sexta-feira, 29 de junho de 2012

Medalha Paulo Freire 2012

medalha (1)

Para ter mais informações sobre o concurso “Medalha Paulo Freire”, clique na imagem acima.

Fonte: Mensagem enviada ao e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), em 27 de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

NTM reabre inscrições para curso de Informática Básica – Público Alvo: Funcionários da Rede Municipal de Ensino

CAIC Informática Básica

O NTM – Núcleo de Tecnologia municipal reabriu as inscrições para os funcionários da rede municipal de ensino que queiram fazer um curso de INFORMÁTICA BÁSICA (Word, Excel e Internet).

A previsão é a de que o curso se inicie no dia 14 de agosto, sempre às terças e quintas, no horário das 13hs30min às 17hs30min.

Só poderão participar do curso os funcionários que tiverem horário livre. O curso será ministrado na sede do NTM. Contudo, se numa mesma unidade escolar houver  mais de 07 funcionários interessados, o curso será ministrado na própria unidade.

No CAIC Jorge Amado, os interessados deverão procurar Eric, na Secretaria da escola, no horário das 07hs00min às 13hs00min, ou fazer sua inscrição  no site do NTM. Para acessar o site nesse momento, clique aqui.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Orelhão poderá aceitar moeda e cartão de crédito e ter propaganda

JULIA BORBA
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

CAIC Telefone Público

Os conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vão avaliar ainda nesta quinta-feira uma proposta para alterar o serviço e a forma de pagamento dos orelhões de todo país.

O novo regulamento deve abrir, por exemplo, a possibilidade do uso de moedas e cartão de crédito no pagamento das ligações.

Modelos semelhantes já são utilizados no exterior e facilitam o uso dos orelhões, principalmente por estrangeiros. Por isso, o texto prevê, por exemplo, que a novidade seja implementada a tempo de ser usada por turistas que vierem ao país para a Copa do Mundo em 2014.

Se aprovado, o documento também pretende fazer com que a própria estrutura fixa do orelhão seja utilizada para servir ao mercado publicitário. Será aberta a possibilidade de mudanças no formato das cabines e liberada a fixação de imagens de campanhas de empresas pelo lado externo dos orelhões.

A publicidade também passaria a ser permitida por meio de mensagens de voz. Elas seriam gravadas e disparadas pouco antes de cada ligação. Os usuários que aceitarem ouvir a mensagem até o fim não terão de pagar pela chamada ou, ao menos, ganharão alguns minutos --custeados pelas empresas anunciantes.

O limite dessas mensagens seria de 20 segundos. Mas, para dar agilidade a chamada em casos de emergência ou para o caso do usuário não estar interessado, seria possível pular a opção.

Todas essas mudanças não devem ser impostas às concessionárias. Da forma em que o texto foi proposto, pela conselheira Emília Ribeiro, a troca dos equipamentos e a implementação dos novos serviços fica a cargo das concessionárias.

Para ela, haverá interesse das operadoras, uma vez que a queda no uso dos terminais públicos é acentuada, assim como o retorno financeiro dos terminais públicos para as companhias vem em trajetória descendente.

Outros serviços que podem ganhar a autorização da Anatel ultrapassariam a opção de voz. Pelo texto, seria possível trocar todos os orelhões por novos, que ofereçam conexão de internet banda larga, navegação na internet na tela do orelhão e até mesmo serviço de GPS.

Com o aumento do lucro, gerado em cada terminal, os investimentos poderiam ser mais facilmente guiados para a manutenção dos orelhões de áreas mais distantes, em que o simples serviço de voz já não funciona corretamente ou não é higienizado com frequência.

O documento completo será conhecido pelos conselheiros na reunião desta quinta-feira. As possibilidades são de aprovação, rejeição ou pedido de vista.

Fonte: Site do jornal “Folha de São Paulo”, acessado em 28 de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

terça-feira, 26 de junho de 2012

O sol da justiça e da paz vem nos visitar

CAIC Paz

Ética de paz num mundo de violência.

Falar de paz... Será que é tão difícil assim? Não precisamos nem abrir as portas de nossas casas, para vermos o tamanho da violência. Pela televisão somos informados constantemente de que o mundo está necessitando de PAZ urgentemente.

Para despertar em nossos alunos ações de bem-estar e contribuir para a paz global, são preciso que todos nós, professores e escola trabalhemos com a formação de valores e atitudes do cotidiano escolar. Como por exemplo: na hora do lanche, num jogo, numa tarefa, na formação de fila, entre outros. Não perca tempo. Comece já. A paz nos espera!

O Educador da Paz avalia como um educador, não como um transmissor de informações. Os alunos não são avaliados segundo sua intelectualidade, mas enquanto pessoas humanas. Valoriza suas atitudes em sala de aula, sua dedicação aos estudos, sua responsabilidade, pontualidade e dedicação nos trabalhos pessoais e em equipe. Não usa os instrumentos de avaliação como meio de atemoriza, e sim para desenvolver o espírito de autocrítica, estimula a superação das dificuldades e conduz o aluno e o grupo a uma perspectiva de auto-avaliação.

Fonte: Site “Construir Notícias”, acessado em 26 de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

sábado, 23 de junho de 2012

Projeto “CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga” dá o tom do São João 2012

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, através das diversas coordenações pedagógicas e do projeto “Escola Em Tempo Integral” / Programa “Mais Educação”, fez valer a passagem do centenário do nascimento do escritor Jorge Amado e do cantor Luiz Gonzaga, ícones da cultura popular nordestina.

Se estivessem vivos, os dois estariam comemorando 100 anos de idade neste ano de 2012. Neste reflexo, a escola como um todo desenvolveu todo um trabalho de resgate, principalmente das produções culturais do rei do baião, que foi um dos principais responsáveis pela introdução da cultura nordestina de raiz em regiões como sul e sudeste.

Todos os setores da escola empenharam-se na decoração e na organização dos eventos, desde a creche até o Ciclo da Adolescência (CAD).

Para a coordenadora geral do Programa “Mais Educação” no CAIC, professora Maria de Fátima Elias da Cruz, “esse é mais um projeto que destaca a capacidade criativa e intelectual dos estudantes”.

Confira abaixo algumas fotos. Para ver outras fotos, clique aqui e aqui.

103_3982 103_3857 103_3858 103_3860 103_3873 103_3874 103_3882 103_3886 103_3887 103_3897 103_3902 103_3904 103_3905 103_3942 103_3943 103_3945 103_3956 Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto “Cidadania Já” oferece novos cursos em parceria com a Prefeitura de Itabuna

CAIC Denilton Santos

O Projeto Cidadania Já abriu matrículas no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Anália, para cursos de telemarketing, hotelaria, clínica hospitalar, recepcionista e atendimento ao público. Os treinamentos são fruto de parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna.

Segundo o coordenador do projeto, Denilton Santos (foto acima), “os cursos estão programados para ocorrer nos meses de junho e julho, com aulas nos finais de semana e oferta de centenas de vagas para jovens a partir dos 16 anos. O “Cidadania Já” visa à inclusão social por meio da qualificação de mão de obra, facilitando o acesso ao mercado formal de trabalho.

Os cursos já foram realizados com sucesso em 48 bairros de Itabuna e a meta até 2012 é chegar a todas as demais comunidades ainda não contempladas pelo projeto.

Texto: Kleber Torres. Foto: Pedro Augusto. Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 1º de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Secretaria de Educação apresenta projeto de Educação Ambiental

CAIC Viviane Kelly Farias

Nesta terça-feira (05), Dia do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental, apresentou à população, em uma audiência pública realizada no auditório da Câmara de Vereadores, o resultado do documento Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental para Escolas Municipais. Essas diretrizes têm a finalidade de contribuir no trabalho dos professores em relação à Educação Ambiental.

O documento, finalizado em 2011, foi enviado ao Conselho Municipal de Educação (CME), onde se encontra em estágio de apreciação para ser aprovado posteriormente. As diretrizes serão apresentadas à comunidade e também aos professores e conselhos convidados em uma nova audiência pública, podendo, pois, passar ainda por algumas modificações.

Segundo a assessora técnico pedagógica da Educação Ambiental, Viviane Kelly Farias (foto acima), “o projeto tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos alunos e professores em relação ao meio ambiente, incentivando o cuidado e a preservação por meio da Educação Ambiental. “Essas diretrizes garantem a integração equilibrada de todas as dimensões da sustentabilidade ambiental, resultando em melhor qualidade de vida para o município”.

Neste mesmo dia, para fechar a Semana do Meio Ambiente, foi apresentada a Lei 12.633/2012, aprovada este ano, que identifica a data 3 de junho como o Dia da Educação Ambiental.

Texto: Thainan Nicácio - Foto: Pedro Augusto – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 30 de maio de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Novos conselheiros escolares são empossados e terão capacitação

A Secretaria Municipal de Educação empossou nesta segunda-feira (4), na Igreja Batista Teosópolis, 11 novos conselheiros escolares, representantes de professores, pais, alunos, funcionários e diretores das 111 Unidades da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a assessora dos Conselhos Escolares, Janaína Reis, o próximo passo será a realização do processo de formação de todos os empossados sobre o regulamento do conselho e a sua importância.

Os conselheiros escolares de algumas unidades foram empossados de forma simbólica pela professora Maria de Lourdes Santana, que representou o secretário de Educação, Gustavo Lisboa. Para ela, os membros têm um papel fundamental no processo decisório das unidades escolares e, por esse motivo, se configura como uma “gestão democrática para exercer com eficiência e atender àsnecessidades da população”.

Para desempenhar a função, Janaína Reis revela que a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME), irá capacitar os conselheiros empossados e os demais eleitos pelas escolas municipais, com o objetivo de torná-los conhecedores do funcionamento do Conselho Escolar e da importância de participação nas decisões que envolvem a educação.

Durante a cerimônia de posse, depoimentos de ex-conselheiros emocionaram os novos empossados e representantes da Educação Municipal, como a presidente do CME, a professora Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos. Segundo ela, a gestão escolar se consolida pela descentralização das decisões e os conselheiros são responsáveis por “mediar o processo de acompanhamento administrativo e financeiro a ser aplicado na Educação”.

Empossados

Como representante dos professores, pela Creche Otaciana Pinto, foram empossadas a titular Gersoélia de Souza e a suplente Romaiana de Souza. Representando os alunos, foram empossados, da Escola Municipal Flávio Simões o titular Wanderson Cândido dos Santos e Valdicélia Lopes Conceição. No segmento dos pais e mães, da Escola José Oduque Teixeira, empossou-se a titular Edna Silva e a suplente Genilda Santos.

O segmento dos funcionários foi representado pelos eleitos do Grupo Escolar Everaldo Cardoso: a titular Francilene Maria de Santos Silva e a suplente Alana Vieira Santos. Já os diretores escolares foram representados pela diretora da Creche Pequeno Lar, a professora Elba Maria Dórea Gonzaga. Confira abaixo as fotos do evento:

CAIC Empossamento Conselheiros Escolares Biênio 2012 2014 2 CAIC Empossamento Conselheiros Escolares Biênio 2012 2014

DCS/PMI - Texto: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 05 de junho de 2012.

Porto Seguro receberá Congresso Internacional de Educação no Brasil

CAIC Tecnologia e Educação

Pela segunda vez, Porto Seguro receberá o Congresso Internacional de Educação no Brasil, que acontecerá no Centro de Convenções do Descobrimento de 25 a 27 de junho. O conteúdo científico nesta edição terá como cerne das discussões a temática da “Tecnologia e Educação: Novos Desafios para um Novo Educador” e a chancela científica ficará a cargo do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia - IFBA.

O evento reunirá congressistas de todo país, público composto, em sua maioria, por profissionais de educação. O CIDEB contará com a participação de dezenas de palestrantes na área de tecnologia educacional. São grandes nomes nacionais e internacionais na sua grade de palestrantes; entre os já confirmados estão Içami Tiba, José Pacheco (Portugal), António José da Silva (Portugal), Vasco Moretto, Nildo Ferreira e Max Haetinger que, junto aos outros nomes que participarão do congresso, ofertarão mais de 40 atividades acadêmicas durante os dias do evento.

A grade científica possui diversas atividades como palestras, workshops, minicursos, mesas redondas e defesas de trabalhos acadêmicos. Serão discutidos temas como a implantação dos tablets em sala de aula, inclusão digital, o uso da tecnologia para inclusão de deficientes, tecnologia como facilitadora de cursos de educação à distância e outras problemáticas que envolvem o uso da tecnologia como facilitadora da educação.

O objetivo do evento é contribuir para a constante melhoria da educação, visando promover o desenvolvimento interpessoal e profissional em diversas áreas. Com o tema deste ano, o CIDEB espera contribuir positivamente para a aceitação e desmistificação do uso das tecnologias de informação como auxiliadoras do aprendizado em sala de aula e fora dela.

O evento recebe apoio do Ministério da Educação, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Petrobras, Nova Schin, Sebrae, Edu Brazuca, Junior Achievement, além de diversas editoras didáticas do país e empresas e tecnologias educacionais do país.

O valor da inscrição é de R$285,00 com facilidades de pagamento e parcelamento. Porém, duas grandes promoções estão movimentando muito o evento:

Promoção Fidelidade CIDEB - Aqueles que participaram da edição anterior do evento em 2011, pagarão apenas o valor do 1º lote de R$195,00; mediante comprovação.

Promoção Doe um Livro - Os congressistas que doarem um livro para a campanha, pagarão apenas o valor promocional de R$240,00.

Estudantes em graduação, terão descontos ainda maior.

Os interessados em participar do CIDEB poderão se inscrever no evento acessando o site www.cideb.com.br.

Fonte: Release enviado para o e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), em 04 de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

terça-feira, 5 de junho de 2012

As “mães” do Patinho Feio

por: Clarissa Pinkola Estés

CAIC Patinho Feio

A história de Hans Christian Andersen, O Patinho Feio, contém diversas interpretações que podem enriquecer a vida de qualquer ser humano. Ela também revela estruturas maternas que podem nos ajudar a avaliar o nosso complexo materno interior.

A analista junguiana e contadora de histórias Clarissa Pinkola Estés, em sua obra Mulheres que Correm com os Lobos, mostra como, a partir de mitos, contos de fadas e lendas do folclore, a mulher pode se ligar aos atributos do arquétipo da mulher selvagem. O termo selvagem não é usado em seu sentido pejorativo, mas em seu sentido original, o de viver uma vida natural, em que um indivíduo possui uma integridade inata e limites saudáveis.

Em sua obra, ela conta e analisa diversas histórias, entre elas O Patinho Feio, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicada, pela primeira vez, em 1845, que trata do arquétipo do ser incomum e diferente e da descoberta daquilo a que pertencemos.

A história conta que um ovo de cisne foi casualmente chocado no ninho de uma pata. Ao sair do maior ovo do ninho, o filhote assustou a mãe pata por ser uma criatura grande e desajeitada. Por ser diferente de seus irmãos, passou a ser perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e todas as galinhas do terreiro. A princípio, sua mãe o defendia, mas, com o tempo, ela se cansou da situação. Certa vez, ela lhe disse, desesperada, que desejava que ele fosse embora. Cansado de tanta humilhação, o patinho decidiu fugir. Durante sua jornada, ele peregrinou por diversos lugares, mas sempre foi rejeitado por todos que encontrava. Ele enfrentou o frio do inverno, mas, quando chegou a primavera, abriu suas asas e se uniu a um bando de cisnes, no qual foi reconhecido como um dos mais belos.

Para Estés, apesar das diversas versões de O Patinho Feio, o seu núcleo e significado são os mesmos. A história simboliza a natureza selvagem, que, quando forçada a enfrentar circunstâncias pouco favoráveis, luta para continuar viva.

Um dos aspectos interessantes observados por Estés nessa história de Andersen são os atributos da mãe pata. A mãe da história pode ser interpretada como um símbolo da nossa própria mãe exterior. Entretanto, a autora lembra que a maioria dos adultos tem uma mãe interior, formada não apenas pela mãe real, mas também por outras figuras maternas de suas vidas, assim como as imagens da boa mãe e da mãe perversa exibidas durante a infância.

Na psicologia junguiana, esses temas fazem parte do Complexo Materno. Como todo arquétipo, o da grande mãe tem tanto aspectos positivos quanto negativos, que podem apresentar-se de inúmeras formas, revestidos por uma infinidade de imagens. Jung menciona que as representações mais comuns são as das mulheres com quem nos relacionamos (mãe, avó, madrasta, sogra, ama de leite, etc.). Dessa forma, são atribuídas ao arquétipo da mãe características tanto de acolhimento, cuidado, sabedoria e suporte como aterrorizantes, obscuras, devoradoras e advindas do mundo dos mortos.

A imagem da mãe varia conforme a experiência individual, em que a predominância parece ser a da mãe pessoal. Entretanto, é do arquétipo projetado na mãe pessoal que surgem os efeitos positivos ou negativos que se refletem nesta. Portanto, os eventos traumáticos marcados no indivíduo dão-se muito mais pelas projeções arquetípicas do que pela relação estabelecida com a mãe real, uma vez que as fantasias frequentemente superam a ação desta.

Segundo Estés, a mãe pata é, ao mesmo tempo, uma mãe ambivalente, uma mãe prostrada e uma mãe sem mãe. “Com o exame dessas estruturas maternas, podemos começar a avaliar se nosso complexo materno interior sustenta com firmeza nossas qualidades exclusivas ou se está precisando de um ajuste já há muito atrasado.”

Como mãe ambivalente, a mãe pata é isolada e tratada com deboche pelos outros por ter um filhote diferente. A princípio, ela o defende e se mantém firme, apesar do ambiente perturbado que ele cria. Ela se sente dividida e acaba desistindo de cuidar dele quando percebe que ele começa a prejudicar a sua própria segurança e a de seus outros filhotes dentro da comunidade.

Dessa forma, em vez de ficar ao lado do estranho filhote, ela se curva aos desejos do ambiente em que vive, pois ser isolada da comunidade é o mesmo que ser ignorada ou destruída.

A mulher que vive em um ambiente similar ao da mãe do Patinho Feio geralmente tentará moldar o filho para que ele seja aceito pelo grupo. Ela se sente dividida em termos psíquicos, sente-se atraída por direções diferentes, o que é a própria definição de ambivalência. Uma direção representa ser aceita pelo grupo, outra trata do instinto de autopreservação. Na terceira direção, existe o medo de que ela e o filhote, de acordo com a história, sejam castigados ou mortos pela comunidade. Uma quarta força é o amor da mãe pelo filho e a sua preservação.

Esse tipo de história é muito comum e antiga, principalmente entre culturas punitivas, em que uma mãe vive conflitos pessoais devido à presença de algo diferente em sua vida, no caso um filho diferente. A mãe geralmente se sente dilacerada entre a opção de ser aceita pelos outros e a de amar o filho com liberdade.

Dentro da história da humanidade, existem diversos exemplos de mulheres que morreram, em termos psíquicos ou espirituais, em defesa de seu filho “não aprovado” — o que pode ser representado por sua arte, sua política, seu amor, sua crença ou mesmo sua própria prole. Em casos extremos, muitas mulheres foram assassinadas, queimadas ou enforcadas por desafiarem o grupo defendendo sua cria.

Para Estés, “quando a mulher tem essa imagem de mãe ambivalente na sua própria psique, ela pode se descobrir cedendo com muita facilidade. Ela pode se descobrir com medo de firmar uma posição, de exigir respeito, de afirmar seu direito a fazê-lo, de aprender, de viver do seu próprio modo”.

Segundo a autora, para uma mãe criar feliz um filho que apresenta características diferentes das necessidades de sua psique, ela precisa ser capaz de ter qualidades heroicas geralmente consideradas masculinas, como a veemência e o destemor.

A mãe prostrada é observada em O Patinho Feio quando se sente esgotada e, não aguentando mais as perseguições feitas ao filhote, desiste. Aflita, ela diz ao patinho que preferia que ele sumisse. Desorientado, ele acaba fugindo.

Sempre que uma mãe desiste de sua cria, significa que ela perdeu o sentido de si mesma, ficou dividida emocionalmente. Ao cair na prostração, qualquer pessoa se sente emocionalmente confusa, agitada e com a sensação de estar em um abismo.

A prostração sempre acontece quando uma mãe é forçada a escolher entre o amor do filho e o medo de qualquer mal que o grupo social possa fazer contra ela se não respeitar as regras. Quando uma mãe é forçada a escolher entre o filho e a cultura, existe, nessa sociedade, algo de cruel.

Essa situação pode ser associada aos milhares de casos em que mães solteiras foram e, ainda hoje, são obrigadas a se desfazer de seus filhos por meio de abortos ou cedendo-os para adoção em nome de uma “reputação” que deve ser zelada.

Para Estés, quando uma mulher tem um constructo de mãe prostrada dentro da sua psique e/ou da sua cultura, ela é indecisa quanto ao seu valor. Ela pode considerar que a escolha entre cumprir as exigências exteriores e as exigências da alma é uma questão de vida ou morte.

A mãe criança também é encontrada na história do Patinho Feio. A mãe pata é muito simples e, embora ela represente o papel da mulher que deseja muito ser mãe, ao sê-lo acaba rejeitando um dos filhos por ser diferente. As causas de sua atitude podem estar no fato de ela ser uma mãe frágil, psiquicamente jovem e ingênua.

Os motivos que a levam a não acreditar que possa ser uma mãe radiante podem estar no fato de se sentir deslocada. Sob o aspecto psíquico, ela não se considera merecedora até mesmo do amor de seu filho. Para Estés, a mãe precisa receber a atenção materna para dar atenção aos seus próprios filhos.

Toda mãe nova começa como uma mãe criança. A mulher, nesse caso, tem idade suficiente para gerar um filho. Mas, embora ela tenha bons instintos, que a orientam de forma correta, ela precisa da atenção de uma mulher mais velha ou de diversas mulheres que a guiem, estimulem e apoiem no cuidado com o filho.

Durante muitos séculos, as mulheres mais velhas de comunidades e grupos sociais formavam um sistema básico de nutrição “de mulher para mulher” que apoiava especialmente as mães jovens, instruindo-as na forma de cuidar e alimentar seus filhos.

Com a industrialização, as sociedades se transformaram, e a jovem mãe passou a beneficiar e cuidar de seus filhos de forma solitária, como uma mãe frágil. Uma mulher com uma mãe criança interna assume o papel de uma criança que brinca de ser mãe. Ela não é capaz de orientar os filhos, apoiá-los e pode, muitas vezes, deixá-los em péssimas condições ou mesmo torturá-los sem que perceba.

Para Estés, “a mãe frágil pode ser considerada um cisne que foi criado no meio de patos, porque não conseguiu descobrir sua verdadeira identidade a tempo de cuidar de seus filhos”.

A mãe interna de toda mulher precisa de cuidados de mãe. Isso se consegue por meio de mulheres que sejam mais velhas, experientes e sábias, que são o que são porque viveram e sobreviveram às suas próprias dificuldades. Amadurecidas pela própria vida, elas são gentis porque conseguem “ouvir, ver e falar”.

Para a autora, os relacionamentos entre as mulheres têm como base a afinidade e são de grande importância, porque, em qualquer idade, precisamos de conselhos e orientação. Ela acredita que a imagem e o conceito da mãe selvagem não podem e não devem ser abandonados, embora muitos estudiosos da psicologia dos tempos atuais determinem a necessidade do abandono do modelo total da mãe. O relacionamento com a mãe selvagem — a mãe da alma, segundo a analista — deve girar sempre, transformar-se. “Essa mãe é a escola na qual nascemos, a escola na qual aprendemos, a escola na qual ensinamos, tudo ao mesmo tempo e pelo resto de nossas vidas.”

Sobre as experiências vividas na infância com uma mãe destrutiva, Estés defende que o período, embora não possa ser apagado da memória, pode ser atenuado. O grande problema, nesses casos, é o medo de que algo essencial tenha morrido naquele período, algo que nunca possa ser ressuscitado, pois, em termos psíquicos, significa a morte da mãe. Mesmo quando uma mãe fraqueja, falha ou é destrutiva, seus rebentos podem sobreviver e crescer independentes. Perceber o dano sofrido e mesmo assim registrá-lo na memória permite o desenvolvimento futuro.

Revista Psicanálise. n. 01. São Paulo: Mythos.
Clarissa Pinkola Estés é analista e contadora de história.

Fonte: Site “Construir Notícias”, acessado em 05 de junho de 2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fórum debate a educação municipal

CAIC Fórum da Educação

O Conselho Municipal de Educação de Itabuna (CME) realizará no dia 12 de junho, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o II Fórum de Educação, com o tema "Educação Municipal no Texto e Contexto da Proposta da Escola Grapiúna: 10 Anos de Ciclos de Formação Humana".

O evento tem o objetivo de avaliar em conjunto com gestores, professores e coordenadores as ações desenvolvidas na educação grapiúna e debater uma educação de qualidade social. Currículo, avaliação, gestão administrativa e pedagógica da escola, formação de professores, desempenho dos alunos e outros aspectos que possibilitem novos rumos para a educação são o foco principal.

O fórum contará com a participação de personalidades importantes do cenário educacional em níveis nacional e local. A conferência de abertura será realizada pelo Prof. Dr. Miguel González Arroyo e haverá ainda a participação do vice-presidente da Câmara da Educação Básica /CNE, Prof. Adeum Hilário Sauer, e do Secretário Municipal da Educação de Itabuna, Prof.Gustavo Joaquim Lisboa. Nos debates, contribuirão o professor Flávio Gonçalves e as professoras Alba Lúcia Gonçalves, Gilvânia Conceição do Nascimento, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos e Eliane de Matos Pereira.

Os interessados poderão se inscrever na sede do CME, na Rua Adolfo Maron, nº 82, 2º andar, salas 9, 10 e 11, noperíodo de 30 de maio à 11 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3617-7299 e por e-mail: cmeitabuna@ig.com.br.

Texto: Haísa Lima – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 08/05/2012.

Banner CAIC Cultura Nordestina 2012 _thumb[9]

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)