terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudantes do Ciclo da Pré-Adolescência do CAIC recebem certificação do PROERD

CAIC Diga-Não-às-Drogas.

Os estudantes do Ciclo da Pré-Adolescência – Fase III (CPA-III) do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC passaram, na última Sexta-feira, dia 25 de novembro, pela Cerimônia de Certificação do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar, em Itabuna.

Na cerimônia, a coordenadora pedagógia do CPA, professora Rita Barreto mostrou-se muito emocionada, não somente por causa dos resultados, mas sobretudo, pela parceria firmada entre o CAIC e a PM. Segundo ela, “essa parceria e a presença da polícia no ambiente escolar cria um sentimento de segurança, de cuidado e de carinho, sentimentos essenciais para que os jovens estejam efetivamente preparados para não sucumbirem aos males aos quais poderão ser submetidos fora desse ambiente”. Ela completou dizendo que “é essencial que essa parceira perdure!”.

O diretor geral do CAIC, professor Carlos Marques foi representado pela vice-diretora do turno Vespertino, professora Ana Célia Oliveira, que saudou os alunos, ratificou a importância de os mesmos estarem preparados para enfrentarem situações em que podem estar expostos aos perigos das drogas e agradeceu, em nome da escola, pela parceria entre o CAIC e a PM. Em nome da escola, a professora Ana Célia recebeu das mãos do Tenente Emmanoel Almeida o certificado de “Escola Participante do PROERD”.

Representando o Major Lemos, comandante geral do 15º Batalhão da Polícia Militar, o tenente Emmanoel Almeida também ratificou o objetivo geral do PROERD. Segundo ele, “a Polícia Militar não é aquela que só existe para perseguir, prender bandidos. A Polícia Militar cumpre com o seu papel social na medida em que vai até as escolas e promove um espaço de formação humana como o PROERD.” O Tenente Emmanoel Almeida concluiu: “Diga SIM à Vida e diga NÃO às Drogas”. Os estudantes, motivados pelo carisma do tenente, ainda completaram: “PROERD É A SOLUÇÃO!”, esbravejaram.

Ainda durante o evento, duas personalidades foram especialmente homenageadas. A primeira foi a professora formadora Soldado Adriana Batista Santos Chachá, que foi a responsável pelos encontros do PROERD no CAIC. Os encontros aconteceram no período de Março à Outubro, sempre uma vez por semana. Em sua fala, ela ressaltou a capacidade criativa dos estudantes do CAIC, agradeceu pela oportunidade e anunciou em primeira mão: “Em 2012, a parceria entre o CAIC e a PM vai continuar e um novo trabalho do PROERD será realizado na escola”.

Adriana Chachá explicou, ainda, que um dos aspectos que a deixou bastante feliz foram os vários textos produzidos pelos estudantes do CPA-III. A maioria dos trabalhos realizados foram dignos de serem classificados como “espetaculares”. Nessa perspectiva, ela ressaltou  que, do ponto de vista da produção em si, “nenhum trabalho é melhor do que o outro. No entanto, houve um texto que que mais diretamente refletiu os objetivos do PROERD. Esse texto foi a redação da aluna Raylanda Dias dos Santos”, que foi a segunda personalidade que, representando os demais colegas, foi homenageada pela professora Adriana, recebendo uma Moção de Congratulações, o Certificado de Participação no PROERD e um presente.

Ao final dos trabalhos, os alunos foram chamados um a um para receberem os seus certificados, entregues pela professora Soldado Adriana Chachá, pelo Tenente Emmanoel Almeida e pelas professoras do CPA III, Zuleica, Sandra e Niralda. A coordenardora pedagógia professora Rita Barreto registrou ainda a participação, no PROERD da professora Selma, que não esteve presente no evento de certificação no CAIC por motivo de força maior, mas que foi também, assim como as demais, uma das que apoiou o trabalho  do PROERD e participou diretamente de todas as etapas. A cerimônia foi encerrada com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Abaixo, algumas fotos da Cerimônia de Certificação. Para ver todas as fotos, clique aqui.

SAM_3015 SAM_3025 SAM_3030 SAM_3033 SAM_3040 SAM_3047 SAM_3050 SAM_3101

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CAIC Jorge Amado exibe o Projeto “O Circo na Escola”

CAIC O Circo na Escola

O Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, realizará, no período de 28 a 30 de novembro, a culminância do Projeto O Circo na Escola, desenvolvido pelo Programa Mais Educação / Escola em Tempo Integral, durante todo o segundo semestre deste ano, com a exibição do Grande Espetáculo A Magia do Circo, com o apoio de todos os professores, funcionários e alunos.

Segundo a professora Maria de Fátima Elias da Cruz, coordenadora do Programa Mais Educação no CAIC, “a ideia de associar processos de ensino-aprendizagem com a arte circense surgiu a partir da percepção de que a maioria das pessoas só enxerga o circo como espetáculo e não como um processo integrado de ações complementares entre si”.

Para ela, no circo há todo um processo que se interliga diretamente com a proposta do Mais Educação, que é justamente a questão do compromisso, da responsabilidade, da superação e da afetividade, “elementos presentes na construção de um espetáculo circense e que não podem faltar nas oficinas do Mais Educação e na própria vida”, argumentou.

Maria de Fátima Elias da Cruz explica, ainda, que “o espetáculo não norteará somente a questão circense em si, mas tudo o que direta ou indiretamente está associado a ele, tais como a História do Circo no Mundo e no Brasil e a importância de personalidades como Charles Chaplin e Chico Buarque.

O compositor brasileiro adaptou, em meados dos anos 70, o texto ‘Os Saltimbancos’, musical infantil com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, com versão em português e músicas adicionais de sua autoria, uma obra que retrata o cotidiano do circo mambembe.

DCS/PMI - Texto: Kleber Torres – Reportagem: Eric Thadeu Nascimento Souza – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 25 de novembro de 2011.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

Secretaria da Educação realizou no CAIC oficina de capacitação em Xadrez

A Secretaria Municipal da Educação, através do Departamento de Educação Básica / Assessoria de Desporto e Lazer Escolar, realizou, em sua terceira edição, uma Oficina de Capacitação em Xadrez, cujo público alvo são os profissionais de Educação Física e professores de áreas afins pertencentes à rede municipal. O encontro foi realizado na Quinta-feira, dia 24 de novembro.

Nas duas primeiras edições, a oficina foi realizada na Casa do Educador Grapiúna Professor Paulo Freire. Contudo, como o local está passando por uma reforma, o terceiro encontro foi realizado no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC.

O trabalho foi acompanhado de perto pelo assessor Ewerton Bomfim de Souza. A oficina foi ministrada pelos professores Luiz Gustavo Japiassu Fidelman e Claudio Reis de Araujo (professor de Educação Física que ministra as aulas de Xadrez dentro do Programa “Mais Educação” / Projeto “Escola em Tempo Integral” no CAIC).

Ewerton Bomfim de Souza disse, na oficina, que o objetivo desses encontros “é o de capacitar profissionais da rede municipal de Educação para atuarem nas escolas vinculadas ao município”.

Nesta terceira edição, participaram do encontro profissionais do CAIC Jorge Amado, Escola Everaldo Cardoso, Escola Flávio Simões, Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, Escola Renascer, Lar Fabiano de Cristo, Centro Social Urbano e CISO – Centro de Integração Social.

Abaixo, algumas fotos do encontro:

SAM_3012 SAM_2997 SAM_2998 SAM_2999 SAM_3000 SAM_3001 SAM_3002 SAM_3003 SAM_3004 SAM_3005 SAM_3006 SAM_3007 SAM_3008 SAM_3009 SAM_3010 SAM_3011

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CAIC Jorge Amado ensina estudantes a fabricarem sabão a partir de óleo usado

A monitora Adriana Silva Santos,  que atua junto ao Programa Mais Educação / Projeto “Escola em Tempo Integral”, no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, com a colaboração direta de Ellen Samille Cruz Borges, estudante de Curso de Licenciatura em Biologia da UESC, realizaram, na Oficina de Educação Ambiental, um momento único e marcante.

Os alunos aprenderam, dentro da oficina, a fabricarem, artesanalmente, sabão. O ingrediente básico utilizado nesse processo foi óleo de cozinha já usado.

Ellem Samille explica que “essa é uma das muitas maneiras de se contribuir para a preservação do meio ambiente.” Ela destaca que “se todo o óleo de cozinha que é jogado fora, na pia, tivesse um correto aproveitamento, muito do meio ambiente seria preservado, principalmente no que se refere às águas do planeta”.

As aulas em que os estudantes aprenderam a fabricar sabão a partir de óleo já usado aconteceram nos dias 21 e 22 de novembro. A monitora Adriana Santos destaca, sobretudo, que “a iniciativa de colocar essa ação em prática partiu da estudante Ellen Samille, em visita ao CAIC alguns dias antes de essa proposta ser colocada em prática. Dada a importância, a ideia foi abraçada tanto pela Oficina de Educação Ambiental, quanto pelo Programa Mais Educação”.

A coordenadora geral do Programa Mais Educação / Projeto “Escola em Tempo Integral” do CAIC, professora Maria de Fátima Elias da Cruz, sentiu-se particularmente entusiasmada com a iniciativa da monitora, uma vez que o ano de 2011 foi escolhido, entre coordenadores e professores do CAIC como o ano da Educação Ambiental na escola.

CAIC Como fazer sabão de óleo usado

Abaixo, algumas fotos do trabalho realizado:

SAM_0714 SAM_0725 SAM_0751

 SAM_0804 SAM_0842 SAM_0846 SAM_0851SAM_0855

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

Núcleo de Arte Educação do CAIC Jorge Amado realiza quinta edição do Projeto “África de Todos Nós”

SAM_2942

Com o tema “Pluralidade Cultura e Identidade Nacional”, o Núcleo de Arte Educação do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, representado pelas professoras Maria das Graças Silva, Simone Barbosa e Creuza Ribeiro, realizaram, nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a culminância da quinta edição do projeto “África de Todos Nós”, que integra o calendário de atividades letivas extra curriculares desenvolvidas pela escola.

O projeto visa a conscientização dos alunos quanto a importância da passagem do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), inpirada na luta de Zumbi dos Palmares pela libertação dos escravos negros no Brasil.

Neste ano, o Núcleo de Arte Educação apostou num novo conceito de negritude: uma negritude plural que dialoga diretamente com as demais culturas que permearam a formação do povo brasileiro.

Por isso, durante quatro semanas equipes de professores e funcionários se revezaram na preparação dos alunos do Ciclo da Adolescência (CAD) para apresentação de atividades distintas, de acordo com cada uma das culturas formadoras do povo brasileiro.

Na primeira semana de novembro, os alunos envolveram-se em atividades e apresentações que destacaram as contribuições dos povos indígenas; na segunda semana, destacaram-se apresentações sobre a cultura europeia, mais especificamente sobre a cultura portuguesa (primeiros europeus a explorarem as terras brasileiras). Na terceira semana, os alunos foram convidados a reconheceram a participação da cultura cigana; e, na última semana, os alunos foram convidados a perceberem as contribuições dos povos negros propriamente ditos.

Ao final de todos os trabalhos, a escola realizou, na sexta (dia 18), a tradicional Feijoada dos Palmares, em que os resultados de todos os trabalhos realizados foram demonstrados através de slides shows, depoimentos, músicas e apresentação do Desfile das Belezas ‘Ébano’ do CAIC, em 2011.

Abaixo, segue o vídeo preparado para demonstrar os trabalhos realizados:

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

Conselhos escolares socializam vivências durante seminário

CAIC Seminário de Vivências

O fortalecimento do Conselho Escolar é parte das políticas implementadas na Rede Municipal de Ensino de Itabuna, visando à participação colegiada na melhoria da qualidade da educação oferecida pela Escola Grapiúna. Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação, através do Departamento de Acompanhamento da Gestão / Assessoria aos Conselhos Escolares promoveu, na última quinta-feira (17), o I Seminário Participativo de Vivências Colegiadas, no auditório da FTC.

Com a participação de diretores, responsáveis e conselheiros das escolas públicas municipais de Itabuna, o Seminário foi constituído como um momento de socialização das experiências bem sucedidas entre 111 unidades escolares. A coordenadora Técnico-Pedagógica do Conselho Escolar, professora Inês Sobrinho ressaltou que o evento, previsto no calendário letivo da Rede Municipal, é um momento significativo dentre as ações que são desenvolvidas durante o ano inteiro junto aos conselhos.

“Ao longo dos últimos dois anos, a Secretaria da Educação vem desenvolvendo um trabalho intensivo de acompanhamento, visitação e formação continuada dos conselheiros, visando o fortalecimento dos Conselhos Escolares e o efetivo cumprimento da Lei 2.054/2007”.

“O Seminário, portanto, é este momento onde podemos tornar público todas as ações e os resultados alcançados, a partir da participação coletiva da comunidade escolar, como está preconizado o Plano Municipal de Educação de Itabuna”, frisou Inês.  Ela lembra que o Conselho Escolar é um órgão que atua de fato e de direito para a melhoria da qualidade da educação, buscando alternativas coletivas para resoluções dos diversos problemas que envolvem o ensino / aprendizagem, fracasso escolar, além das dificuldades enfrentadas pela escola pública.

Durante o Seminário de Vivências Colegiadas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos em sete unidades escolares: Grupo Escolar José Oduque Teixeira, Escola Municipal do Centro Social Urbano, Grupo Escolar Frederico Smith Lima, Escola Raimundo Jerônimo Machado, Escola Municipal Infanto-Juvenil, Escola Municipal Berilo e Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado Júnior.

O Centro de Atenção Integral à Criança foi representado pela presidente do Conselho Escolar, a aluna Edna Prado dos Santos e pelo Secretário Geral (representante dos funcionários), Eric Thadeu Nascimento Souza.

Texto: Erivaldo Bomfim – Fotos: Pedro Augusto e Valdir Gomes – Direto do site da Prefeitura de Itabuna, publicado em 18 de novembro de 2011.

Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

PDE do CAIC realiza mostra fotográfica sobre valorização do patrimônio público

Minha Cidade Minha Escola

O PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, coordenado pela professora Sueli Ribeiro, está realizando, desde o dia 15 de novembro, a mostra fotográfica “A Escola que Temos e A Escola que Queremos”.

Na mostra, a professora Sueli Ribeiro explica que a exposição é o resultado final do Projeto “Minha Cidade, Minha Escola: Meus Espaços de Vivências, Aprendizagens e Cidadania”, iniciado no mês de julho, quando Itabuna completou 101 anos de emancipação política.

Nesse estágio, os estudantes da escola são convidados a, a partir das imagens de partes da escola que estão degradadas pela ação dos próprios estudantes, refletirem sobre o quanto ela é valorizada ou não.

Professora Sueli complementa informando que “os alunos reconhecem que precisam melhorar a forma como se relacionam com um espaço que pertence à eles”.

A mostra deverá permanecer no foyer principal da escola até o dia 02 de dezembro de 2011.

Abaixo, algumas imagens da mostra:

SAM_2990 SAM_2991 SAM_2992 SAM_2993 SAM_2994 SAM_2995 SAM_2996 Banner Educação Ambiental_thumb[1]_thumb[1]

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)