O Blog do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, desde que foi criado, vem assumindo a função de ser um dos principais meios de comunicação entre a equipe pedagógica e a comunidade escolar.
A primeira pretensão era a de criar um blog educativo, pedagógico, que servisse de suporte aos coordenadores e aos professores. Contudo, o decorrer do tempo fez com que o blog se transformasse também numa ferramenta institucional, capaz de dialogar com os diversos segmentos da comunidade, atendendo aos anseios de quem gosta de Internet.
A partir de hoje, o Blog do CAIC inaugura uma nova fase e coloca efetivamente a “mão na massa” para se desdobrar em seu caráter pedagógico.
O primeiro passo é oferecer aos leitores do blog, dicas preciosas sobre como produzir um excelente texto. As dicas vêm do livro “Como Ler, Entender e Redigir um Texto”, da autora Enilde L. de J. Faulstich. Espera-se, com isso, que outras e outras ideias sejam fomentadas para que o blog possa, enfim, assumir abertamente o seu caráter pedagógico.
Como Ler, Entender e Redigir um Texto – Introdução
Produzir um texto é uma das tarefas mais complexas, tanto para quem pretende ensiná-la, quanto para aquele que, na sala de aula, todos os dias dispõe-se a aprendê-la. De fato, não existe uma receita infalível para tal, bem como os modelos existentes dependem muito mais da recepção do leitor que de uma cópia ipsis verbis do que se diz ou informa.
Neste trabalho, parte-se do princípio de que redigir exige requisitos próprios, tais como saber ler e saber entender. Assim sendo, em um primeiro momento, qualquer redator deve motivar-se a partir da leitura de bons textos, com base no “velho”, criar o novo. Ele deve saber que, só depois do entendimento da ideias as quais vai expor, é-lhe possível extrapolar e criar o seu texto, segundo um plano pré-elaborado, uma vez que todas as ações corriqueiras são, normalmente, planejadas. A escrita é, pois, um ato corriqueiro. No entanto, a escola a transforma quase sempre em um momento solene: o da hora da aula de redação; eventualmente, esta se transforma numa punição do tipo “já que faltou o professor da disciplina X, podemos manter o aluno na sala mandando fazer uma redação”. Está certo isso? – pergunta-se.
Redigir é dizer a outrem o que se pensa. Ao conversar, está se redigindo oralmente; ao escrever um e-mail, de qualquer natureza, está se redigindo; ao resolver um problema de matemática, de física, de biologia, está se redigindo; ao escrever uma estória, uma descrição de cena ou de objeto ao defender um ponto de vista, está se redigindo. Convém observar, todavia, que cada uma das situações enumeradas anteriormente exige uma forma de texto e, assim, cada texto terá a silhueta devida.
Em Como Ler, Entender e Redigir um Texto, propõe-se a informar nosso leitor de como ler texto técnico, entender as ideias do texto, extrapolá-las e redigir com segurança. Redigir pode ser arte, mas, requer, antes de tudo, técnica. Sobre o assunto, a bibliografia em Língua Portuguesa é bastante numerosa; apesar disso, o Blog do CAIC arvora-se a passar algumas informações importantes, em que se defende o ponto de vista de que, para chegar-se ao produto redação, deve-se conhecer passo a passo o processo de lhe antecede, sem o medo daquilo que nunca foi “bicho” e muito menos “papão”: a redação.
Na próxima segunda-feira, 30 abril de 2012: O Blog do CAIC iniciará a primeira parte das dicas sobre Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Nesta primeira parte, mostrar-se-á que, com a intenção de ler, deve-se fazer a escolha do texto.
Fonte: FAULSTICH, Enilde L. de J.Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Petrópolis: Vozes, 1988. Texto parcialmente modificado e atualizado especialmente para o Blog do CAIC Jorge Amado. Por: Eric Thadeu Nascimento Souza.
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