O talento dos estudantes da Escola Zacarias Dantas, localizada no setor rural do município de Itabuna, foi um show a parte na solenidade de premiação do 10º Concurso Pátria Amada, realizada na última terça-feira, dia 14, no auditório da FTC Itabuna. A Escola foi vencedora da categoria “Era Uma Vez” do teatro.
Diante de uma plateia formada por estudantes do Ciclo da Infância, Creche e Pré-Escola, professores, pais e autoridades municipais, os pequenos atores não se intimidaram e fizeram bonito apresentando a montagem teatral baseada no clássico da literatura infantil Chapeuzinho Vermelho, sendo aplaudidos calorosamente de pé ao final da apresentação.
Presidindo a solenidade, o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, ressaltou a importância da 10ª edição do Pátria Amada ao propor práticas de incentivo à leitura nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Ele lembrou que em todas as suas edições, o Pátria Amada já distribuiu mais de R$ 500 mil em prêmios, graças às parcerias estabelecidas pelo governo municipal com empresas privadas.
“Porém, o Programa se destaca como uma das iniciativas implementadas pela Prefeitura de Itabuna que, além de resgatar e promover valores de patriotismo e exercício de cidadania, conseguiu instituir no ambiente das escolas mais alegria, despertando talentos artísticos nas áreas de literatura, teatro, música, sem falar no incentivo à pesquisa por parte dos educadores”, frisou Lisboa.
O secretário parabenizou os participantes e a equipe do Departamento de Projetos Integrados pelo empenho e zelo com que fizeram acontecer esta edição do Pátria Amada. Gustavo enfatizou ainda a parceria da Rede de Ensino FTC, da Trifil, da Gráfica Vital e das editoras FTD e Abril Cultural.
Premiação
Um dos momentos mais esperados pelos participantes do 10º Concurso Pátria Amada começou com a premiação da categoria coletiva “Recontando um Conto”, quando os pequenos da Creche-Escola Esther Gomes ficaram em primeiro lugar reproduzindo em desenhos o clássico João e Maria. Com recompensa pelo esforço, eles receberam brinquedos fantoches. A aluna Luiza Cristiny Paixão, da Escola Berilo, ficou em primeiro lugar na categoria individual “Recontando um Clássico”. A categoria de teatro “Era Uma Vez” foi conquistada pela Escola Zacarias Dantas.
O prêmio para a melhor história em quadrinhos ficou para a aluna Amanda Maria Alves, da Escola Jorge Ribeiro Carrilho. Na categoria auto-biografia “Sim, Sou leitor e Escritor”, onde 95 estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) concorreram, a aluna da Escola Flávio Simões, Keinara Cristina Andrade da Silva ficou com o primeiro lugar. A categoria projeto de intervenção “Minha Escola Lê” foi vencida pela Escola Heribaldo Dantas.
A categoria dedicada aos docentes da rede municipal “O Livro que Marcou Minha Vida” teve como vencedora a professora Larissa Santos Pereira , da Escola Frederico Smith Lima, que falou das suas lembranças do livro Cem Anos de solidão, de Gabriel Garcia Marques. A solenidade de premiação contou com a participação do diretor-geral da FTC Itabuna, Cristiano Lobo; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bittar. Nesta quinta-feira, dia 16, acontece o Concurso de Quadrilhas Juninas do Programa Pátria Amada, na Praça Otávio Mangabeira, a partir das 14 horas.
Texto: Erivaldo Bomfim - Fotos: Vinícius Borges – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 15/06/2011.
