Como resultado da campanha de incentivo à leitura desenvolvida pela Editora Abril, em comemoração aos 100 anos de Itabuna, 18 escolas da rede municipal de ensino estão participando do Projeto Promoção Centenário. A iniciativa irá premiar com computadores seis escolas do município e da rede estadual que receberem maior número de indicações entre os leitores, que adquirirem revistas da Editora Abril nas bancas de Itabuna.
Lançado no último dia 6 de agosto, o Projeto será desenvolvido até o mês de dezembro, quando acontece a premiação. Além das unidades escolares, a Editora Abril irá recompensar também leitores, com a concessão de assinaturas semestrais, e proprietários de bancas de revistas, com o sorteio de notebooks. Para estimular a campanha farto material de divulgação foi distribuído entre as escolas e as bancas.
Segundo explicou as diretoras da Distribuidora Kastor, Lúcia Kastorksky e Maria Ieda Pinho, representantes da Editora Abril no sul da Bahia, durante o período da promoção os leitores que compram revistas diretamente nas bancas terão a oportunidade de indicar uma das 25 escolas que participam da promoção. Tais escolas estão recebendo, mensalmente, um relatório do número de indicações e, semanalmente, um exemplar de revista Veja.
Desenvolvimento Intelectual
“A preocupação da Editora Abril, ao promover esta campanha, é incentivar a leitura entre os alunos da educação básica e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, pois o hábito da leitura é algo intrínseco ao desenvolvimento intelectual”, argumenta. Lúcia observa que outro aspecto positivo da campanha é a o envolvimento da comunidade escolar, da família, dos leitores e dos proprietários de bancas de revistas, formando uma rede pela causa da educação.
“Trata-se de um esforço coletivo cujo foco principal é a educação. Neste sentido, a participação da comunidade é muito importante”, frisa Ieda Pinho. Entre os meses de agosto e setembro aproximadamente um mil leitores aderiram à campanha. Ela acrescenta que, através da Fundação Victor Civita, mantida pela Editora Abril, outros importantes projetos poderão ser implantados em Itabuna, a exemplo da Revisteca Pública, que já funciona em outras cidades do Brasil, como Volta Redonda (RJ) e Londrina (PR).
As unidades de ensino da rede municipal que fazem parte da campanha são: Escola Antônio Menezes Filho; Escola Cleonice Almeida; Escola Espírita Emanuel; Escola Fernando Cordier; Escola Municipal Santa Inês; Escola Novo Horizonte; Escola Rainha dos Anjos; Escola São Paulo da Cruz; Escola Só o Amor Constrói; Escola Tobias Barreto; Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado Júnior; Centro de Educação Psciopepagógico da Educação Inclusiva (Cepei); Centro Social Urbano; Creche Elzo Pinho de Magalhães; Creche Ester Gomes; Creche Otaciana Pinto; e a Creche Pequeno Aprendiz. A primeira leitora que ganhou uma assinatura de 6 meses de uma revista da Editora Abril foi Laura Maria Santos Machado, cliente da banca Barrakitika, na Avenida do Cinquentenário.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, em 06/10/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário