Para ter mais informações sobre o concurso “Medalha Paulo Freire”, clique na imagem acima.
Fonte: Mensagem enviada ao e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), em 27 de junho de 2012.
Para ter mais informações sobre o concurso “Medalha Paulo Freire”, clique na imagem acima.
Fonte: Mensagem enviada ao e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), em 27 de junho de 2012.
O NTM – Núcleo de Tecnologia municipal reabriu as inscrições para os funcionários da rede municipal de ensino que queiram fazer um curso de INFORMÁTICA BÁSICA (Word, Excel e Internet).
A previsão é a de que o curso se inicie no dia 14 de agosto, sempre às terças e quintas, no horário das 13hs30min às 17hs30min.
Só poderão participar do curso os funcionários que tiverem horário livre. O curso será ministrado na sede do NTM. Contudo, se numa mesma unidade escolar houver mais de 07 funcionários interessados, o curso será ministrado na própria unidade.
No CAIC Jorge Amado, os interessados deverão procurar Eric, na Secretaria da escola, no horário das 07hs00min às 13hs00min, ou fazer sua inscrição no site do NTM. Para acessar o site nesse momento, clique aqui.
JULIA BORBA
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
Os conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vão avaliar ainda nesta quinta-feira uma proposta para alterar o serviço e a forma de pagamento dos orelhões de todo país.
O novo regulamento deve abrir, por exemplo, a possibilidade do uso de moedas e cartão de crédito no pagamento das ligações.
Modelos semelhantes já são utilizados no exterior e facilitam o uso dos orelhões, principalmente por estrangeiros. Por isso, o texto prevê, por exemplo, que a novidade seja implementada a tempo de ser usada por turistas que vierem ao país para a Copa do Mundo em 2014.
Se aprovado, o documento também pretende fazer com que a própria estrutura fixa do orelhão seja utilizada para servir ao mercado publicitário. Será aberta a possibilidade de mudanças no formato das cabines e liberada a fixação de imagens de campanhas de empresas pelo lado externo dos orelhões.
A publicidade também passaria a ser permitida por meio de mensagens de voz. Elas seriam gravadas e disparadas pouco antes de cada ligação. Os usuários que aceitarem ouvir a mensagem até o fim não terão de pagar pela chamada ou, ao menos, ganharão alguns minutos --custeados pelas empresas anunciantes.
O limite dessas mensagens seria de 20 segundos. Mas, para dar agilidade a chamada em casos de emergência ou para o caso do usuário não estar interessado, seria possível pular a opção.
Todas essas mudanças não devem ser impostas às concessionárias. Da forma em que o texto foi proposto, pela conselheira Emília Ribeiro, a troca dos equipamentos e a implementação dos novos serviços fica a cargo das concessionárias.
Para ela, haverá interesse das operadoras, uma vez que a queda no uso dos terminais públicos é acentuada, assim como o retorno financeiro dos terminais públicos para as companhias vem em trajetória descendente.
Outros serviços que podem ganhar a autorização da Anatel ultrapassariam a opção de voz. Pelo texto, seria possível trocar todos os orelhões por novos, que ofereçam conexão de internet banda larga, navegação na internet na tela do orelhão e até mesmo serviço de GPS.
Com o aumento do lucro, gerado em cada terminal, os investimentos poderiam ser mais facilmente guiados para a manutenção dos orelhões de áreas mais distantes, em que o simples serviço de voz já não funciona corretamente ou não é higienizado com frequência.
O documento completo será conhecido pelos conselheiros na reunião desta quinta-feira. As possibilidades são de aprovação, rejeição ou pedido de vista.
Fonte: Site do jornal “Folha de São Paulo”, acessado em 28 de junho de 2012.
Ética de paz num mundo de violência.
Falar de paz... Será que é tão difícil assim? Não precisamos nem abrir as portas de nossas casas, para vermos o tamanho da violência. Pela televisão somos informados constantemente de que o mundo está necessitando de PAZ urgentemente.
Para despertar em nossos alunos ações de bem-estar e contribuir para a paz global, são preciso que todos nós, professores e escola trabalhemos com a formação de valores e atitudes do cotidiano escolar. Como por exemplo: na hora do lanche, num jogo, numa tarefa, na formação de fila, entre outros. Não perca tempo. Comece já. A paz nos espera!
O Educador da Paz avalia como um educador, não como um transmissor de informações. Os alunos não são avaliados segundo sua intelectualidade, mas enquanto pessoas humanas. Valoriza suas atitudes em sala de aula, sua dedicação aos estudos, sua responsabilidade, pontualidade e dedicação nos trabalhos pessoais e em equipe. Não usa os instrumentos de avaliação como meio de atemoriza, e sim para desenvolver o espírito de autocrítica, estimula a superação das dificuldades e conduz o aluno e o grupo a uma perspectiva de auto-avaliação.
Fonte: Site “Construir Notícias”, acessado em 26 de junho de 2012.
O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, através das diversas coordenações pedagógicas e do projeto “Escola Em Tempo Integral” / Programa “Mais Educação”, fez valer a passagem do centenário do nascimento do escritor Jorge Amado e do cantor Luiz Gonzaga, ícones da cultura popular nordestina.
Se estivessem vivos, os dois estariam comemorando 100 anos de idade neste ano de 2012. Neste reflexo, a escola como um todo desenvolveu todo um trabalho de resgate, principalmente das produções culturais do rei do baião, que foi um dos principais responsáveis pela introdução da cultura nordestina de raiz em regiões como sul e sudeste.
Todos os setores da escola empenharam-se na decoração e na organização dos eventos, desde a creche até o Ciclo da Adolescência (CAD).
Para a coordenadora geral do Programa “Mais Educação” no CAIC, professora Maria de Fátima Elias da Cruz, “esse é mais um projeto que destaca a capacidade criativa e intelectual dos estudantes”.
Confira abaixo algumas fotos. Para ver outras fotos, clique aqui e aqui.
O Projeto Cidadania Já abriu matrículas no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Anália, para cursos de telemarketing, hotelaria, clínica hospitalar, recepcionista e atendimento ao público. Os treinamentos são fruto de parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna.
Segundo o coordenador do projeto, Denilton Santos (foto acima), “os cursos estão programados para ocorrer nos meses de junho e julho, com aulas nos finais de semana e oferta de centenas de vagas para jovens a partir dos 16 anos. O “Cidadania Já” visa à inclusão social por meio da qualificação de mão de obra, facilitando o acesso ao mercado formal de trabalho.
Os cursos já foram realizados com sucesso em 48 bairros de Itabuna e a meta até 2012 é chegar a todas as demais comunidades ainda não contempladas pelo projeto.
Texto: Kleber Torres. Foto: Pedro Augusto. Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 1º de junho de 2012.
Nesta terça-feira (05), Dia do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental, apresentou à população, em uma audiência pública realizada no auditório da Câmara de Vereadores, o resultado do documento Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental para Escolas Municipais. Essas diretrizes têm a finalidade de contribuir no trabalho dos professores em relação à Educação Ambiental.
O documento, finalizado em 2011, foi enviado ao Conselho Municipal de Educação (CME), onde se encontra em estágio de apreciação para ser aprovado posteriormente. As diretrizes serão apresentadas à comunidade e também aos professores e conselhos convidados em uma nova audiência pública, podendo, pois, passar ainda por algumas modificações.
Segundo a assessora técnico pedagógica da Educação Ambiental, Viviane Kelly Farias (foto acima), “o projeto tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos alunos e professores em relação ao meio ambiente, incentivando o cuidado e a preservação por meio da Educação Ambiental. “Essas diretrizes garantem a integração equilibrada de todas as dimensões da sustentabilidade ambiental, resultando em melhor qualidade de vida para o município”.
Neste mesmo dia, para fechar a Semana do Meio Ambiente, foi apresentada a Lei 12.633/2012, aprovada este ano, que identifica a data 3 de junho como o Dia da Educação Ambiental.
Texto: Thainan Nicácio - Foto: Pedro Augusto – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 30 de maio de 2012.
A Secretaria Municipal de Educação empossou nesta segunda-feira (4), na Igreja Batista Teosópolis, 11 novos conselheiros escolares, representantes de professores, pais, alunos, funcionários e diretores das 111 Unidades da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a assessora dos Conselhos Escolares, Janaína Reis, o próximo passo será a realização do processo de formação de todos os empossados sobre o regulamento do conselho e a sua importância.
Os conselheiros escolares de algumas unidades foram empossados de forma simbólica pela professora Maria de Lourdes Santana, que representou o secretário de Educação, Gustavo Lisboa. Para ela, os membros têm um papel fundamental no processo decisório das unidades escolares e, por esse motivo, se configura como uma “gestão democrática para exercer com eficiência e atender àsnecessidades da população”.
Para desempenhar a função, Janaína Reis revela que a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME), irá capacitar os conselheiros empossados e os demais eleitos pelas escolas municipais, com o objetivo de torná-los conhecedores do funcionamento do Conselho Escolar e da importância de participação nas decisões que envolvem a educação.
Durante a cerimônia de posse, depoimentos de ex-conselheiros emocionaram os novos empossados e representantes da Educação Municipal, como a presidente do CME, a professora Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos. Segundo ela, a gestão escolar se consolida pela descentralização das decisões e os conselheiros são responsáveis por “mediar o processo de acompanhamento administrativo e financeiro a ser aplicado na Educação”.
Empossados
Como representante dos professores, pela Creche Otaciana Pinto, foram empossadas a titular Gersoélia de Souza e a suplente Romaiana de Souza. Representando os alunos, foram empossados, da Escola Municipal Flávio Simões o titular Wanderson Cândido dos Santos e Valdicélia Lopes Conceição. No segmento dos pais e mães, da Escola José Oduque Teixeira, empossou-se a titular Edna Silva e a suplente Genilda Santos.
O segmento dos funcionários foi representado pelos eleitos do Grupo Escolar Everaldo Cardoso: a titular Francilene Maria de Santos Silva e a suplente Alana Vieira Santos. Já os diretores escolares foram representados pela diretora da Creche Pequeno Lar, a professora Elba Maria Dórea Gonzaga. Confira abaixo as fotos do evento:
DCS/PMI - Texto: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 05 de junho de 2012.
Pela segunda vez, Porto Seguro receberá o Congresso Internacional de Educação no Brasil, que acontecerá no Centro de Convenções do Descobrimento de 25 a 27 de junho. O conteúdo científico nesta edição terá como cerne das discussões a temática da “Tecnologia e Educação: Novos Desafios para um Novo Educador” e a chancela científica ficará a cargo do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia - IFBA.
O evento reunirá congressistas de todo país, público composto, em sua maioria, por profissionais de educação. O CIDEB contará com a participação de dezenas de palestrantes na área de tecnologia educacional. São grandes nomes nacionais e internacionais na sua grade de palestrantes; entre os já confirmados estão Içami Tiba, José Pacheco (Portugal), António José da Silva (Portugal), Vasco Moretto, Nildo Ferreira e Max Haetinger que, junto aos outros nomes que participarão do congresso, ofertarão mais de 40 atividades acadêmicas durante os dias do evento.
A grade científica possui diversas atividades como palestras, workshops, minicursos, mesas redondas e defesas de trabalhos acadêmicos. Serão discutidos temas como a implantação dos tablets em sala de aula, inclusão digital, o uso da tecnologia para inclusão de deficientes, tecnologia como facilitadora de cursos de educação à distância e outras problemáticas que envolvem o uso da tecnologia como facilitadora da educação.
O objetivo do evento é contribuir para a constante melhoria da educação, visando promover o desenvolvimento interpessoal e profissional em diversas áreas. Com o tema deste ano, o CIDEB espera contribuir positivamente para a aceitação e desmistificação do uso das tecnologias de informação como auxiliadoras do aprendizado em sala de aula e fora dela.
O evento recebe apoio do Ministério da Educação, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Petrobras, Nova Schin, Sebrae, Edu Brazuca, Junior Achievement, além de diversas editoras didáticas do país e empresas e tecnologias educacionais do país.
O valor da inscrição é de R$285,00 com facilidades de pagamento e parcelamento. Porém, duas grandes promoções estão movimentando muito o evento:
Promoção Fidelidade CIDEB - Aqueles que participaram da edição anterior do evento em 2011, pagarão apenas o valor do 1º lote de R$195,00; mediante comprovação.
Promoção Doe um Livro - Os congressistas que doarem um livro para a campanha, pagarão apenas o valor promocional de R$240,00.
Estudantes em graduação, terão descontos ainda maior.
Os interessados em participar do CIDEB poderão se inscrever no evento acessando o site www.cideb.com.br.
Fonte: Release enviado para o e-mail do CAIC Jorge Amado (caic.jorgeamado@gmail.com), em 04 de junho de 2012.
por: Clarissa Pinkola Estés
A história de Hans Christian Andersen, O Patinho Feio, contém diversas interpretações que podem enriquecer a vida de qualquer ser humano. Ela também revela estruturas maternas que podem nos ajudar a avaliar o nosso complexo materno interior.
A analista junguiana e contadora de histórias Clarissa Pinkola Estés, em sua obra Mulheres que Correm com os Lobos, mostra como, a partir de mitos, contos de fadas e lendas do folclore, a mulher pode se ligar aos atributos do arquétipo da mulher selvagem. O termo selvagem não é usado em seu sentido pejorativo, mas em seu sentido original, o de viver uma vida natural, em que um indivíduo possui uma integridade inata e limites saudáveis.
Em sua obra, ela conta e analisa diversas histórias, entre elas O Patinho Feio, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicada, pela primeira vez, em 1845, que trata do arquétipo do ser incomum e diferente e da descoberta daquilo a que pertencemos.
A história conta que um ovo de cisne foi casualmente chocado no ninho de uma pata. Ao sair do maior ovo do ninho, o filhote assustou a mãe pata por ser uma criatura grande e desajeitada. Por ser diferente de seus irmãos, passou a ser perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e todas as galinhas do terreiro. A princípio, sua mãe o defendia, mas, com o tempo, ela se cansou da situação. Certa vez, ela lhe disse, desesperada, que desejava que ele fosse embora. Cansado de tanta humilhação, o patinho decidiu fugir. Durante sua jornada, ele peregrinou por diversos lugares, mas sempre foi rejeitado por todos que encontrava. Ele enfrentou o frio do inverno, mas, quando chegou a primavera, abriu suas asas e se uniu a um bando de cisnes, no qual foi reconhecido como um dos mais belos.
Para Estés, apesar das diversas versões de O Patinho Feio, o seu núcleo e significado são os mesmos. A história simboliza a natureza selvagem, que, quando forçada a enfrentar circunstâncias pouco favoráveis, luta para continuar viva.
Um dos aspectos interessantes observados por Estés nessa história de Andersen são os atributos da mãe pata. A mãe da história pode ser interpretada como um símbolo da nossa própria mãe exterior. Entretanto, a autora lembra que a maioria dos adultos tem uma mãe interior, formada não apenas pela mãe real, mas também por outras figuras maternas de suas vidas, assim como as imagens da boa mãe e da mãe perversa exibidas durante a infância.
Na psicologia junguiana, esses temas fazem parte do Complexo Materno. Como todo arquétipo, o da grande mãe tem tanto aspectos positivos quanto negativos, que podem apresentar-se de inúmeras formas, revestidos por uma infinidade de imagens. Jung menciona que as representações mais comuns são as das mulheres com quem nos relacionamos (mãe, avó, madrasta, sogra, ama de leite, etc.). Dessa forma, são atribuídas ao arquétipo da mãe características tanto de acolhimento, cuidado, sabedoria e suporte como aterrorizantes, obscuras, devoradoras e advindas do mundo dos mortos.
A imagem da mãe varia conforme a experiência individual, em que a predominância parece ser a da mãe pessoal. Entretanto, é do arquétipo projetado na mãe pessoal que surgem os efeitos positivos ou negativos que se refletem nesta. Portanto, os eventos traumáticos marcados no indivíduo dão-se muito mais pelas projeções arquetípicas do que pela relação estabelecida com a mãe real, uma vez que as fantasias frequentemente superam a ação desta.
Segundo Estés, a mãe pata é, ao mesmo tempo, uma mãe ambivalente, uma mãe prostrada e uma mãe sem mãe. “Com o exame dessas estruturas maternas, podemos começar a avaliar se nosso complexo materno interior sustenta com firmeza nossas qualidades exclusivas ou se está precisando de um ajuste já há muito atrasado.”
Como mãe ambivalente, a mãe pata é isolada e tratada com deboche pelos outros por ter um filhote diferente. A princípio, ela o defende e se mantém firme, apesar do ambiente perturbado que ele cria. Ela se sente dividida e acaba desistindo de cuidar dele quando percebe que ele começa a prejudicar a sua própria segurança e a de seus outros filhotes dentro da comunidade.
Dessa forma, em vez de ficar ao lado do estranho filhote, ela se curva aos desejos do ambiente em que vive, pois ser isolada da comunidade é o mesmo que ser ignorada ou destruída.
A mulher que vive em um ambiente similar ao da mãe do Patinho Feio geralmente tentará moldar o filho para que ele seja aceito pelo grupo. Ela se sente dividida em termos psíquicos, sente-se atraída por direções diferentes, o que é a própria definição de ambivalência. Uma direção representa ser aceita pelo grupo, outra trata do instinto de autopreservação. Na terceira direção, existe o medo de que ela e o filhote, de acordo com a história, sejam castigados ou mortos pela comunidade. Uma quarta força é o amor da mãe pelo filho e a sua preservação.
Esse tipo de história é muito comum e antiga, principalmente entre culturas punitivas, em que uma mãe vive conflitos pessoais devido à presença de algo diferente em sua vida, no caso um filho diferente. A mãe geralmente se sente dilacerada entre a opção de ser aceita pelos outros e a de amar o filho com liberdade.
Dentro da história da humanidade, existem diversos exemplos de mulheres que morreram, em termos psíquicos ou espirituais, em defesa de seu filho “não aprovado” — o que pode ser representado por sua arte, sua política, seu amor, sua crença ou mesmo sua própria prole. Em casos extremos, muitas mulheres foram assassinadas, queimadas ou enforcadas por desafiarem o grupo defendendo sua cria.
Para Estés, “quando a mulher tem essa imagem de mãe ambivalente na sua própria psique, ela pode se descobrir cedendo com muita facilidade. Ela pode se descobrir com medo de firmar uma posição, de exigir respeito, de afirmar seu direito a fazê-lo, de aprender, de viver do seu próprio modo”.
Segundo a autora, para uma mãe criar feliz um filho que apresenta características diferentes das necessidades de sua psique, ela precisa ser capaz de ter qualidades heroicas geralmente consideradas masculinas, como a veemência e o destemor.
A mãe prostrada é observada em O Patinho Feio quando se sente esgotada e, não aguentando mais as perseguições feitas ao filhote, desiste. Aflita, ela diz ao patinho que preferia que ele sumisse. Desorientado, ele acaba fugindo.
Sempre que uma mãe desiste de sua cria, significa que ela perdeu o sentido de si mesma, ficou dividida emocionalmente. Ao cair na prostração, qualquer pessoa se sente emocionalmente confusa, agitada e com a sensação de estar em um abismo.
A prostração sempre acontece quando uma mãe é forçada a escolher entre o amor do filho e o medo de qualquer mal que o grupo social possa fazer contra ela se não respeitar as regras. Quando uma mãe é forçada a escolher entre o filho e a cultura, existe, nessa sociedade, algo de cruel.
Essa situação pode ser associada aos milhares de casos em que mães solteiras foram e, ainda hoje, são obrigadas a se desfazer de seus filhos por meio de abortos ou cedendo-os para adoção em nome de uma “reputação” que deve ser zelada.
Para Estés, quando uma mulher tem um constructo de mãe prostrada dentro da sua psique e/ou da sua cultura, ela é indecisa quanto ao seu valor. Ela pode considerar que a escolha entre cumprir as exigências exteriores e as exigências da alma é uma questão de vida ou morte.
A mãe criança também é encontrada na história do Patinho Feio. A mãe pata é muito simples e, embora ela represente o papel da mulher que deseja muito ser mãe, ao sê-lo acaba rejeitando um dos filhos por ser diferente. As causas de sua atitude podem estar no fato de ela ser uma mãe frágil, psiquicamente jovem e ingênua.
Os motivos que a levam a não acreditar que possa ser uma mãe radiante podem estar no fato de se sentir deslocada. Sob o aspecto psíquico, ela não se considera merecedora até mesmo do amor de seu filho. Para Estés, a mãe precisa receber a atenção materna para dar atenção aos seus próprios filhos.
Toda mãe nova começa como uma mãe criança. A mulher, nesse caso, tem idade suficiente para gerar um filho. Mas, embora ela tenha bons instintos, que a orientam de forma correta, ela precisa da atenção de uma mulher mais velha ou de diversas mulheres que a guiem, estimulem e apoiem no cuidado com o filho.
Durante muitos séculos, as mulheres mais velhas de comunidades e grupos sociais formavam um sistema básico de nutrição “de mulher para mulher” que apoiava especialmente as mães jovens, instruindo-as na forma de cuidar e alimentar seus filhos.
Com a industrialização, as sociedades se transformaram, e a jovem mãe passou a beneficiar e cuidar de seus filhos de forma solitária, como uma mãe frágil. Uma mulher com uma mãe criança interna assume o papel de uma criança que brinca de ser mãe. Ela não é capaz de orientar os filhos, apoiá-los e pode, muitas vezes, deixá-los em péssimas condições ou mesmo torturá-los sem que perceba.
Para Estés, “a mãe frágil pode ser considerada um cisne que foi criado no meio de patos, porque não conseguiu descobrir sua verdadeira identidade a tempo de cuidar de seus filhos”.
A mãe interna de toda mulher precisa de cuidados de mãe. Isso se consegue por meio de mulheres que sejam mais velhas, experientes e sábias, que são o que são porque viveram e sobreviveram às suas próprias dificuldades. Amadurecidas pela própria vida, elas são gentis porque conseguem “ouvir, ver e falar”.
Para a autora, os relacionamentos entre as mulheres têm como base a afinidade e são de grande importância, porque, em qualquer idade, precisamos de conselhos e orientação. Ela acredita que a imagem e o conceito da mãe selvagem não podem e não devem ser abandonados, embora muitos estudiosos da psicologia dos tempos atuais determinem a necessidade do abandono do modelo total da mãe. O relacionamento com a mãe selvagem — a mãe da alma, segundo a analista — deve girar sempre, transformar-se. “Essa mãe é a escola na qual nascemos, a escola na qual aprendemos, a escola na qual ensinamos, tudo ao mesmo tempo e pelo resto de nossas vidas.”
Sobre as experiências vividas na infância com uma mãe destrutiva, Estés defende que o período, embora não possa ser apagado da memória, pode ser atenuado. O grande problema, nesses casos, é o medo de que algo essencial tenha morrido naquele período, algo que nunca possa ser ressuscitado, pois, em termos psíquicos, significa a morte da mãe. Mesmo quando uma mãe fraqueja, falha ou é destrutiva, seus rebentos podem sobreviver e crescer independentes. Perceber o dano sofrido e mesmo assim registrá-lo na memória permite o desenvolvimento futuro.
Revista Psicanálise. n. 01. São Paulo: Mythos.
Clarissa Pinkola Estés é analista e contadora de história.
Fonte: Site “Construir Notícias”, acessado em 05 de junho de 2012.
O Conselho Municipal de Educação de Itabuna (CME) realizará no dia 12 de junho, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o II Fórum de Educação, com o tema "Educação Municipal no Texto e Contexto da Proposta da Escola Grapiúna: 10 Anos de Ciclos de Formação Humana".
O evento tem o objetivo de avaliar em conjunto com gestores, professores e coordenadores as ações desenvolvidas na educação grapiúna e debater uma educação de qualidade social. Currículo, avaliação, gestão administrativa e pedagógica da escola, formação de professores, desempenho dos alunos e outros aspectos que possibilitem novos rumos para a educação são o foco principal.
O fórum contará com a participação de personalidades importantes do cenário educacional em níveis nacional e local. A conferência de abertura será realizada pelo Prof. Dr. Miguel González Arroyo e haverá ainda a participação do vice-presidente da Câmara da Educação Básica /CNE, Prof. Adeum Hilário Sauer, e do Secretário Municipal da Educação de Itabuna, Prof.Gustavo Joaquim Lisboa. Nos debates, contribuirão o professor Flávio Gonçalves e as professoras Alba Lúcia Gonçalves, Gilvânia Conceição do Nascimento, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos e Eliane de Matos Pereira.
Os interessados poderão se inscrever na sede do CME, na Rua Adolfo Maron, nº 82, 2º andar, salas 9, 10 e 11, noperíodo de 30 de maio à 11 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3617-7299 e por e-mail: cmeitabuna@ig.com.br.
Texto: Haísa Lima – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 08/05/2012.
E-mail: caic.jorgeamado@gmail.com
Algumas informações básicas sobre o CAIC Jorge Amado - Ano base: 2012.
Nº DE SALAS DE AULA: 31
Nº TOTAL DE ALUNOS: 1420
Nº DE SUPORTE PEDAGÓGICO: 13
Nº TOTAL DE PROFESSORES: 61
O CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado é uma escola com capacidade para atender mais de 1.500 estudantes. Foi inaugurado em 29 de setembro de 1996.
Seu projeto original nasceu de um programa financiado, na época, pelo Governo Federal. Possui 31 salas de aula. Atualmente, divide-se em duas partes principais: O Prédio Principal e o Anexo. No Prédio principal, oferecem-se todos os cursos do Ensino Fundamental organizados na modalidade Ciclos de Desenvolvimento Humano, e também as Oficinas da "Escola em Tempo Integral", financiada pelo Programa "Mais Educação" (manhã e tarde). Neste mesmo prédio, oferecem-se, no turno noturno, cursos específicos voltados para Educação de Jovens e Adultos, também em nível de Ensino Fundamental. No Anexo (também conhecido como Prédio de Cima), oferecem-se os cursos nas modalidades Creche (tempo integral, para crianças com idade entre dois e três anos) e Pré-Escola (para crianças com idade entre 4 e 5 anos, em turmas separadas nos turnos Matutino e Vespertino).
O CAIC Jorge Amado é, atualmente, uma das melhores escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública de Itabuna. Está vinculado à Rede Municipal de Educação. Possui quadra poliesportiva, auditório, anfiteatro, estúdio de rádio, através do qual efetiva-se o Projeto "Nas Ondas do Intervalo: O Rádio na Escola" (Rádio CAIC), laboratórios de aprendizagem (Letramento e Matemática), laboratório de informática, lan-house, espaços para recreação, refeitório, sala de vídeo, duas cozinhas, uma área de serviço, Sala dos Professores, o Núcleo de Arte Educação, dois centros de Coordenação Pedagógica, o Laboratório Multifuncional Prof. Josué de Souza Brandão, especialmente equipado com computadores adaptados para estudantes com necessidades especiais, a Secretaria Escolar e a Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro.
Dentro do CAIC, atua uma equipe composta pelo diretor, três vice-diretoras, cerca de 61 professores, 13 coordenadores pedagógicos e 38 funcionários, além de estagiários, monitores de ensino e voluntários diversos.
Os números do CAIC são grandes. E o empenho e o esforço também. Tudo o que se realiza dentro da escola tem como princípio fundamental a excelência na qualidade de ensino.
Por isso, reconhece-se, hoje, que, inserido num mundo cada vez mais globalizado, nossa escola precisa acompanhar as novas tendências de comunicação e de registro de tudo aquilo que ela realiza. Assim, criamos o Blog do CAIC.
Esperamos, com isso, que a nossa escola se aproxime cada vez mais não só das chamadas Novas Tecnologias, mas que, consiga, através deste canal, dar a sua parcela de contribuição para a Inclusão Digital, respeitando-se a realidade e os valores culturais de nossa comunidade.
Aqui, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral irão encontrar tudo o que faz referência ao CAIC ou que, de alguma forma seja interessante para a comunidade escolar (notícias, fatos, acontecimentos).
Além disso, daremos ao blog uma atenção especial na parte que se pretende desenvolver especialmente para as crianças: faremos indicação de jogos que desenvolvam a coordenação motora, o raciocínio, a leitura e a interpretação. Vamos indicar sites que possuem atividades lúdicas e pedagógicas que possam ser realizadas dentro ou fora da escola. Queremos que nossas crianças se divirtam com o blog, percebam sua utilidade tanto quanto os adultos.
Então, sejam bem-vindos ao Blog do CAIC e aproveite-o. Ele é seu.