“A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e sua principal finalidade é o desenvolvimento integral da criança até os seis anos. Por isso a importância de trabalhar seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social”. Esse foi um dos temas mais discutidos nesta quarta-feira (29), durante a Primeira Semana de Educação Infantil, promovida pela Secretaria da Educação de Itabuna (SEC). O encontro acontece até o dia 1º. De outubro, no auditório da FTC e reuniu diretores, professores e coordenadores de creches e de pré escolas da rede municipal de ensino.
Quem falou sobre o assunto foi a representante nacional da RedSolare Brasil, Marília Dourado, destacando o tema:a arte e o lúdico. Mas antes, a diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, Fátima Vasconcelos, representando o prefeito Capitão Azevedo e o Secretário da Educação, Gustavo Lisboa, destacou a importância do encontro “que discutiu um dos temas de maior relevância para todos envolvidos com a educação infantil”.
“As crianças com até seis anos têm características e necessidades diferenciadas das demais idades e é neste sentido que temos que nos preocupar. É preciso conquistar esse aluno para que ele não queira sair da escola”. Fátima disse ainda que a educação infantil tem papel fundamental para a formação e o futuro do estudante e, consequentemente, do cidadão.
Marília Dourado concordou, adiantando que as instituições de educação infantil devem tornar acessível a todas as crianças, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e sua inserção social. ”Elas têm que ter vez, voz, respeito e todos os demais direitos assegurados. As crianças podem transformar o mundo”. Ela informou que o Brasil não conseguiu atingir a meta de 50% de cobertura na educação infantil. “Infelizmente, atingimos apenas 19% e na Bahia os números foram ainda mais baixos: 10%, o que é lamentável”.
Programação
No primeiro dia de encontro, houve palestras das professoras Nanci Fetral, de Salvador, que falou sobre a prática de ateliê no espaço de educação infantil, Jaimara Reis e Cleide Fernandes, da Creche Santa Maria Goereti, de Itabuna que relataram as possibilidades da prática no ateliê infantil. Uma mesa redonda discutiu o tema “por dentro da educação infantil”.
Na quinta-feira (30) uma das palestras será feita pela coordenadora do Cepei, Marisa Aguiar, que abordará “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Na programação constam ainda apresentação de vídeo, momento cultural com alunos do Cepei e a apresentação de aristas regionais.
Para a professora Lidiane Batista, da Creche Ester Gomes, o encontro serviu para a troca de idéias e experiências entre os participantes, visando a melhoria da qualidade do ensino a partir da atenção diferenciada. “Uma escola precisa ser um lugar agradável,estimulante, educativo, seguro, afetivo e com professores preparados para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e de crescimento”.
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – direto do site da Prefeitura de Itabuna, em 29/09/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário