ser exigente, estar num bom astral, em se tratando do professor Carlos Marques, são coisas naturais por serem justamente e simplesmente "coisas naturais".
Assim, ele se transforma no ser humano transparente que ele é. Aí, eis a primeira caracaterística do diretor do CAIC: a transparência. Ele deixa que os outros o enxerguem.
Mais do que isso, o professor Carlos Marques é senhor de suas decisões. Ouve, fala, questiona, sugere, comanda. E isso faz dele um ser humano com personalidade forte, um "guerreiro" que "desbrava montanhas em busca de seus objetivos", que potencializa sua capacidade de realizar, de criar, de administrar para que as coisas não saiam simplesmente certas. Para ele, o correto e o certo é sinônimo de perfeição sem a falsa modéstia de que ela é inatingível.
Por isso, ficar na mesmice de que "todas as palavras do mundo seriam insuficientes para expressar o quanto uma determinada pessoa é especial", no caso do professor Carlos Marques seria, no mínimo, injusto.
Reconhece-se, nessa semana, a grandiosidade dele não só por ser o diretor da escola, mas por se ter a certeza de que, entre todos os paradoxos, ele consegue fazer do CAIC uma grande escola, numa realidade em que muitos estão desacreditados da ação educar. Muitos professores e alunos sentem-se desobrigados e descomprometidos com suas escolas. No CAIC, até pelo esforço e pela dedicação do professor Carlos Marques, consegue-se grandes resultados porque o trabalho não é fácil, e não é pouco.
Nessa semana, mais precisamente na quinta-feira (dia 26 de março), dia em que o professor Carlos Marques fez aniversário, expressar o carinho, o sentimento de gratidão e o reconhecimento de seu trabalho é mais do que um gesto à todos que fazem parte do CAIC. É algo simplesmente pontual e preponderante. Cada gesto, cada conquista, cada vitória, está desenhado com a marca do professor Carlos Marques. Nas paredes, nos equipamentos, no funcionamento da escola, tem algo que nos faz pensar que foi ele quem conseguiu.
Por isso, professor Carlos Marques, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!! Parabéns e MUITO OBRIGADO por ser o nosso diretor.
Em tempo, o professor Carlos Marques, durante o dia, recebeu uma homenagem dos professores diurnos, realizada em seu gabinete. Durante a noite, foi homenageado pelos professores e funcionários do CAIC com a realização de um jantar, regado à uma boa mostra da legítima culinária baiana, degustada na Sala de Vídeo. A professora Zélia Possidônio, coordenadora geral da Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro, homenageou-o com a criação da "Ladainha para o Diretor". Abaixo, seguem algumas fotos da comemoração.
quinta-feira, 26 de março de 2009
23 de março de 2009 - Aniversário da professora Eliana Leal Godim
Nesta segunda-feira, dia 26 de março, a aniversariante do dia foi a professora Eliana Leal.
A professora Eliana Leal Godim trabalha no CAIC em dois turnos: pela manhã e pela noite. No turno matutino, ela atua com as crianças da Pré-Escola. E durante a noite, ela atua com as "crianças" do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Observadora nata, ela é uma das profissionais que sintetizam a sensível beleza de conseguir comunicar-se com dois "públicos" distintos (as crianças e os adultos) e fazer disso a "arte de educar", de ensinar, de levar conhecimento e melhorar o futuro de muitas pessoas.
Mais do que isso, dentro e fora da sala-de-aula, professora Eliana recebe a todos sempre com um sorriso largo no rosto, sempre disposta a contribuir, somar, "tocar o barco para frente".
Por isso, nessa semana, o sorriso dela é mais do que especial. É o sorriso de alguém que merece os parabéns, muita felicidade, muita saúde.
FELIZ ANIVERSÁRIO, professora Eliana!
quarta-feira, 25 de março de 2009
No ES, alunos erram no português em faixa contra aumento de carga horária
Protesto pedia melhorias da infraestrutura das escolas estaduais. Manifestação foi em frente ao Ministério Público em Vila Velha.
Estudantes do ensino médio da rede estadual de Vila Velha (ES) voltaram a protestar nesta segunda-feira (23) contra a ampliação da carga horária nas aulas. Eles reclamam da falta de infraestrutura das escolas. Numa faixa, deslizes de português chamaram a atenção. Na frase 'Porque almentar (sic) a carga horária??', aumentar aparece com a letra L no lugar do U e 'por que' deveria ter sido escrito separado, além de ter faltado acento na palavra 'horária'. O protesto ocorreu em frente ao Ministério Público. (Foto: Guido Nunes/Gazeta Online).
Texto retirado do site de notícias "G1" (http://www.g1.com/).
segunda-feira, 23 de março de 2009
22 de março de 2009 - Aniversário de Cássia Tereza Fraga da Silva (Vice-Diretora / Turno: Noturno)
Neste domingo, dia 22 de março de 2009, uma pessoa muito especial dentro do CAIC fez aniversário.
Trata-se da Vice-Diretora do turno noturno, a professora Cássia Tereza.
Quem conhece a professora Cássia sabe que ela não é muito de "comer farofa de ninguém", nem é o tipo de pessoa acostumada com homenagens.
Como ela mesma diz, é melhor ficar com o silêncio dos amigos verdadeiros.
Ela é assim: contestadora, conversadeira, comunicativa, ágil. Ela é o tipo de pessoa que exige muito de seus colaboradores, justamente para que todos os que estão a sua volta realizem sempre o melhor.
Professora Cássia é sinônimo de verdade, de competência, de transparência. Seu jeito de trabalhar e até de se relacionar com as pessoas é o de alguém que parece deixar a vida acontecer. Mas, só parece...
Professora Cássia faz das coisas da vida algo para se sentir prazer. Ela se diverte com os amigos, com as coisas simples, com o seu dia-a-dia.
Ela é tipo de pessoa que não deixa a peteca cair, tenta conseguir as melhores soluções para todos os problemas. Ela ajuda sempre que possível e, apesar de não parecer preocupada com as pessoas, ela é uma das que mais se preocupam.
Não é a toa que ela é muito querida no CAIC por todos os que trabalham com ela. E não é a toa que os alunos do Noturno a têm como uma segunda mãe. Cássia é assim...
A "mãezona" (ou "Mãe Zona", porque consegue se divertir enquanto trabalha) que cuida da escola como quem cuida da própria casa, cuida dos alunos como quem cuida dos filhos.
Ela é a pessoa que, nessa semana, recebe os nossos parabéns e o desejo de que tenha muita felicidade, muito mais do que a felicidade que ela transmite quando está perto de seus colegas e amigos.
FELIZ ANIVERSÁRIO, Professora Cássia! Que Deus te abençoe e te ilumine sempre!
terça-feira, 17 de março de 2009
SERVIDORES MUNICIPAIS ESTÃO SENDO RECADASTRADOS
A Secretaria de Administração e a Secretaria de Planejamento de Itabuna prosseguem com o Recadastramento Funcional dos 4.219 servidores públicos municipais – efetivos, inativos e pensionistas. Até a manhã desta segunda-feira, dia 16, haviam comparecido ao Centro de Atenção Integral a Criança – Caic Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera, um total de 672 funcionários. A expectativa do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Tecnologia de Informação é concluir o trabalho até o próximo dia 27 de março. Para tanto, foi montada uma central informatizada no Caic e mobilizados para o atendimento 16 agentes dos dois departamentos. O atendimento está sendo feito seguindo a ordem alfabética, no horário das 9 às 17 horas. Visando facilitar o procedimento, um link está sendo disponibilizado no site da prefeitura – www.itabuna.ba.gov.br. Através dele o funcionário pode agendar o seu horário de atendimento. O recadastramento é finalizado com o registro da identidade digital do servidor. Além dos servidores lotados em secretarias municipais, o recadastramento inclui as fundações Marimbeta e de Cultura e Cidadania. Os servidores que não atenderem a convocação de para atualização dos dados cadastrais, automaticamente, estarão afastados da Folha de Pagamento. (Erivaldo Bomfim – Foto: Waldyr Gomes).
Texto retirado do "Blog do Val Cabral" (www.valcabral.blogspot.com), publicado na segunda-feira, dia 16 de março de 2009.
ITABUNA INCLUÍDO NO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO
Como resultado da última reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Undime e representantes do Ministério da Educação em Salvador, o secretário de educação Gustavo Lisboa anuncia a inclusão do município de Itabuna no Projeto um Computador por Aluno-UCA. Na oportunidade foi autorizada a cessão de 436 laptops para alunos da rede municipal e discutida a proposta para construção de mais quatro creches. Segundo o secretário, os equipamentos desta etapa do UCA serão destinados para um projeto pedagógico voltado ao ciclo da adolescência, que atende a alunos na faixa dos 12 a 14 anos. O UCA ambém será estendido para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltado a uma faixa etária superior a 15 anos. Uma outra conquista importante, foi, segundo ele, a inclusão de Itabuna no Plano de Ações Articuladas do MEC, a liberação de mais quatro creches municipais com capacidade para 500 alunos e que serão implantadas com recursos do Proinfância. Até 25 de março os projetos deverão ser encaminhados para avaliação e captação de recursos. (Foto: Waldyr Gomes).
Texto retirado do "Blog do Val Cabral" (www.valcabral.blogspot.com), publicado na segunda-feira, dia 16 de março de 2009.
sexta-feira, 13 de março de 2009
11 de março - Aniversário de Jailton da Silva
Nesta quarta-feira, dia 11 de março de 2009, foi o dia do aniversário do sr. Jailton da Silva, que atua diretamente na creche do CAIC.
Jailton é um dos colaboradores que ajuda na organização da creche, sempre pronto para colaborar naquilo que lhe for possível.
À ele, desejamos todo sucesso do mundo, muita felicidade e muita saúde. FELIZ ANIVERSÁRIO!
10 de março de 2009 - Aniversário da professora Renata Alves
Nesta terça-feira, dia 10 de março de 2009, quem fez aniversário foi a professora Renata Alves, que trabalha no turno matutino junto com os alunos do CPA (Ciclo da Pré-Adolescência).
A professora Renata representa uma grande profissional na equipe do CAIC, também é uma das que se esforça e se dedica para realizar seu trabalho com competência e, por isso, recebe, hoje, nossos votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO. Muita saúde, paz e felicidade!
08 de março de 2009 - Aniversário da professora Jamile de Andrade
Neste domingo, dia 08 de março de 2009, além de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, comemoramos também o aniversário da professora Jamile de Andrade.
A professora Jamile é uma das coordenadoras pedagógicas do CAIC, atuando pela manhã e pela tarde.
Trata-se de uma profissional esforçada, muito dedicada, junto à qual não existe contra-tempo ou problema que não possa ser resolvido.
Seu jeito de "menina" forte faz dela uma profissional capaz, competente e sempre de bem com a vida.
Hoje, por esse esforço, pela contribuição, pela vontade de sempre realizar o melhor, ela recebe, hoje, os nossos parabéns. FELIZ ANIVERSÁRIO, professora Jamile!
05 de março de 2009 - Aniversário da professora Maria de Fátima
Na quinta-feira, dia 05 de março de 2009, foi o dia do aniversário da professora Maria de Fátima Elias da Cruz. Ela trabalha no turno matutino e é uma das que batalha e se esforça pela qualidade de ensino dentro do CAIC.
Registramos, aqui, a passagem de seu aniversário e a desejamos muita paz, saúde e felicidade. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Registramos, aqui, a passagem de seu aniversário e a desejamos muita paz, saúde e felicidade. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
04 de março de 2009 - Aniversário da professora France Jane
Por conta de alguns impedimentos no provedor Blogspot, o Blog do CAIC ficou sem atualização durante alguns dias.
Por conta disso, deixamos de registrar a passagem de alguns aniversários e de publicar algumas notas importantes.
Hoje, nossas atualizações voltaram ao normal. E o nosso primeiro registro é sobre a passagem do aniversário de professora France Jane Silva.
Professora France Jane fez aniversário na quarta-feira, dia 04 de março.
Ela trabalha no CAIC no turno da manhã.
Com o seu jeito todo especial, planeja, organiza e realiza suas aulas com muita competência e profissionalismo.
Por isso tudo, registramos aqui a passagem de seu aniversário e desejamos muita paz, saúde e felicidade. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
terça-feira, 10 de março de 2009
Prefeitura de Itabuna inicia recadastramento dos servidores
A Prefeitura Municipal de Itabuna iniciou nesta terça-feira, dia 10 de março de 2009, o recadastramento de todos os servidores do município. Segundo a Secretaria de Administração, o recadastramento é necessário para que haja o real controle da Folha de Pagamento da prefeitura e também para que se localizem possíveis funcionários "fantasmas" (cadastros existentes na folha de pagamento, mas que não representam servidores que efetivamente comparecem ao serviço).
A prefeitura alerta ainda que os funcionários regulares (concursados) que não comparecerem ao recadastramento correm o risco de terem seus vencimentos cortados já no final deste mês de março.
Para o recadasmento, é necessário que o servidor esteja atento para os documentos que deverão ser apresentados:
1. CPF e RG; 2. PIS / PASEP; 3. Carteira de Trabalho (CTPS); 4. Quitação Serviço Militar (Reservista); 5. Título de Eleitor (Comprovante da última eleição); 6. Certidão de nascimento ou casamento; 7. Diploma ou Certificado de conclusão, devidamente registrado, autorizado pelo MEC, ou órgão competente (se houver); 8. Certidão nascimento dos filhos, (menor de 14 anos); 9. Comprovante de residência (água, luz ou telefone).
Para saber a data e o local onde o servidor deverá comparecer para fazer o recadastramento, é necessário fazer a consulta através do sítio virtual da prefeitura. Clique aqui para fazer sua consulta ou no banner localizado na parte de cima da coluna localizada no lado direito do blog.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Especial "Dia Internacional da Mulher"
Não era fácil ser mulher no século XXI, enfrentando os preconceitos e tabus trazidos pelos coloniadores portugueses.
A mulher na história
Quando os portugueses descobriram oficialmente o Brasil, em 1500, conquistaram um mundo - milhões de quilômetros quadrados de terra fértil, um paraíso desconhecido de madeiras, frutas e raízes comestíveis e um subsolo riquíssimo. Mas deram pouca atenção ao novo território e quando resolveram colonizá-lo para valer, já em meados do século XVI, assustaram-se com o que viram. Os poucos brancos, negros e índios que aqui estavam viviam longe da civilização européia, numa sociedade que parecia confusa aos portugueses.
Casamento, por exemplo, praticamente não havia. Pelo menos da forma como se entendia na Europa. Homens e mulheres viviam em concubinato, amasiados, ou sob diversas variantes da vida em comum. Apenas entre as classes mais abastadas havia o casamento convencional, que mantinha intacto o patrimônio da família e assegurava a proteção às famílias após deixarem a casa paterna. Fora essa minoria, ninguém "casava" mesmo.
E nisso, as mulheres tinham o aval da Igreja e do Estado, mas não seguiam regras convencionais: trocavam de homem quando lhes aprazia e tinham filhos com quem achavam melhor. Elas certamente escolhiam um companheiro único, muitas vezes, mas ele frequentemente partia atrás do trabalho, pouco tempo depois, deixando a mulher e seus filhos. Esses, por sua vez, tinham muitas mães, isto é, não eram criados apenas pela mãe biológica. Ajudavam nesta tarefa comadres, tias, avós e vizinhas, numa espécie de maternidade informal e coletiva: todo mundo tomava conta de todo mundo.
As mulheres acostumaram-se a criar seus próprios filhos e os de seu marido com outras mulheres, tanto quando de outros homens com outras mulheres. "O que importava era a rede de solidariedade estabelecida entre a mulher e sua prole", explica a historiadora Mary Del Priori, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Estudiosa dos assuntos femininos e da atualidade, Del Pri9ri mostrou que a mulher brasileira tem nada menos que 300 anos - ou seja, seus hábitos atuais e sua maneira de ser foram moldados, na verdade, a partir do século XVI.
Isso aconteceu justamente durante o conflito entre os colonizadores portugueses e a sociedade inicial do Brasil. Antes de mais nada é preciso dizer que os primeiros habitantes do Brasil tinham suas regras sociais, com direitos e deveres muito claros, ditadas pela própria comunidade. E eram boas regras: ser boa mãe, por exemplo, incluía a obrigação de cuidar das crianças de toda a comunidade. O problema é que os portugueses não estavam acostumados e não compreendiam aquelas normas e pretendiam impor seus próprios padrões de conduta no lugar daqueles que já existiam no país.
Queriam "colocar a casa em ordem", e logo perceberam que uma maneira de fazer isso era instituir o casamento à européia. A partir daí, a Igreja e o Estado passaram a remodelar o papel da mulher dentro da sociedade, tentando convencer a população das vantagens do casamento. Começaram instituindo proibições de todo tipo, determinando o que era "certo" para uma "mulher direita". Um recurso muito utilizado foram as altas multas que o Estado cobrava pelo concubinato em contraposição ao baixo preço dos casamento celebrados pela Igreja.
A campanha do "certo" e do "errado", porém, era mais profunda. Basta ver que até 1650 não existia tabús como o da virgindade obrigatória até o casamento. Quebrado em tempos modernos, este tabú ainda estava por nascer em 1600 e até o século XVIII era difícil achar alguém que se casasse antes de ter mantido relações sexuais. E que naquela época, ter filhos era muito importante. A mulher precisava provar ao homem que era fértil, engravidando antes do compromisso, uma regra consentida por toda a comunidade - inclusive pela Igreja, se tudo terminasse em casamento.
Vem daí, na verdade, a conhecida expressão "Vá se queixar ao bispo", porque quando o noivo fugia, deixando a donzela grávida ou já com filhos, esta ia reclamar com o bispo, que então mandava alguém atrás do fujão. O casamento era obrigatório, mesmo se a mulher não desse filhos ao homem na tentativa pré-nupcial. Só que então, conta Del Priori, vivia em separação de "cama e mesma". Significava que o marido podia repudiar a mulher com a qual já não teia relações sexuais, se não quisesse, ficando autorizado, pelo menos em princípio, a ter filho com outra. Sua própria mulher, porém, estava obrigada a continuar fiel.
Esse tratamento desigual devia-se às idéias da época segundo as quais a falta de filho era problema exclusivo da mulher; a infecundidade jamais decorria ao homem e, se a relação sexual só deveria acontecer para perpetuar a espécie, não havia motivos para que a mulher mantivesse novos relacionamentos. Outro aspecto interessante foram os "manuais de confessionários", onde até os beijos eram qualificados. Havia beijos aceitáveis, intermediários e inaceitáveis pela "mulher direita". O beijo "com sensação de seda" que se dava no nariz não era tão sério: purgava-se com cinco pais-nossos e cinco ave-marias, segundo os manuais da Igreja. Muito mais grave era o beijo com "sensação de veludo", purgável de joelhos após um rol maior de orações. As relações sexuais também tinham suas regras e também excluíam o prazer por ter uma função escatológica; isto é, serviam para a salvação da alma por trazer crianças ao mundo. A própria paixão era combatida porque, supostamente, "botava o casamento de ponta-cabeça". Amor era um sentimento que se devotava exclusivamente a Deus; ao marido, a mulher devia apenas obediência, reverência e temor. O marido, por sua vez, deveria sentir apenas piedade da esposa, por era um ser mais fraco.
É claro que esse modo de vida encontrou resistência entre as mulheres. Na verdade, ela entrincherou-se no próprio lar - a qual, em decorrência dessa nova ordem imposta pelo Estado e pela Igreja, estava de certa maneira presa. Aí foi adquirindo conhecimentos muito específicos sobre doenças, ervas curativas, parto e sobre o seu próprio corpo. Não admirava que estes conhecimentos lhe tenham valido, muitas vezes, a qualificação de bruxa ou feiticeira, pois contrapunham-se aos dos médicos ou dos padres, ameaçando o mundo masculino.
Ao longo dos séculos tudo mudou e aquela sociedade do século XVIII, de uma forma ou de outra, não voltaria a existir. Mas o futuro não foi imposto apenas: foi construído dentro do conflito e, pelo menos em parte, o tiro saiu pela culatra - de claustro para as "megeras domáveis", o lar transformou-se em território dominado pela mulher, quartel-general de onde ela saiu, três séculos depois, para assumir novos espaços na sociedade.
ALVES, Januária Cristina. In: Superinteressante, ano 8, nº 4. São Paulo, Abril, 1994.
Especial "Dia Internacional da Mulher"
Você sabia?
Você sabe por que o dia 8 de março é dedicado à mulher? Nesse dia, em 1857, mulheres norte-americanas fizeram greve em uma fábrica em Nova Yorque. Para reprimir a greve, policiais atearam fogo na fábrica, matando 129 operárias grevistas. As mulheres exigiam a redução da jornada de trabalho para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Esse dia tornou-se um marco na história de luta das mulheres por seus direitos como cidadãs e profissionais.
MACEDO, José Rivair & OLIVEIRA, Mariley W. Brasil, Uma História em Construção. São Paulo, Editora do Brasil, 1996.
Especial "Dia Internacional da Mulher"
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Esta data é um atestado de que ainda existem diferenças de direitos entre homens e mulheres. É a prova concreta da discriminação, já que é necessário um dia especial para chamar a atenção sobre esse problema.
terça-feira, 3 de março de 2009
03 de março de 2009 - Aniversário da profª Anaildes Moreira
Nesta terça-feira, dia 03 de março de 2009, comemora-se o dia do aniversário de professora Anaildes Moreira dos Santos Andrade.
Professora Anaildes é da área de Matemática e empresta seu conhecimento, seu esforço e sua aptidão para os jovens do CAD (Ciclo da Adolescência).
É ela uma das que trabalha diretamente para que, ao saírem da escola, nossos jovens estejam efetivamente preparados para enfrentarem as situações da vida e o mercado de trabalho.
Assim, não só por integrar nossa equipe, mas também por ser uma grande profissional, ela recebe hoje os nossos votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO.
Parabéns, profa. Anaildes. Muita paz e muita saúde para você.
02 de março de 2009 - Aniversário de profa. Rosana
Nesta segunda-feira, dia 02 de março de 2009, foi o aniversário da professora Rosana dos Santos Oliveira.
Professora Rosana atua na creche, nos turnos matutino e vespertino.
Professora Rosana atua na creche, nos turnos matutino e vespertino.
E por emprestar seu carinho, sua dedicação, sua formação no magistério às crianças da creche, ela é quem recebe de volta um pouco desse carinho.
Parabéns, professora Rosana. FELIZ ANIVERSÁRIO!
Novidades no mês do Dia Internacional da Mulher
Nesta semana, teremos a passagem do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março.
Dentro do CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado, as mulheres representam mais de 90% do quadro de professores e funcionários.
Isso significa dizer que são elas que se esforçam, se dedicam, se doam para a tarefa de fazer da escola um centro de referência na área de Educação.
E não é só isso. Se as mulheres representam a grande maioria das pessoas que fazem com que a escola funcione, dentro do CAIC reproduz-se uma realidade que vem de fora para dentro. As mulheres, hoje, não são maioria somente na quantidade de pessoas, mas são maioria na sociedade como um todo. Planejando, criando, executando ou gerenciando o que quer que seja, essas mulheres são as mesmas que há algumas décadas atrás lutavam por igualdade.
Contudo, a luta persiste e continua. Apesar de tudo, em muitos casos o preconceito contra a mulher faz com que muitas delas recebam salários menores do que os dos homens, mesmo desempenhando as mesmas funções. Um exemplo claro ocorre nas muitas lavouras agrícolas das zonas rurais do país afora. Patrões e chefes se acham no direito de cobrar um salário menor das mulheres por acreditarem que, em termos de esforço, elas produzem menos. Isso está errado!
Por isso, a luta continua e por isso o Blog do CAIC não poderia deixar essa data passar desapercebida. Na cidade de Itabuna, por exemplo, persiste os crimes de violência contra a mulher. E isso também tem que mudar.
Nessa semana, o Blog vai publicar uma série de textos adaptados que enfatizam a importância da mulher na sociedade.
E à todas elas e, principalmente, às nossas professoras e funcionárias, toda nossa homenagem é muito pouco perto do que vocês representam. Parabéns pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
26 de fevereiro - Aniversário de profa. Elizana Rodrigues
O mês de março já chegou mas nosso blog não poderia seguir com suas postagens normais sem deixar de registrar o último aniversário do mês de fevereiro.
Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro de 2009, foi o dia do aniversário de profa. Elizana Rodrigues Moura.
Profa. Elizana atua na creche nos turnos matutino e vespertino.
Hoje ela recebe nossa homenagem e o nosso carinho, pela passagem do dia do seu aniversário e também por ser nossa grande colaboradora, emprestando o seu carinho às crianças do CAIC.
FELIZ ANIVERSÁRIO, Elizana. Muita paz e saúde para você.
Assinar:
Postagens (Atom)
Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC
1/3 de férias
(1)
100 mil
(1)
15 anos
(1)
1º dia de aula
(1)
200 mil acessos
(1)
3 anos
(1)
7 de Setembro
(1)
Abolição da Escravatura
(1)
Acessos
(1)
Ações Inovadoras no Livro Didático
(1)
Adeildo Marques
(1)
Administração
(1)
Adriana Santos
(1)
Adriana Silva
(1)
Adultos quebrados
(1)
AETU
(2)
África de Todos Nós
(2)
Agricultura Familiar
(1)
Água
(1)
Alcântara Pellegrini
(1)
Aleijadinho
(1)
Alimentação Escolar
(1)
Alineci Cardoso
(4)
Alô CAIC
(1)
Alunos da Casa
(1)
Amanhã...
(1)
Anabela de Malhadas
(1)
Aniversariantes de Maio
(1)
Aniversário
(6)
Aniversário do Blog do CAIC
(1)
Aniversário do CAIC Jorge Amado
(1)
Antônio Carlos
(1)
Aprendizagens e Cidadania
(1)
Apresentação de resultados
(1)
Aquisição de Equipamentos
(1)
Ara Ketu
(1)
Armas no Brasil
(1)
Arte-Educação
(5)
Assessoria aos Conselhos Escolares
(3)
Assessoria de Desporto e Lazer Escolar
(1)
Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais
(1)
Assessoria Técnico Pedagógica
(1)
Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental
(1)
Aumenta Um Ponto"
(1)
Aumento de Salário
(4)
Aumento Salarial
(1)
Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação'
(1)
Avaliação Externa
(2)
Avaliativas
(2)
Bahia
(1)
BBC Brasil
(1)
Biblioteca
(3)
Blog do CAIC
(6)
Blog Itabuna Centenária
(1)
Boas maneiras
(1)
Bolsa Família
(4)
Brasil
(1)
Brasil Carinhoso
(1)
Bullying
(3)
CAD
(3)
CAD I - "B"
(1)
CAD II
(1)
CAD III
(2)
Café Filosófico
(2)
Café História
(1)
CAIC Jorge Amado
(10)
CAIC premiado
(2)
Caldeirão do Huck
(1)
Calendário de Matrícula
(2)
Campanha
(3)
Campanha da Fraternidade
(3)
Campanha de Vacinação
(2)
Canto e Coral
(1)
Capacitação
(2)
Capitão Azevedo
(1)
Capoeira
(2)
Carlos Marques
(17)
Carta da Terra
(1)
Cartão de Crédito
(1)
Carteira de Identidade
(2)
Carteira de Passes Estudantis
(1)
Casa Própria
(1)
Casa Publicadora Brasileira
(1)
Celular
(1)
Censo 2010
(2)
Centenário
(1)
Centenário de Itabuna
(11)
Centenário de Jorge Amado
(1)
Centrais de Monitoramento
(2)
CEPEI
(1)
CEPLAC
(1)
Certificação
(2)
Chamada Pública
(2)
Chico Bento
(1)
Chocolate Filosófico
(1)
Ciclo da Adolescência
(13)
Ciclo da Infância
(4)
Ciclo da Pré-Adolescência
(8)
Ciclo ou Seriação
(1)
Ciclos de Desenvolvimento Humano
(1)
CIDEB
(2)
Ciências da Natureza
(1)
Cinto de Segurança
(1)
Circuito Interno de Som
(1)
Claudio Reis
(2)
Cláudio Reis
(1)
Cláudio Zumaeta
(1)
Cleuma
(2)
CNBB
(1)
Colação de Grau
(2)
Colégio Maria de Lourdes
(1)
Com Esse Pecado
(1)
Comissão Eleitoral
(1)
Como Ler
(2)
Comportamento
(1)
Computadores e Notebooks
(1)
Concursados
(1)
Concurso
(10)
Concurso Editora Abril
(1)
Concurso FTD Cultural
(1)
Confraternização
(1)
Confraternização dos Aniversariantes
(1)
Congresso
(2)
Congresso do PME
(1)
Conselho de Alimentação Escolar
(4)
Conselho Escolar
(25)
Conselho Municipal da Educação
(3)
Construir Notícias
(26)
Consumismo Desenfreado
(1)
Contrato Social
(1)
Convocação
(2)
Coordenadores Pedagógicos
(3)
Copa do Mundo
(3)
Corpus Christi
(1)
Correio Brasiliense
(1)
Correio dos Municípios
(1)
CPA
(1)
CPF
(1)
Creche
(4)
Creche Gil Nunesmaia
(1)
Criança Desaparecida
(1)
Crianças fortes
(1)
Cristianismo
(1)
Cultura
(1)
Cultura Nordestina
(1)
Curiosidades
(2)
Curso de Fantoches e Dedoches
(1)
Curso de Informática
(2)
Curta na Escola
(2)
Dança
(1)
Danosse
(1)
Datas e Horas
(1)
Defensoria Pública
(1)
Denilton Santos
(1)
Departamento de Acompanhamento da Gestão
(3)
Departamento de Educação Básica
(3)
Departamento de Infra-Estrutura
(1)
Departamento de Projetos Integrados
(8)
Desenho
(1)
Desenvolvimento Sustentável
(1)
Desfile de 7 de setembro
(3)
Deveres do Professor
(1)
Dia "D"
(9)
Dia da Amizade
(1)
Dia da Consciência Negra
(2)
Dia da Família
(1)
Dia da Mães
(1)
Dia das Crianças
(1)
Dia do Diretor de Escola
(1)
Dia do Estudante
(1)
Dia do Funcionário Público
(1)
Dia do Índio
(1)
Dia do Professor
(10)
Dia Internacional da Mulher
(2)
Dia Internacional do Consumidor
(1)
Dia Mundial da Água
(1)
Dia Nacional do Livro Infantil
(1)
Dia X
(1)
Diego Raniery
(1)
Dinalva Melo
(1)
Dinheiro
(1)
DIREC 7
(1)
Direitos do Professor
(1)
Diretores
(1)
Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental
(1)
Distribuidora Kastor
(1)
Ditados Populares
(2)
DPPIG
(2)
Drogas
(1)
EaD
(1)
Ecologia
(4)
Edital
(1)
Editora FTD
(1)
Educação
(8)
Educação Ambiental
(9)
Educação Física
(4)
Educação Inclusiva
(5)
Educação Infantil
(6)
Educação Profissional
(1)
Educação.com Ciência e Tecnologia
(1)
Educatran
(1)
Eleição
(4)
Eleição 2010
(11)
Ellen Samille
(1)
Empossamento
(2)
Encerramento
(2)
Encerramento de Semestre
(1)
Encerramento do Ano Letivo
(2)
Enquete
(2)
Ensino Médio
(1)
Ensino Técnico
(1)
Entender e Redigir um Texto
(1)
Entre na Casa pela Causa
(1)
Eric Thadeu
(2)
Escola
(2)
Escola Ativa
(1)
Escola dos Sonhos
(1)
Escola em Tempo Integral
(10)
Escolinha de Futebol
(1)
Espaço Educar
(3)
Esporte
(1)
Estádio de Esporte Amador
(1)
Estudantes
(1)
Ética
(1)
Ewerton de Souza
(1)
Experiência
(1)
Fancaic
(2)
Fanfarras
(1)
Feliz Ano Novo
(1)
Feliz Natal
(1)
Fernando Aprígio
(1)
Ferramenta Pedagógica
(1)
Festejos Juninos
(2)
Festival de Curtas Digitais
(1)
FGTS
(2)
Filosofia
(4)
Final de Ano
(1)
Financiamento
(1)
FNDE
(4)
Folha de São Paulo
(1)
Fones de Ouvido
(2)
Formação dos monitores 'Mais Educação'
(4)
Formatura
(2)
Fórum da Adolescência
(1)
Fórum do CME
(1)
Frase para o Centenário
(1)
Frei Betto
(1)
Frequencia Escolar
(1)
Funcionários
(12)
Funcionários de Apoio
(1)
GACC
(1)
Geografia
(1)
Gildecy
(1)
Ginástica Rítmica
(1)
Gincana
(1)
Governo do Estado
(1)
Governo Federal
(5)
Graça Viana
(5)
Greve
(2)
Grigri
(1)
Gripe
(2)
Gripe Suína
(2)
Grupo de Apoio à Criança com Câncer
(1)
Guarda Civil Municipal
(1)
Guarda Municipal
(1)
Guilherme Arantes
(1)
Gustavo Lisboa
(20)
Hamilton Weneck
(1)
Hino Oficial
(1)
Hino Oficial de Itabuna
(4)
História em Quadrinhos
(1)
Homenagem
(1)
Horário de Verão
(2)
Humor
(1)
IBGE
(2)
IFBA
(2)
Igreja Adventista do Sétimo Dia
(1)
Igreja Católica
(1)
Ilhéus
(1)
Inauguração
(1)
Incentivo à leitura
(1)
Inclusão Digital
(2)
Inclusão Social
(2)
Independência da Bahia
(1)
Independência do Brasil
(3)
Inês Sobrinho
(1)
Influenza
(1)
Informática Básica
(2)
Início das Aulas
(2)
Início do Ano Letivo
(1)
Instituto Maurício de Sousa
(1)
Integração Escola Comunidade
(1)
Internet
(1)
IRIS
(3)
Israel Nunes
(1)
Itabuna
(2)
Itabuna - 101 anos
(4)
Jacir Venturi
(1)
Jamile Barros
(2)
Jardim da Infância
(1)
Jorge Amado
(5)
Jornada Pedagógica
(13)
José Ademaques
(1)
José Sidenilton Pereira
(1)
Kleyomara Albuquerque
(2)
Laboratório de Aprendizagens
(1)
Laboratório de Informática
(1)
Laboratório Multifuncional
(2)
Lampião
(1)
Lançamento do "Pátria Amada"
(1)
Lápis na Mão
(1)
Lar Fabiano de Cristo
(1)
Lei
(1)
Leitura
(1)
Leitura e Escrita
(1)
Leitura na Praça
(1)
Leituras Valdelicianas
(1)
Ler é 10
(2)
Liberdade de Imprensa
(1)
Lição de Vida
(1)
Licitação
(2)
Lições de Vida
(1)
Língua Portuguesa
(6)
Lions Club Internacional
(1)
Lions Club Itabuna - Grapiúna
(1)
Lions Clube de Itabuna - Grapiúna
(1)
Literatura
(1)
Literatura de Cordel
(1)
Livro Didático
(1)
Livro Infantil
(2)
Lixo
(1)
Luciano Huck
(1)
Luiz Gonzaga
(2)
Luiz Gustavo Fidelman
(1)
Mães
(1)
Magistério Municipal
(1)
Mais Educação
(32)
Mantenha Cheio Seu Balão
(1)
Maratona de Soletração
(2)
Marcelo Ganem
(1)
Márcio Abreu
(1)
Maria da Paz Gonsalves
(1)
Maria de Fátima Elias
(6)
Maria Lúcia Bittar Santos
(1)
Maria Sandra Andrade Santos
(1)
Mariegna Farias
(1)
Matemática
(2)
Matrícula
(4)
Maurício de Sousa
(1)
Mayra Jorge
(1)
MEC / SECAD
(1)
Medalha Paulo Freire
(1)
Meire Aparecida Pedersoli
(1)
Membros Eleitos
(1)
Merenda Escolar
(1)
Mestrado
(1)
Mestrado em Matemática
(1)
Minha Casa Minha Vida
(1)
Minha Cidade
(2)
Minha Escola: Meus Espaços de Vivências
(5)
Minhas Memórias Grapiúnas
(1)
Ministério da Cultura
(1)
Ministério da Educação
(4)
Ministério da Saúde
(1)
Ministério Público
(1)
Miralva Moitinho
(1)
Mitos da Grécia
(1)
Moacir Gadotti
(3)
Moedas
(1)
Monitoramento
(1)
Mostra de Arte
(1)
Mostra Fotográfica
(1)
Mostra Sócio-Cultural
(1)
Motivação
(1)
MP Cidadania
(1)
Muro do CAIC
(4)
Música
(1)
Musical de Natal
(1)
Mutirão da Cidadania
(3)
Não"
(1)
Nas Ondas do Intervalo
(2)
Natal
(4)
Nildo Lage
(1)
Nota de Esclarecimento
(1)
Novas Cédulas
(1)
Novas Tecnologias
(1)
Novo Diretor
(1)
NTM
(6)
O Bairro Se Diverte
(1)
O Circo na Escola
(3)
O Mistério do Armário
(3)
O Patinho Feio
(1)
Odilon Pinto
(2)
Oficina de Educação Ambiental
(1)
Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje
(1)
Ônibus
(1)
Os Saltimbancos
(2)
Ousarme Citoaian
(14)
Padre Cosme Sérgio
(1)
Pagamento
(1)
Pais
(1)
Pais e Adolescentes
(1)
Pais e Mestres
(1)
Palavra de Blogueiro
(3)
Páscoa
(2)
Passe Estudantil
(1)
Passeio
(1)
Paternidade Responsável
(1)
Pátria Amada
(14)
Paula Cátia
(5)
Paulo Freire
(1)
Paulo Pannan
(1)
Paz
(2)
PDE
(3)
Pense Nisso
(1)
Personalidade Municipalista
(1)
Pesquisa
(1)
Petrobras
(1)
Pimenta na Muqueca
(18)
PIS/PASEP
(3)
Piso Salarial do Magistério
(1)
Placas de Itabuna
(1)
Planeta Terra
(1)
Plano de Cargos e Salários
(1)
Plano de Desenvolvimento da Escola
(3)
Plano Municipal da Educação
(1)
Pluralidade Cultural e Identidade Nacional
(1)
PNAE
(5)
Poesia
(1)
Polícia Militar
(1)
Portabilidade Bancária
(1)
Portal Brasil
(1)
Porto Seguro
(1)
Posse dos diretores
(1)
Posse dos Novos Conselheiros 2010
(1)
Pré-Escola
(1)
Pré-Escola 2010
(1)
Prefeitura de Itabuna
(6)
Prêmio Viva Leitura 2012
(1)
Prestação de Contas
(1)
Primeiro dia de aula
(1)
Processo Seletivo
(1)
PROCON nas Escolas
(2)
Produtos Roubados
(1)
PROEJA
(4)
PROERD
(1)
Professora Cida
(2)
Professores
(9)
PROFMAT
(1)
Progestão Municipal
(2)
Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga"
(1)
Projeto "Cidadania Já"
(1)
Projeto Salutar
(6)
Projeto Vivenciando Valores
(1)
Projetos Finais 'Mais Educação'
(1)
Projetos Integrados
(1)
Pulseira do Sexo
(3)
Quebrando o Silêncio
(1)
Quem Conta um Conto
(1)
Racismo
(1)
Rádio Escolar
(1)
Reajuste Salarial
(1)
Real
(1)
Recadastramento
(7)
Reciclagem
(1)
Recuperação de Equipamentos Roubados
(1)
Redação
(6)
Reforma administrativa
(1)
Reforma do CAIC
(2)
Regime semi-integral
(1)
Reginaldo Paim
(1)
Registro de Identidade Civil (RIC)
(1)
Regulamento
(1)
Rei do Baião
(1)
Religião
(1)
Religiosidade
(2)
Renovação de Matrículas
(1)
Repasse de Móveis
(1)
Reunião
(2)
Reunião de Pais e Mestres
(2)
Reunião entre Gestores
(1)
Reutilização de Óleo de Cozinha
(1)
Revista Nova Escola
(1)
Rio de Janeiro
(1)
Rita Barreto
(3)
Rita Lima
(1)
Rosângela Conceição
(1)
Rosângela Marinho
(1)
Sabão Artesanal
(1)
Sabão Ecológico
(1)
Salário Mínimo
(1)
Sandra Damasceno
(1)
Santas Missões
(2)
São João
(1)
Sarinha Alcântara
(1)
Saúde
(1)
SEC Itabuna
(24)
Sec. Meio Ambiente
(1)
Secretaria
(1)
Secretaria da Educação
(64)
Secretaria de Administração
(1)
Secretaria de Assistência Social
(4)
Secretaria de Esportes
(1)
Secretaria de Transporte e Trânsito
(4)
Segurança Infantil
(1)
Segurança nas Escolas
(1)
Segurança Pública
(2)
Seleção
(4)
Selma Barbosa
(1)
Semana Cultural
(1)
Semana da Educação Infantil
(2)
Semana da Família
(1)
Semana Nacional de Trânsito
(3)
Semana Nacional do Trânsito
(1)
Seminário
(2)
Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna
(1)
Sérgio Marcelo Salvino Bezerra
(1)
Servidor Público
(2)
Servidores municipais
(3)
Símbolo do Coração
(1)
SIMPI
(1)
Simpósio de Educação Infantil
(1)
Sindicato do Magistério Público de Itabuna
(1)
SINDSERV
(3)
Sistema de Segurança
(1)
Soldado Adriana Chachá
(1)
Soletrando 2011
(1)
Solidariedade
(1)
SOS Mata Atlântica
(1)
Sueli Ribeiro
(5)
Tecnologias
(1)
Telefone Público
(1)
Tenente Emmanoel Almeida
(1)
Tereza Oliveira
(1)
Thainara Santos
(1)
Tia Fafá
(3)
Tipos de Professores
(1)
Tiro de Guerra
(1)
Torre Copos
(1)
Tragédia climática
(1)
Trânsito
(1)
Transtorno Bipolar
(1)
Trupe da Biblioteca Itinerante
(1)
TV CAIC Jorge Amado
(2)
TV Santa Cruz
(1)
Twitter
(1)
Um Computador Por Aluno
(2)
Unidades Escolares
(1)
UNIME
(1)
Universo Parelelo
(14)
UOL
(1)
UOL Educação
(1)
UOL Literatura
(1)
Utilidade Pública
(1)
Utilização da Água
(1)
Vacinação
(2)
Vacinação contra a gripe
(1)
Val Cabral
(1)
Valorização da Paternidade
(1)
Vandalismo
(1)
Velho Carpinteiro
(1)
Vice-diretores
(1)
Vídeos Engraçados
(1)
Vila Anália
(1)
Violência
(4)
Violência Doméstica
(1)
Violência nas Escolas
(1)
Violência Sexual
(1)
Vírus H1N1
(2)
Viviane Kelly Farias
(1)
Webconferência
(2)
Wilton Mourão Barbosa
(1)
Xadrez
(4)
Xixi Sustentável
(1)
Zélia Possidônio
(4)
Zuleica
(1)