Com o tema “Pluralidade Cultura e Identidade Nacional”, o Núcleo de Arte Educação do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, representado pelas professoras Maria das Graças Silva, Simone Barbosa e Creuza Ribeiro, realizaram, nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a culminância da quinta edição do projeto “África de Todos Nós”, que integra o calendário de atividades letivas extra curriculares desenvolvidas pela escola.
O projeto visa a conscientização dos alunos quanto a importância da passagem do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), inpirada na luta de Zumbi dos Palmares pela libertação dos escravos negros no Brasil.
Neste ano, o Núcleo de Arte Educação apostou num novo conceito de negritude: uma negritude plural que dialoga diretamente com as demais culturas que permearam a formação do povo brasileiro.
Por isso, durante quatro semanas equipes de professores e funcionários se revezaram na preparação dos alunos do Ciclo da Adolescência (CAD) para apresentação de atividades distintas, de acordo com cada uma das culturas formadoras do povo brasileiro.
Na primeira semana de novembro, os alunos envolveram-se em atividades e apresentações que destacaram as contribuições dos povos indígenas; na segunda semana, destacaram-se apresentações sobre a cultura europeia, mais especificamente sobre a cultura portuguesa (primeiros europeus a explorarem as terras brasileiras). Na terceira semana, os alunos foram convidados a reconheceram a participação da cultura cigana; e, na última semana, os alunos foram convidados a perceberem as contribuições dos povos negros propriamente ditos.
Ao final de todos os trabalhos, a escola realizou, na sexta (dia 18), a tradicional Feijoada dos Palmares, em que os resultados de todos os trabalhos realizados foram demonstrados através de slides shows, depoimentos, músicas e apresentação do Desfile das Belezas ‘Ébano’ do CAIC, em 2011.
Abaixo, segue o vídeo preparado para demonstrar os trabalhos realizados:
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