“Fico feliz, há uma evolução do trabalho, há um esforço da equipe gestora e, principalmente, da coordenação e dos professores, em parceria com a Secretaria da Educação”
Lílian Lima Pereira – Assessora de Ensino Fundamental (Anos Finais) / Departamento da Educação Básica / Secretaria Municipal da Educação.
O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC sempre primou pela excelência na qualidade de ensino. Essa ideia sempre esteve presente em tudo o que Blog do CAIC Jorge Amado publica sobre a escola. Sabe-se, porém, que, por pertencer à rede pública de ensino, muitos preconceitos ainda rodeiam os trabalhos desenvolvidos, como se uma escola pública não tivesse o direito de se tranformar numa escola de excelência.
Preconceitos a parte, o melhor de tudo é poder derrubá-los com resultados concretos.
Nessa semana, o Blog do CAIC Jorge Amado conversou com a professora Líliam Lima Pereira, assessora do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação.
O assunto da conversa versou sobre os excelentes resultados obtidos pelo CAIC Jorge Amado nas últimas “Avaliativas Internas da Educação Municipal” e também sobre a aprovação dos estudantes do CAIC no Sistema de Seleção para o IFBA (Instituto Federal da Bahia), unidade instalada em Ilhéus.
Logo no início da conversa, a professora Lílian Pereira explicou que as avaliativas são instrumentos de verificação de aprendizagem, um modo pelo qual a Secretaria da Educação avalia o desempenho dos estudantes nas unidades de ensino. No caso da Assessoria de Ensino Fundamental – Anos Finais, participam das avaliativas todos os estudantes do Ciclo da Adolescência – Fases II e III (8º e 9º anos, respectivamente).
Ela explica que esse tipo de avaliação se iniciou em 2008 com a instituição do Projeto “Laboratório de Aprendizagens”, que tem como objetivo fazer o acompanhamento didático / pedagógico e psicopedagógico dos educandos e redefinir o trabalho pedagógico, quando isso se faz necessário. No início, participavam das avaliativas somente os estudantes que participavam do projeto e realizava-se somente uma avaliação por ano. Em 2011, 853 crianças matriculadas na rede municipal foram acompanhadas pelo projeto.
Também em 2011, houve uma inovação: a Secretaria Municipal da Educação realizou as “Avaliativas Internas” duas vezes. A primeira prova foi aplicada em Março e a segunda prova em Setembro.
A forma como as provas são elaboradas e aplicadas se aproximam muito dos parâmetros adotados pelo Ministério da Educação, quando aplica a “Provinha Brasil”. Quando aplicadas, os estudantes são submetidos às questões diversas que abrangem as áreas centrais do conhecimento humano, concentrando-se nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Nesta perspectiva, Lílian Lima Pereira explica que, em se tratando do Ensino Fundamental (Anos Finais), o CAIC Jorge Amado obteve a melhor classificação da rede municipal de ensino, num teste aplicado em 05 escolas (aquelas que possuem o Ciclo da Adolescência). Em 2009, a média geral obtida pelo CAIC foi de 30,58 pontos. Em 2011, a escola obteve o resultado, na primeira avaliativa, de 43,49 pontos em Língua Portuguesa; e 42,31 pontos em Matemática. Na segunda avaliativa, essa pontuação aumentou para 50,35 pontos em Língua Portuguesa e 43,01 pontos em Matemática. Na média geral, a escola evoluiu, de 30,48 pontos em 2009 , para 46,58 pontos em 2011, classificando-se em primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou o IMEAM – Instituto Municipal de Educação Aziz Marom, com 45,10 pontos.
Nesse contexto, o Blog do CAIC Jorge Amado reproduz fielmente a fala da professora Lílian sobre esses resultados: “Fico feliz, pois perecebe-se a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelo CAIC. Há um esforço da equipe gestora (membros da direção) e, principalmente, da Coordenação Pedagógica e dos professores, em parceria com a Secretaria da Educação”.
A professora Líliam Pereira explica, ainda, que esse resultado ainda não é o ideal, já que a própria Organização das Nações Unidas e o Ministério da Educação colocam como média ideal no nível da qualidade de ensino das escolas uma pontuação de 60 pontos. O CAIC Jorge Amado ter obtido uma pontuação de 46,58 significa que falta pouco para que a escola atinja a média nacional.
Ao finalizar, Líliam explica, ainda, que os resultados das Avaliativas Internas da Secretaria da Educação coincidem com os resultados obtidos pelas unidades de ensino na “Provinha Brasil”. “Deseja-se que essa evolução seja conquistada por outras escolas da rede e que o CAIC continue se destacando”, completa a assessora.
![Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9] Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6DWdb8VkImcO_rz0stQDebMRe3zuo3iqvNxZC5zH8OKmHC0i0haXbaWHc3whQuaITTX3u5_g6zPGqc7IPnedyjmUrzdhJfYXFtzSpZ08kSVgPlQsrIhyphenhyphenIpb4U6M2Kmmni74CbpBmmR18M/?imgmax=800)