sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Educação de Itabuna tem melhor desempenho

A Secretaria da Educação está comemorando os resultados obtidos pela Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna em 2010 que, segundo o secretário Gustavo Joaquim Lisboa, foi o melhor nos últimos seis anos. A melhora nos índices da Educação Grapiúna tem como base os números apontados através da Provinha Brasil e a Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, bem como o Índice da Eficiência da Escola Pública (Iepe) implantado em 2009 pela SEC.

Lisboa observa que nos últimos seis anos a Secretaria da Educação vem implementando diversas intervenções visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na Rede Municipal. O secretário cita a implantação do Sistema de Avaliação do Lapis - Laboratório de Aprendizagens – em 2007.

“De lá para cá, outras tantas metodologias de avaliação foram melhoradas, ampliadas ou criadas, a exemplo do Iepe, que busca diagnosticar o desempenho da Educação a partir de três dimensões: aluno, professor e infraestrutura da unidade escolar”, argumenta. De acordo com Gustavo, as escolas são avaliadas a partir de indicadores que vão de 0 a 1.

“Quanto mais a escola estiver próxima do índice 1 melhor a sua eficiência da escola, quanto mais perto de 0 pior será o desempenho”, elucida Lisboa. Ele adianta que os números do Iepe 2010 ainda estão sendo trabalhados, porém, o que chama à atenção dos técnicos e diretores da SEC são os resultados da aprova aplicada ao Ciclo da Infância (CIN II), para crianças de 7 a 8 anos, ao Ciclo da Pré-Adolescência (CPA II), para os alunos de 10 a 11 anos, e ao Ciclo da Adolescência (CAD III), para os estudantes de 14 anos.

Evolução dos alunos

No que diz respeito ao CIN II, os dados mostram uma evolução dos alunos no nível de leitura e escrita. Gustavo explica que são cinco os níveis considerados, sendo que quanto maior o nível, melhor é o desempenho do aluno. “Nos resultados de 2007, a concentração dos alunos nas provas era de 1 a 3. Agora em 2010, entre os 1801 alunos do campo e do setor urbano que foram avaliados, 85,6% estão entre os níveis 3, 4 e 5”, revela.

Gustavo ressalta que os dados mostram que os alunos estão caminhando dentro dos níveis de ensino de alfabetização. “A nossa expectativa é que eles continuem evoluindo até alcançarem e permanecerem no nível 5 de concentração”, pontua o titular da SEC. Ainda em relação do CIN II, os dados mostram que os alunos do campo obtiveram melhor desempenho que os do setor urbano. Dos 110 estudantes avaliados, 90% estão nos níveis 3, 4 e 5.

Em relação ao Ciclo da Pré-Adolescência II, o resultado da avaliação 2010 apresenta um percentual de 33% de melhoria em relação a 2009. Para isto foram aplicadas de forma sensitiva duas provas, sendo uma no início do ano e outra no final do ano letivo, por outros profissionais que não da sala de aula. “Este é o melhor resultado numa série histórica, desde o ano de 2007 quando iniciamos a avaliação na Rede Municipal de Ensino”, frisa.

O secretário da Educação destaca que várias unidades escolares ultrapassaram a marca de 60 pontos nas provas, a exemplo da Escola Infanto-Juvenil Brasília Baraúna de Almeida, Pedro Lemos e Roça do Povo. “Nas avaliações anteriores, apenas a Escola Raimundo Jerônimo Machado Júnior havia alcançado essa marca”. Gustavo diz ainda que a avaliação mostra que uma parte significativa das escolas que apresentaram baixo rendimento em 2009 conseguiram grande recuperação, a exemplo da Leonor Pacheco que conseguiu avançar de 20,97 para 43,81 pontos em 2010, dobrando o desempenho dos alunos em 1 ano.

Reflexos das melhorias

Segundo o secretário, o mesmo aconteceu com a Escola Maria Pinheiro, que passou de 22,98 para 46,60 pontos. Com esses resultados, a média do município saltou de 36.70 para 48.78 pontos. “Os reflexos dessas melhoras já começam se fazer sentir no CAD III, onde os resultados da prova aplicada, com base na Matriz de Referência do Saeb, mostram que houve um melhora geral de 18,7% na aprendizagem do aluno em matemática e português, alterando o ranking da classificação das cinco escolas que oferecem esse segmento de escolarização”, afirma. 

Gustavo observa que assim como ocorreu no CPA II, às escolas do Ciclo da Adolescência III que apresentavam baixo rendimento em 2009, conseguiram superar seus resultados, sendo que em alguns casos foram superiores a 50%. “Ao avaliarmos esses dados, fica claro que a mudança de atitude do professore em sala de aula e tudo o que vem sendo feito pelo governo municipal na tentativa de melhorar a aprendizagem tem surtido efeito positivo.

Dentre as ações. Lisboa destaca a formação continuada do professor, o expressivo número de profissionais que está buscando formação inicial em pedagogia e outras licenciaturas, além da alteração na forma de atuação da equipe de formação da SEC, privilegiando áreas de cunho pedagógico da rede.

Outra ação destacada pelo secretário da Educação como favorável a melhoria do desempenho da Escola Grapiúna diz respeito à divisão do Ensino Fundamental em duas partes – Fundamental I e Fundamental II. “Porém, não podemos deixar de citar os mais de R$ 2 milhões investidos nos últimos dois anos na complementação da alimentação escolar e outras tantas ações na melhoria da infraestrutura da escola, além da implantação da Escola em Tempo Integral no Imeam e do Programa Mais Educação em 24 escolas da rede, que influenciaram inclusive os resultados do Iepe nos próximos anos”, finaliza Gustavo Lisboa.

Texto: Erivaldo Bomfim – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, em  28/12/2010. Foto: Não creditada.

Educação em Itabuna nova enquete

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Educação possível, sim!

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Fonte: Revista “Construir Notícias” – Edição nº 54 – Ano 09. Setembro / Outubro 2010.

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Era uma vez…

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Não existe nada melhor nesta vida do que os valores que cada um carrega dentro de si, muitos dos quais são incorporados à personalidade de um indivíduo quando o mesmo ainda é uma criança.

Conversar com os mais velhos, valorizar a família, respeitar os direitos das pessoas, cuidar do meio-ambiente…

Essa é a melhor história que cada um pode contar. E o que é melhor: uma história como essa não depende de fadas, duendes, gênios de lâmpadas maravilhosas. Essa história pode ser construída todos os dias, sempre com as boas ações. Só depende da gente!

A sessão “Era uma vez” é publicação da revista “Construir Notícias”. Também é da mesma revista a imagem que ilustra esse texto, edição nº 54. O Blog do CAIC faz, portanto, a devida menção e dá o crédito.

E aguardem! Outras preciosidades dessa revista serão publicadas aqui no Blog do CAIC nos próximos dias e na próxima semana.

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Professor Gustavo Lisboa continua???

Nos últimos dias, diversos rumores surgiram nos noticiários e nos blogs de política de Itabuna, dando conta que o prefeito, José Nilton Azevedo Leal, começará o ano de 2011 com três ou quatro pedidos de demissão em seu quadro de secretários.

O Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Comunicação Social ainda não confirmaram, mas fala-se que o Secretário de Administração, Gilson Nascimento, o Secretário da Fazenda, Carlos Burgos e o Secretário da Educação, Professor Gustavo Lisboa estão entre os que querem iniciar o novo ano já fora da prefeitura.

Até o momento, somente a saída do Secretário de Saúde, Dr. Antônio Vieira, foi confirmada. Em seu lugar, entra Geraldo Magela (foto abaixo). 

Novo Secretário de Saúde de Itabuna

Contudo, de toda essa reforma administrativa articulada pelo prefeito, talvez, a que mais preocupa é a que atinge diretamente os servidores da Secretaria da Educação, uma vez que a imprensa volta a citar o nome do Professor Gustavo Lisboa como um dos melhores no atual governo e com possibilidade de sair.

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Entre os funcionários e professores da Secretaria da Educação, há uma grande quantidade de pessoas que defendem a permanência do Professor Gustavo, ou por conta do fato de a Secretaria da Educação efetivar o pagamento dos salários de forma pontual e rigorosa, ou mesmo pelo aumento da auto-estima do funcionalismo público através das muitas ações articuladas pela Secretaria.

Mas, há também alguns outros que apontam algumas ineficácias do Secretário da Educação. As principais seriam a polêmica em torno da adoção dos Ciclos de Desenvolvimento Humano como sistema de ensino; em alguns casos, esse sistema permite que um aluno avance de um ciclo para o outro sem possuir os saberes necessários para tal. E a outra grande polêmica seria a não-realização das eleições diretas para escolha dos gestores escolares.

Se as informações se confirmarem, o Professor Gustavo Lisboa deixa o cargo no dia 31 de dezembro.

Diante disso, o Blog do CAIC quer saber sua opinião sobre o assunto e coloca a disposição de seus leitores sua segunda enquete. Para você, o Secretário da Educação deve permanecer no cargo?

A enquete está no lado direito do blog, logo abaixo do quadro de Previsão do Tempo. Participe!

nova enquete

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Secretaria da Educação confirma início do ano letivo em 2011

volta às aulas

A Secretaria da Educação do município de Itabuna já estabeleceu as datas para o início do ano letivo de 2011 nas escolas da rede.

O ano letivo se iniciará no dia 07 de fevereiro de 2011, com a realização da Jornada Pedagógica, que seguirá até o dia 11 de fevereiro.

O início das aulas acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2010.

Os horários e os locais onde acontecerão as atividades da Jornada Pedagógica 2011 serão divulgados oportunamente pela Secretaria da Educação.

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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Secretaria da Educação paga o adicional “um terço de férias” para os professores

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Confirmou-se no final da tarde desta Terça-feira, dia 28 de dezembro, que a Secretaria de Educação e o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Itabuna já liberaram e já está depositado nas contas dos professores da rede municipal o benefício um terço de férias, a que os professores têm direito, já que nos meses de dezembro e janeiro, eles gozam de férias.

A notícia chega em boa hora, principalmente em se tratando do fato de que o salário normal já não dá para suprir todas as necessidades dos educadores. “No final do dinheiro, sempre sobra muito mês”. O 1/3 de férias chega num ótimo momento.

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ITABUNA: MATRÍCULA ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO

Educação

A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna recebe matrículas para suas unidades de ensino até o dia 31 de janeiro, sendo que alunos oriundos de outras redes (estadual e particular) somente poderão ser inscritos a partir do dia 3.

Até 30 de dezembro, a matrícula é exclusiva para alunos da própria rede municipal, cujos responsáveis devem preencher o requerimento de matrícula fornecido pela escola. Para alunos que estejam se transferindo de estabelecimento de ensino, também são exigidos original do histórico escolar, cópia da certidão de nascimento e duas fotos 3×4.

O direito à matrícula é assegurado também aos alunos sem comprovação de escolaridade anterior, conforme resolução do Conselho Municipal de Educação.

Direto do blog “Pimenta na Muqueca”, em 28/12/2010.

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quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jorge Amado confunde-se com a própria história cultural do século XX

A Internet realmente tem conteúdos valiosos para quem gosta de ler, descobrir coisas bacanas. Nessa semana, o Blog do CAIC Jorge Amado encontrou a foto abaixo, do nosso ilustre e saudoso escritor Jorge Amado, no site “UOL Literatura”. Para quem não sabe, trata-se de um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, é itabunense e a importância do trabalho dele para a nossa cultura é tão grande, que o CAIC de Itabuna recebeu o nome dele, como forma de homenageá-lo, muito embora todas as homenagens do mundo sejam insuficientes. Pois bem: como o nosso CAIC se chama “Jorge Amado”, e o “UOL Literatura” falava dele, resolvemos, então, ratificar a homenagem e transcrever, abaixo, o que foi publicado pelo Universo On Line.

"Eu sou muito otimista, muito. O Brasil é um país com uma força enorme. Nós somos um continente, meu amor. Nós não somos um paisinho, nós somos um continente, com um povo extraordinário."

João Amado Faria leva seu filho adolescente de volta para o internato, após o período de férias. Despedem-se e João vai embora, acreditando ter deixado o filho na segurança do colégio de padres. Vai descobrir seu engano somente alguns meses mais tarde, ao saber que o garoto, na verdade, está na fazenda do avô, aonde chegou após uma longa viagem solitária pelo interior da Bahia. O jovem é levado de volta para o colégio e, depois desse episódio, desiste das fugas materiais e passa a se concentrar numa artimanha mais elaborada de fuga e protesto: a escrita. Esse jovem é Jorge Amado de Faria. O nosso Jorge Amado.

Nascido numa fazenda no interior do distrito de Itabuna e tendo sido um aluno exemplar, Jorge Amado é aprovado entre os primeiros colocados na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, estado para o qual se transfere em 1930, então com 18 anos. Já no ano seguinte vê seu primeiro romance, O país do carnaval, ser publicado. Com tiragem de mil exemplares, o livro foi bem recebido por público e crítica. Após uma viagem pela zona cacaueira da Bahia, Jorge Amado escreve e publica o romance Cacau, em 1933. Nessa época, conhece Graciliano Ramos, com quem travaria uma amizade duradoura. No ano seguinte, publica o romance Suor. Nessa época, Jorge Amado não vivia exclusivamente de literatura; foi uma fase de diversos trabalhos como jornalista e editor para várias revistas cariocas.

Graciliano Ramos

Dono de estilo contundente e direto, Graciliano Ramos é um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Nasceu em Quebrangulo, em Alagoas, no ano de 1892 e fez os primeiros estudos no interior de Alagoas, tendo depois tentado o jornalismo no Rio de Janeiro. Regressou a Palmeira dos Índios (AL), cidade da qual foi prefeito, em 1928, renunciando ao cargo dois anos depois e passando a dirigir a Imprensa Oficial do Estado. Em 1933, foi nomeado Diretor da Instrução Pública. Por suspeita de ligação com o comunismo, foi demitido e preso em 1936. Remetido ao Rio de Janeiro, permaneceu encarcerado na Ilha Grande, onde escreveu Memórias do cárcere. Em 1945, aderiu ao Partido Comunista Brasileiro. Suas obras mais importantes são São Bernardo (1934), Angústia (1936) e Vidas Secas (1938).

Comunismo

O comunismo é uma estrutura sócioeconômica e uma ideologia política que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. O comunismo, no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.

Estado Novo e Golpe de 1937

De 1937 a 1945, vigorou no Brasil um governo centralizado e autoritário, de tendências fascistas, que ficou conhecido como Estado Novo. O golpe de estado aconteceu em 1937, quando Getúlio Vargas, com a ajuda de militares e de uma massiva propaganda anticomunista, tomou o poder por completo, fechando o Congresso Nacional, extinguindo os partidos políticos e instaurando uma nova Constituição. Durante a vigência do Estado Novo foram presos diversos políticos, artistas e cidadãos comuns pelos chamados "crimes políticos", entre eles Monteiro Lobato e Luís Carlos Prestes. O Estado novo acabou oficialmente com a deposição de Getúlio Vargas, em 1945.

Nos seus primeiros anos no Rio de Janeiro, Jorge Amado entra em contato, provavelmente influenciado pelo círculo de jovens intelectuais da universidade, com uma ideologia que mudaria seu destino: o comunismo. A ideologia e a militância que o acompanhariam por toda vida e seriam determinantes na sua trajetória. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), Jorge Amado sofre sua primeira prisão política já no ano de 1936, acusado de participar de um levante ocorrido em Natal, no ano anterior. Nesse mesmo ano recebe o Prêmio Graça Aranha, oferecido pela Academia Brasileira de Letras, por seu novo romance, Mar Morto.

No ano seguinte tem sua primeira experiência com cinema, atuando no papel de pescador e colaborando no roteiro do filme Itapuã, de Ruy Santos. Durante uma viagem pela América Latina e os Estados Unidos, é publicado no Brasil o livro Capitães da areia. No seu retorno do exterior, Jorge Amado encontra um momento delicado da história política brasileira: ele pisa em solo nacional durante a agitação decorrente do golpe político de Vargas e instauração do Estado Novo decorrente do golpe político de Vargas e . Diante disso, tenta fugir viajando pelo país, mas é preso rapidamente em Manaus. Seus livros são considerados subversivos e mais de 1.600 exemplares são queimados em praça pública em Salvador, segundo registros militares. É libertado em 1938 e mantém intensa atividade política, posicionando-se publicamente contra a tortura de presos e a desarticulação do Partido Comunista.

No ano de 1939 a obra de Jorge Amado já começa a viajar o mundo, sendo traduzida para o inglês e para o francês. Na mesma época, Albert Camus, escritor e futuro Nobel de Literatura, publica um artigo elogioso a Jubiabá no jornal Alger Républicain. Jorge Amado decide, então, escrever uma biografia de Luis Carlos Prestes, a fim de iniciar uma campanha pela sua anistia. Apesar de ter sido editado em espanhol e circular oficialmente apenas no Uruguai e na Argentina, o livro chega clandestinamente ao Brasil. A obra acaba sendo um pretexto para que Jorge Amado seja preso novamente, mas dessa vez por pouco tempo. As autoridades decidem confiná-lo em Salvador, numa espécie de liberdade condicional e vigiada, mas esse regime não dura muito e, em meados de 1945, o escritor é preso novamente.

Nas eleições de 1945, Jorge Amado é eleito deputado federal, com 15.315 votos. No seu mandato, propõe a regulamentação da Lei de Liberdade de Culto, vigente até hoje. Nesse mesmo ano, já divorciado de sua primeira esposa, Matilde Garcia Rosa, Jorge Amado conhece aquela que viria a ser a companheira de uma vida inteira, a fotógrafa, escritora e também ativista política Zélia Gattai. Nesse período, publica Bahia de todos os santos, Terras do sem Fim, Seara vermelha e Homens e coisas do Partido Comunista.

Nas suas viagens e atividades culturais e políticas, Jorge Amado trava amizade com o poeta Pablo Neruda e sua esposa e com o fotógrafo francês Pierre Verger, radicado na Bahia por influência da leitura de Jubiabá. Em 1947, é editado O amor de Castro Alves e a produtora de cinema Atlântida compra os direitos de Terras do sem Fim. Ainda no cinema, Jorge Amado escreve o argumento de O cavalo número 13 e Estrela da manhã. Nasce seu primeiro filho, João Jorge. Futuramente, por ocasião do primeiro aniversário da criança, Jorge Amado escreve O gato malhado e a andorinha sinhá. No entanto, a história infantil só seria publicada no final dos anos 70.

Com o cancelamento do registro do Partido Comunista, em 1948, o mandato de Jorge Amado é cassado e seus livros são novamente considerados materiais subversivos e proibidos. O escritor exila-se com a família na Europa, uma vez que sua entrada nos EUA é vetada devido à vigência da lei anticomunista naquele país - até 1952, quando volta ao Brasil e fixa residência no Rio de Janeiro. Ao final dos anos 1950, Jorge Amado abandona a militância política, declarando que seu engajamento era prejudicial a sua atividade literária.

Direto do site “UOL Literatura”, em 23/12/2010.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Minha (“Nossa”) Mensagem de Natal!!!

Queridos e queridas leitores (leitoras) do Blog do CAIC Jorge Amado:

Jesus Cristo

A nossa escola, juntamente com a Rede Municipal de Educação da cidade de Itabuna / BA, encerra mais um ano letivo.

Desde a Segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2010, o que se vê nos corredores do nosso Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, são aqueles poucos funcionários que mantém-se no trabalho, enquanto outros saem de férias, vê-se a Secretaria em funcionamento, recebendo as matrículas dos novos alunos e transferindo os que seguem em novas jornadas, alguns poucos professores que ainda terminam os seus relatórios finais no Programa IRIS, o diretor-geral da escola, às voltas com as últimas prestações de contas do ano, as vice-diretoras, colaborando para que a escola continue em funcionamento, mesmo quando os nossos estudantes saem de férias.

Mais do que perceber que a escola volta à um estado de calma, esse período do ano faz pensar mais abertamente sobre os valores que cada pessoa defende; faz refletir sobre os valores que cada cidadão carrega dentro de si, enquanto seres humanos que são.

Quando se é criança ou adolescente, pensa-se, por exemplo, que o ano que termina foi um ano de muitas amizades, de muito compartilhamento de segredos com os amigos e as amigas mais próximos e próximas. Os adultos pensam em tentar gastar menos, pagar menos dívidas, planejar melhor o dinheiro que ganha.

Os professores repensam suas maneiras de ensinar, buscam formas alternativas de tornar eficiente a capacidade que tem de educar.

E, assim, os ciclos se “fecham” para que um novo ciclo possa recomeçar. É assim em todo Natal e em toda “Virada de Ano”.

E é assim, sempre com essas pessoas todas, diferentes entre si, que uma escola como o CAIC Jorge Amado funciona durante o ano inteiro. Algumas pessoas passam rápido, outras ficam um tempo e vão-se, outras permanecem. E a história do CAIC vai se construindo a partir disso.

Cada indivíduo que, hoje, tenha ficado no CAIC ou tenha passado por ele, foi importante para fazer desse ambiente uma escola vencedora. Vencedora por conseguir superar desafios, vencedora por fazer com que professores e professoras permanecessem com um projeto de “educar”, vencedora por ter funcionários que acreditam neste espaço como um “segundo lar”.

Hoje, mais do que nunca, o “Feliz Natal!” do Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, vai, então, para todo mundo, que direta e indiretamente contribuiu para que o ano de 2010, no CAIC, fosse um ano de sucesso!

Feliz Natal aos nossos alunos, ex-alunos, futuros alunos, aos nossos professores, ao diretor, às vice-diretoras, às coordenadoras pedagógicas, aos funcionários e funcionárias que passaram, que permanecem, às professoras do Projeto “Arte-Educação”, ao pessoal que trabalha na Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro. Feliz Natal aos funcionários que trabalham em outras empresas, fornecedoras do CAIC, aos donos dessas empresas. Feliz Natal aos grandes industriários do país que permitiram produção em larga escala de materiais diversos sem os quais a escola não funcionaria. Feliz Natal aos monitores e monitoras do “Mais Educação”, programa que foi instalado em julho de 2010 no CAIC e que permitiu a oferta da “Educação em Tempo Integral”.  FELIZ NATAL À TODOS QUE, AO REFLETIREM OS SEUS VALORES, VALORIZAM TAMBÉM UM GRANDE ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, que é o CAIC.

Nossas vivências são enriquecedoras, pulsantes, as vezes, até conflitantes, mas, é cheia de ternura, é cheia de vontade de que tudo comece bem e termine bem.

E terminou! O mês de dezembro chegou e fica, em nossa memória, a lição maior de Deus, que fez nascer um ser humano capaz de trazer uma mensagem de paz que ecoa até hoje, 2010 anos após.

E é com base nessa mensagem, que o Blog do CAIC se sente honrado em fazer valer os votos de um FELIZ NATAL e ratifica sua missão de continuar registrando, para o mundo todo, as pequenas e grandes realizações da escola.

Para todos e todas,

um feliz Natal!!!!

Eric Thadeu Nascimento Souza (editor do Blog do CAIC).

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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Governo Federal lança o Portal Brasil

O Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, recebeu, nessa semana, um e-mail vindo direto do Governo Federal, indicando o lançamento do site Portal Brasil, site onde cidadãos de todo o país terão acesso a qualquer tipo de informação sobre o país (História e Geografia), além de alguns serviços públicos, tais como dicas sobre como manter uma alimentação saudável, como tirar documentos, etc.

Para conhecer o novo “Portal Brasil”, clique na imagem abaixo:

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CAIC Jorge Amado realiza a Colação de Grau de mais 19 estudantes do CAD-III

Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2010, o Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado realizou a Cerimônia de Colação de Grau dos 19 alunos do Ciclo da Adolescência – Fase III (CAD-III).

Para o diretor Carlos Marques, “esse é sempre um momento ímpar para a escola, pois demonstra-se, a partir da vitória desses estudantes, que os sacrifícios e as dificuldades são válidas”.

Para a Professora Maria das Graças Viana, uma das coordenadoras pedagógicas do Ciclo da Adolescência, “alguns desse alunos estudaram no CAIC desde muito pequeninhos, e é emocionante vê-los se despedindo da escola e partindo rumo à uma nova e decisiva etapa, que é a do Ensino Médio”.

Já a Professora Paula Cátia Oliveira, enfatiza que “é importante que em momento algum haja desistência, assim como foi no CAIC”. Segundo ela, “a grande vontade dos professores, funcionários, coordenadores do CAIC é fazer valer os anos do Ensino Fundamental que os estudantes tiveram na escola e motivá-los  a prosseguirem os seus estudos até a faculdade”.

A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes. Um deles foi o da entrega dos Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental. Muitos dos alunos se emocionaram e até choraram.

Ao final das festividades, os alunos comemoraram, ao som de músicas diversas e, logo após, participaram de um almoço especial oferecido pela escola.

Abaixo, a relação completa dos novos estudantes que se despedem do CAIC, vitoriosos, formados em Nível Fundamental, pela escola:

Anderson Santos de Sousa

Carlos Augusto Pereira Santana

Catarine Santos Santos Sousa

Crislane Ferreira Bastos

Daniela Muniz Silva Santos

Elton Prazer dos Santos

Ismael Sousa Santos

José Marcos Rodrigues Santos

Julian Barbosa da Silva

Luan Souza de Oliveira

Matheus Cruz dos Santos

Milena Santana de Jesus

Patricia Ribeiro de Assis

Paulo César Gomes da Silva

Sandra Sales Leite

Sinai de Jesus Santos

Udson Santos Silva

Vanderson Nascimento da Luz

Vanessa Barbosa Costa

Abaixo, seguem algumas fotos da cerimônia. Para ver todas as fotos, clique aqui.

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CAIC Jorge Amado encerra atividades letivas no ano de 2010

O clima de despedida e de chegada das férias para os alunos reinou absoluto nesta semana, no Centro de Atenção à Criança – Jorge Amado, desde segunda-feira, dia 13 de dezembro, até essa Sexta, dia 17. Festividades diversas realizadas em todos os ciclos e também entre os estudantes do PROEJA (Noturno) encerraram as aulas neste ano letivo de 2010. O clima de emoção, dever cumprido e etapa concluída deram o tom de como os alunos e professores se sentiram nesta última semana de aulas.

Na creche, por exemplo, coordenada pela Professora Maria Rita (Administrativo) e pela Professora Tereza (Pedagógico), o clima de Natal emocionou pais, professores e contagiou as crianças com idade entre um ano e meio e três anos. Na comemoração de final de ano, as crianças, com a ajuda das professoras e monitoras, encenaram um Auto de Natal. Enquanto as crianças atuavam, não faltaram pais que, de tão emocionados, choravam em verem seus filhos falando, atuando, desejando a todos um Feliz Natal!

Um dos momentos marcantes foi a da chegada do Papai Noel.

Abaixo, seguem algumas fotos. Para ver o álbum completo, clique aqui.

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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Em pauta… a homogeneidade na Educação

O texto abaixo foi escrito pela Professora Elizabeth (Liza), criadora do Blog “Espaço Educar”, que faz parceria com o Blog do CAIC, trazendo-nos conteúdos formidáveis. Pelo caráter do blog de Professora Liza e pela importância do artigo, o Blog do CAIC resolveu transcrevê-lo integralmente. Talvez seja um pouco cansativo ler até o final, mas vale a pena. Confiram e reflitam:

Hoje senti indescritível vontade de escrever sobre este assunto. Que me perdoem os professores que sonham com a homogeneidade em suas turmas, suspiram enquanto imaginam a turma ideal, perfeita, sem desigualdades, cabecinhas enfileiradas, raciocinando do mesmo modo e chegando às mesmas conclusões sobre os mesmos assuntos! Ou chegando a conclusões diferentes apenas se a conclusão diferente for melhor ou superior. Conclusões ou raciocínios menores, inferioridade no pensar, nem pensar!


Queremos mesmo o aluno ideal, aquele arrumadinho, asseado e sem problemas, de preferência, nem de ordem familiar. É para ele que somos preparados, afinal de contas, preparamos nossas aulas pensando nele, planejamos (ainda fazemos isso?) nossas aulas para eles, fomos amestrados a esperar por eles, os seres perfeitos. Sabem a hora exata de calar e ouvir, pedem licença para levantar-se, possuem ótima higiene, agem com cordialidade e educação, organizam seu material de modo impecável, possuem extenso vocabulário, e nem de longe sonham em falar algum palavrão. Eis aí o aluno para o qual estamos preparados, eis o aluno dos nossos sonhos ou o aluno para o qual gostamos de preparar nossas aulas e distribuir fartamente os "nossos" conteúdos programáticos e montar nossos mega projetos educacionais. Eis o aluno para o qual entramos para esta profissão.


A vida real, a vida em sala de aula, todos os dias, no entanto, teima em contrariar o sonho que acalentamos. E no lugar dos alunos ideais, recebemos os alunos reais. Estes seres que surgem sem apoio familiar, sem base econômica sólida, com um vocabulário mais curtinho que perninhas de cobra, somados a uma energia fora do comum, que o faz inquietante, pois ele simplesmente desconhece rotinas ou horários e ainda não percebeu que "está na escola"!


O que fazer? É claro que, como professores que somos, temos um certo "faro" para a questão e de início já identificamos (não é mesmo?) os possíveis alunos reais (não são poucos). Partimos para a próxima etapa: precisamos saber se há algum com necessidades especiais, pois não é possível que "aquela criança seja normal"! Avaliações, observações, talvez necessitemos de um professor de apoio, afinal! Não conseguiremos "dar aula" com aquele camarada pulando e correndo, falando sem parar. A turma toda será prejudicada! O que fazer?


Passamos à observação minuciosa, afinal ele pode ter dislexia, disgrafia, disortografia e tantas “dis” e “ias”... Nossa, ele pode ter muitas coisas! Chamamos a família, que no geral ou não vem, ou vem e julga completamente normal o que achamos anormal.


Estamos começando a ficar atônitos quando nos vêm a mente a idéia de uma avaliação. Após a mesma, poderemos ter mensurado quem ficará com quem. Estão formados os grupos! Respiramos aliviados. Podemos iniciar o trabalho deste ano letivo! Os fortes, geralmente com maiores oportunidades de contato com materiais impressos, meios de comunicação ou pais com maior nível de escolaridade, poderão ter acesso a conteúdos mais avançados, enquanto os mais fraquinhos, geralmente oriundos das mais pobres famílias, com menos escolaridade, poderão ficar também, juntos e com isso, não irão atrapalhar o andamento dos alunos mais fortes, o real alvo de nossas aulas.


A partir de então, passamos a planejar para aquele primeiro grupo. Provas e planejamentos serão pautados em seu nível, logicamente superior. Aos demais, restará o tempo que restar. E redundo, propositadamente, como que para imprimir minha indignação. Os que mais necessitam serão os que menos receberão. E a menos que tenham um insight ou contem com apoio externo, estarão relegados a subsistir, durante todo o ano letivo, dos restos dos "mais fortes".


Não pense, professor, que escrevo como quem nunca viveu isso na pele. Escrevo como quem viveu e vive todas essas angústias de sala de aula, que o governo ou quem quer que esteja sobre o carpete e respirando ares gélidos em suas salas cheirando a aromatizante floral tenha se dignado a pensar. Escrevo penalizada, mais que pelo professor abandonado à própria sorte, lutando contra o tempo corrido entre duas ou mais escolas, pelo aluno relegado ao segundo plano. Aluno para o qual se deveria planejar, arduamente, no qual se deveria pensar seriamente e cuja defasagem não será resolvida no “A babá é boa.”, porque para ele nunca existiu uma babá e ela tampouco poderia ser boa!

Se “o coco caiu”, ele não viu, se “o boi bebe e baba” fez isso bem longe da sua janela. E ele segue copiando. Enquanto copia, não anda. Enquanto copia, não pensa. Enquanto copia, não perturba o silêncio necessário. A cópia é a placa de "do not disturb" pendurada. Mas a placa está virada para ele, é para ele o alerta: “Ei, psiu! Aqui tem gente que pode chegar lá! Copie e não perturbe, fique em silêncio, você não vai entender nada mesmo! E eu preciso sobreviver a esta aula e estar viva amanhã”.


Sabe? Vou terminar este texto correndo um sério risco de ser odiada. Estou começando a me acostumar com isso. Nasci amando a educação e preciso fingir todos os dias que não sei fazer a educação acontecer simplesmente para agradar a alguns. Nós, professores apaixonados, sem o menor romance e falando seriamente, chegamos num ponto em que suspiramos e somos sufocados pelos menos apaixonados que nós. Simplesmente não suportamos a idéia da rejeição, a idéia de saber que todo o grupo julga execrável gastarmos algumas horas programando festas, projetos, leituras, textos ou atividades. Precisamos até mesmo camuflar nosso discurso, tentar falar um pouco errado, quem sabe trocar ou engolir fonemas ou letras para agradar um pouquinho, tentar parecer um pouco normal. Todo o nosso alienado amor à educação mal remunerada nesse país vai contra o antigo regime do "finge que ensina e eu finjo que lhe pago". E então fica terminantemente proibido gostar de educar. E lembro-me dos meus 12 anos, quando alfabetizei as crianças que moravam na minha rua. Naquela época, brincávamos de escolinha no quintal de casa, até que meu pai, que era marceneiro, decidiu fazer uma grande mesa de madeira e algumas cadeiras. Pregou um quadro e pronto, não havia outro local em que eu quisesse ficar! Os pais das crianças começaram a surgir, e de repente a sala estava repleta de alunos. Lembro-me deles até hoje, foi um tempo sem métodos ou pedagogia, porém pautado no completo amor e na certeza de que era aquilo que eu gostaria de fazer, pelo resto da minha vida. A Universidade, a Pós-graduação, tudo isso servirá apenas para ganharmos um aumento no contracheque. A formação resume-se a cursos equivalentes ao aumento recebido. Nada mais.


Recebo diariamente milhares de e-mails de professores de todo o Brasil agradecendo pela ajuda prestada pelo [Blog] “Espaço Educar”. E este fato me faz crer que ainda há os que amam o que fazem. Posso citar uma lista interminável dos que buscam fazer o melhor, dos que tentam, apesar do chão batido e da falta de lápis, água, giz, carteiras. Isso me faz acreditar, me faz seguir em frente. E me faz sim, terminar o ano de 2010 acreditando que 2011 será melhor! E são todos os e-mails de vocês, todas as visitas (estamos chegando a 20 milhões!) que me fazem entender que existem possibilidades de melhora, de mudança! Não posso crer que a educação seja unicamente voltada para o lucro da venda de livros ou coleções, não posso acreditar que os professores acalentem o sonho da riqueza material através de seu trabalho árduo. Também não creio que possam atravessar anos a fio como que num mundo de faz de conta.


Certa vez, escutei de uma colega de profissão que "eu vivia no mundo de Alice no país das maravilhas", no "mundo da Barbie"; simplesmente porque minha sala de aula era colorida e alegre. Simplesmente porque eu gastava algum tempo utilizando o material que a escola fornecia fartamente, para tornar o ambiente deles melhor, para planejar atividades melhores para a minha turma! Acho que isso a incomodava, visto que sua sala permanecia completamente em branco, dias a fio sem nenhuma novidade. Compreenda-se: Eu a respeitei, respeitei seu modo de fazer nada, enquanto que ela não suportou respeitar meu modo de fazer tudo, e fazer sorrindo, meu modo de ser feliz educando e fazendo acontecer. Eu a incomodei! Professores, estejam preparados, porque além de turmas heterogêneas, vocês precisarão lidar com uma classe mais heterogênea ainda: a dos profissionais da educação! Que, ao invés de unirem-se em prol de uma educação melhor em favor de nossos alunos, decidem se unir uns contra os outros! Profissionais que deveriam admirar o trabalho bem feito que favorece o aprendizado, mas ao invés disso, julgam execrável alguém amar sua profissão e fazê-la acontecer com carinho, sem necessidade de pressão de diretor ou coordenador. Pessoas que se julgam capazes de educar e simplesmente não se educam a si mesmas.


Que venham as turmas heterogêneas, porque é na diferença que aprendemos! E que tal misturar ao invés de selecionar? Que tal permitir que troquem idéias, que sanem dúvidas uns com os outros? Que troquem figurinhas? Que tal trocar a cópia por temas reflexivos, anotações pertinentes, ilustrações criativas, exposição de idéias diferentes, que somadas, acrescentam? Que tal perder tempo para ganhar? E ter a ousadia de tentar fazer algo diferente, a despeito do professor ao lado? Se ele pode te rotular de louco, o inverso também é verídico, ele também pode ser louco por ter escolhido uma profissão que não ama, por sofrer ao realizar todos os dias um ofício que, sem dúvida, renega... Ora, por que precisamos agradar? Por que nossos alunos precisam ser ensinados, amestrados a agradar também? Já chega de parecermos menos, apenas para que os que nos julgam loucos pareçam normais! Já chega de tentarmos esconder o que somos e o que sabemos, o que lemos, o que queremos, em prol de gente que não dá a mínima, que quer mais é o feriadão. Exatamente por isso os medíocres dominam, pelo silêncio dos competentes. Exatamente porque quem deseja fazer se permite ficar subalterno a quem nem ao menos sabe planejar uma aula. E é preciso conviver todos os dias com a cara de mal-humor da supervisora que, insatisfeita com o marido e com a vida familiar, precisa descontar no primeiro que cruza o seu caminho! Assim caminha a educação... Com ironias mil, palavras dúbias, teatros de marionetes, reuniões forjadas, papos de corredor, fofocas de cozinha. E o pior: continuamos sonhando com mudanças e melhorias de salário. Desunidos como estamos, não merecemos mesmo valorização. Merecemos os pseudo-planos provisórios que se sucedem. Merecemos os projetos milionários de caixa 2 que precisamos engolir. Porque ainda julgamos que quem é superior precisa ocupar um cargo de direção escolar ou coordenação escolar. Porque ainda acreditamos que o professor não é superior em nada, ao contrário, o dia em que se mostrar superior, será retirado da sala de aula para uma funçaõ mais digna de seu Q.I.

Pasmo e choro! Por que não podemos ter bons professores em salas de aula? Se é exatamente ali que reina a necessidade? Por que para ser bom o professor precisa ser convidado a fazer parte da equipe X, da secretaria X, no gabinete Y? Principalmente com o acessoramento de um forte político que consiga dar uma mãozinha.


Não consigo compreender essa engrenagem. Não consigo sequer iniciar um prenúncio de entendimento racional do que seja educação séria em meio a esse caos, a essa filosofia que maldosamente se implantou no seio da educação, neste país. E calo. Calando, talvez consiga começar a compreender. Cada um em seu tubo de ensaio, cada qual participando da experiência amarga de tentar fazer a educação dar certo, num país onde os ingredientes químicos estão equivocados e a mistura consequentemente, não irá funcionar. Cada qual isolado em seu tubo, Narciso vendo a própria imagem no vidro, pelo lado de dentro, ouvindo o eco da própria e melodiosa voz.


Não acho que alguém lerá esse texto por completo. Mas afirmo que essas são apenas algumas das indagações que me faço diariamente. E sempre que digito, tenho a latente sensação de que em meu teclado faltam teclas, de que ainda não inventaram o vocábulo que eu desejaria usar. Termino sempre como se não houvesse começado, assim, ainda consciente de que falta tanto, tanto por fazer, e continuamos investindo nos locais errados, e perseguindo ideais divergentes, que sempre nos levam a esse enorme vazio constantemente preenchido pelo não essencial, o que o torna tremendamente mais vazio ainda, implorando por algum significado.

Professora Elizabeth (Liza).

Direto do Blog “Espaço Educar by Liza”, em 13/12/2010.

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CAIC Jorge Amado apresenta resultados finais do ‘Mais Educação’ em 2010

A manhã de Quinta-feira, dia 09 de dezembro de 2010 foi especial para toda a comunidade escolar do Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado. Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, pais, mães e gestores da escola reuniram-se no auditório para uma verdadeira ‘exposição’ dos trabalhos desenvolvidos por monitores e alunos durante os cinco meses em que o Programa Mais Educação fez-se presente no cotidiano do CAIC, neste ano de 2010.

Os trabalhos apresentados encantaram, não somente pela forma com que se relaciona com os conteúdos pedagógicos previstos em sala-de-aula, mas, sobretudo, por aguçar nos estudantes valores artísticos e culturais que, antes, eram desconhecidos.

OAAAAD1rRXMSQSkytM6FQIIXLx_mlt94uGrsfzPAIMWNXD1YG1U6CyJKu2ScXRhfaWumMxUEck4VgoqmZxuHCcnATYcAm1T1UHID9ZXLQeXz5by3ZVGG5rLpTYFV A programação do evento iniciou-se às 8h, com a degustação de um café-da-manhã. Enquanto isso, integrantes da Oficina de Fanfarra faziam demonstrações de músicas natalinas no foyer principal da escola, ao som de flautas doces.

OgAAAGQJLhHeOLkG_BaFleunZqSyvHlHLT7_nXsfPT3hahULWa9x0CQGlfN2R85NNy4XStGDHT-YZaO9t6mDdIW6pJQAm1T1UAoSZ9VrnVH5qhR3GTb6e22x6Are No auditório, foram apresentados um musical de Natal, sob a coordenação das professoras Floripes e Ana; um slide show, com fotos da Oficina de Informática, apresentado pelos monitores Lucas, Iasminy e Nerivaldo, todos coordenados pela Professora Adriana Santos; uma apresentação de dança coreográfica, com alunos da Oficina de Dança, desenvolvida pelas monitoras Jaqueline e Mileide. Foi feita, também, uma viagem pela dramatização e pelo teatro: as professoras Geni, Fernanda, Deni e Hannah proporcionaram ao público uma viagem pelas letras da Língua Portuguesa, iniciando-se pelas fábulas, passando-se pela carta, até chegar no e-mail (correio eletrônico). As monitoras Alana e Rita apresentaram fotos e encenações matemáticas para demonstrarem o desenvolvimento dos estudantes dentro da Oficina de Matemática.

OgAAANXjKtdfqFvu1FUInp4pngijNS9_INMclbQK-jxFhhLZAwSPeF0PwGo9kBVpc3pmIh7G2fEYZmhJwZFe0-djL1EAm1T1UK1TjSWnt_-DBUnZoPLyouUi62qL OgAAAA-pwMBTfNfeUnzRnm2kexQrOO5b6qZVb8x193lvHmdtCiABUdUyDY7B6W4m3bF6rBeAeVyYMQqAsE7-h-ujRiEAm1T1UIY1AXSQkgWyUSuBq7jlsrYLGP7N

OAAAALtwZFE1APWkJaDkr5K7Wi_uCCO2k9ZnHEgVj0juq6DNmhQcUT31mutgqk0hhcgG2dko697Hs27uTX3vrCn94tIAm1T1UGOYQP90g03djbxy2qyM0hp6kbcT O professor Claudio Reis e a professora Adilana também demonstraram, através de fotos, como os alunos do CAIC se desenvolveram na Oficina de Xadrez. O professor Claudio Reis falou ainda sobre o projeto “Dia X”, no qual os alunos da oficina efetivaram, entre si, o primeiro Campeonato Interno de Xadrez do CAIC, com premiação aos três melhores colocados.

A professora Luciana, de Educação Física, falou sobre o projeto “Show de Pipas”, desenvolvido dentro da Área de Educação Física.

As professoras Genice e Daniele, como resultado da Oficina de Leitura e Contação de Histórias, recitaram mensagens natalinas e encenaram a produção de diversas histórias do universo infantil.

OgAAAAZMgixfDIRhg1xFJ2AtKW5SoSN24LOj0llKS_s5_zDBdVe9hqQpMCo21Orz2GgmrCHV_GmJqooZIZMpUylMDPYAm1T1UPeht19eS9Dhs8gm-5xZ9WFwjQ2x OAAAAL0q2rieWoSJScbBE-DEUHSTjLlevA3fNFKai8kMfbtyIhfn_UWxNeSpRTdbwDNODOo5zpRtxp6aX4vRRA4p1IIAm1T1UHK_faQzouy-ahFow_9fPsZEiLDd As monitoras Nancy, Laura e Samilla fizeram apresentação de peças radiofônicas especialmente produzidas pelos alunos da Oficina de Rádio Escolar. Os trabalhos foram demonstrados, também, através de fotos.

Por fim, os mestres Kinho e Carlos fizeram uma apresentação de Roda de Capoeira, oficina essa que foi uma das mais entusiasmantes entre os alunos do ‘Mais Educação’.

Ao final dos trabalhos, a professora Alineci Cardoso e o professor Antônio Carlos falaram sobre a grandiosidade, a importância e a magnitude do impacto que o Programa Mais Educação causou nos estudantes do CAIC, impacto esse que incidiu diretamente na melhoria do rendimento escolar dos alunos em seus cursos normais, tanto no que se refere à participação dos alunos, como também na queda da evasão.

Fotos: Professora Deni. Para ver mais fotos, clique aqui.

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