Na reunião, a professora Maria Rita destacou que o CAIC foi uma das poucas escolas que teve o PDE 2009 / 2010 aprovado. Ela enfatiza que essa conquista se deu graças ao empenho de todos os professores e funcionários que reuniram-se durante algumas semanas para elaborarem as propostas que, agora, foram aprovadas.
Isso significa que o CAIC dá um passo a frente no seu papel de conseguir os recursos necessários para melhorar a qualidade de ensino na escola.
Na reunião, a professora apresentou detalhadamente todo o conteúdo do PDE e como serão investidos os recursos que serão liberados nos próximos meses.
Abaixo, seguem algumas fotos da reunião e texto integral da ata:
Ata de reunião do PDE. Aos cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e nove, realizou-se, na Sala de Vídeo deste CAIC – Centro de Integração à Criança Jorge Amado, localizado no Caminho 6, Sem Número, Parque Residencial URBIS II, Bairro Jardim Primavera, nesta, a reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento da Escola, já aprovado pelo MEC – Mnistério de Educação e Cultura e que deverá, portanto, ser aplicado no biênio 2009 / 2010. A professora Maria Rita Barreto, na qualidade de Coordenadora do PDE, deu início a reunião, explicando que o cumprimento de todas as tarefas depende da união de todos os profissionais, ressaltando-se as responsabilidades do Gestor da escola, dos coordenadores e de todos os outros profissionais direta ou indiretamente envolvidos. Ela explicou também o que é uma escola e quais as funções de cada um dos membros participantes do PDE. Ela destacou que este PDE resulta de uma série de reuniões, realizadas para que se identificassem os principais problemas do processo ensino-aprendizagem desta Unidade Escolar, suas causas, as estratégias para solucioná-los e que contribuições cada professor pode dar, em cada turno da escola para que essas estratégias resultem nos objetivos traçados, ou seja, na solução dos problemas e no aumento gradativo do aproveitamento escolar dos alunos e da nota obtida pelo CAIC na “Provinha Brasil” e no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, projetos criados pelo Governo Federal para averiguar o desempenho da escola. A professora Maria Rita Barreto explicou, ainda, o motivo pelo qual o PDE exige um Plano de Estratégias e uma Sistematização Organizacional das ações a serem efetivadas. Foi explicado que essa Sistematização se concretiza na Tabela do Plano de Estratégias, onde delinearam-se os dois principais problemas da escola (baixo aproveitamento dos alunos nas duas principais disciplinas do Currículo Escolar – Língua Portuguesa e Matemática; e a falta de integração da escola com os pais e com a comunidade), sobre os quais foram desenhadas todas as metas do PDE 2009 / 2010. A Coordenadora Pedagógica, professora Maria das Graças Viana, fez uma pequena intervenção para refutar que o esforço individual de cada um é imprescindível para que os objetivos esperados sejam alcançados, principalmente no que se refere à adequação das metas à proposta escolar apresentada no PDE. A professora Maria Rita Barreto deu continuidade falando também que, um melhor desempenho do aluno depende do planejamento dos professores em cada disciplina. Ela demonstrou também que a realização de Oficinas específicas em cada área deverá contribuir para que haja uma melhoria na qualidade de ensino da escola. Nesse ponto, traçaram-se, ponto a ponto, cada uma das metas a serem efetivadas, prazos para que cada uma se realize, responsáveis e corresponsáveis por cada meta, quais os objetivos de cada meta e quais indicadores deverão ser produzidos para que se faça o diagnóstico sobre o resultado de cada uma delas. O mesmo ocorreu quando apresentou-se o segundo objetivo geral a ser alcançado pelo PDE, que é o de aproximar mais a comunidade e os pais dos alunos do ambiente escolar. Falou-se sobre a necessidade de se realizar encontros, atividades, oficinas que envolvam mais diretamente os pais dos alunos e a comunidade como um todo. Ao final da reunião, a professora Maria Rita Barreto apresentou as ações que envolvem a aplicação financeira do PDE, destacando-se, pontualmente, cada uma dessas ações, bem como os valores que serão investidos e o que se pretende realizar. Ela disse que o PDE 2009 / 2010 do CAIC Jorge Amado contará com o investimento total da ordem de R$21.500,00 (vinte e um mil e quinhentos reais), sendo que R$15.050,00 (quinze mil e cinqüenta Reais) serão investidos nas Ações de Custeio (aquisição de materiais de consumo, tais como folhas de papel ofício, cola, canetas, lápis, etc.) e R$6.450,00 (seis mil, quatrocentos e cinqüenta Reais) serão investidos nas Ações de Capital (aquisição de materiais permanentes, tais como eletroportáteis, móveis, etc.). Cada uma dessas ações foram apresentadas individualmente, bem como de que forma cada uma dessas ações se enquadra no Quadro Financeiro deste PDE. Ao apresentar as ações específicas de aquisição de materiais desportivos, o professor Cláudio Reis registrou sua preocupação sobre a qualidade do material a ser adquirido. A professora Maria Rita Barreto ressaltou que cada material foi solicitado diretamente pelos professores da área de Educação Física e que cabe a esses profissionais cuidar para que o material adquirido apresente uma qualidade satisfatória, respeitando-se os valores ajuizados para aquisição dos mesmos. Ao final da reunião, a professora Maria Rita Barreto agradeceu a presença de todos e se colocou a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizessem necessários. Nada mais havendo a acrescentar, eu, Dirlei Melo Nascimento, lavro a presente ata, que vai assinada por mim e por todos os demais presentes. Itabuna, 05 de junho de 2009.
Um comentário:
Parabéns pela conquista!
Gostaria muito de conhecer o PDE-PAF do CAIC Jorge Amado.
Farei dele uma referência técnica!
Muito Obrigada!
Maria Cristina Giovani Oliveira
Cristinamuriaesee@gmail.com
Postar um comentário