A coordenação geral do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, representada pela professora Sueli Ribeiro, realizou, na última quarta-feira, dia 26 de outubro de 2012, uma reunião com representantes da comunidade escolar, que contou também com as presenças do diretor geral do CAIC, professor Carlos Marques, da coordenadora geral do Programa Mais Educação no CAIC, professora Maria de Fátima Elias da Cruz, além do promotor público Clodoaldo Anunciação e da conselheira Regina, representando o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente em Itabuna, bem como membros do Conselho Escolar do CAIC. A reunião foi convocada para deliberar junto com a comunidade os parâmetros finais do projeto “Contrato Social”, uma das ações do PDE prevista para o CAIC neste ano de 2012.
Durante a reunião, a professora Sueli Ribeiro fez a apresentação do Contrato Social, um documento construído com a particação dos estudantes do CAIC estabelecendo normas de conduta no ambiente escolar. Todas as regras foram estipuladas pelos próprios estudantes, com a ajuda dos professores e estão previstas no que dispõe o Regimento Interno do CAIC Jorge Amado. A professora Sueli Ribeiro salientou que um dos pontos positivos na construção deste documento foi perceber a fala dos alunos na construção do texto, o que fez com que ele se tornasse um documento altamente autoral.
O promotor público Clodoaldo Anunciação disse, na reunião, que a construção de um documento como esse é de uma importância imensa e ressaltou que a apresentação dele, bem como as decisões a serem tomadas, a partir de agora, não o tornam concluído. Ele disse que é importante que ele seja sempre revisto, revisado e reconstruído, principalmente com a participação dos pais. “Não sejam jarros”, disse ele, explicando que na escola se constrói o saber, mas que ninguém precisa adentrar o ambiente escolar e receber orientações como se as pessoas da escola fossem donas da verdade. Ele ratificou que os conhecimentos dos pais são tão importantes quanto o dos professores e os dos estudantes.
O professor Carlos Marques ressaltou a importância do Contrato Social, citou exemplos de como ele pode contribuir no convívio entre as pessoas dentro do ambiente escolar e falou ligeiramente sobre os trabalhos realizados durante sua gestão. Em tom emocionado, ele agradeceu a todos pela oportunidade.
Ao final da reunião, os pais dos estudantes sugeriram procedimentos comportamentais por parte da equipe de professores e funcionários para os casos em que o Contrato Social for quebrado. Segundo Maria de Fátima Elias da Cruz, coordenadora do Mais Educação no CAIC Jorge Amado, “é muito bom observar como os próprios estudantes reconhecem a necessidade de discutirmos normas, regras que servirão à eles próprios. A participação da família nesse processo também foi muito importante. Assim, os próprios pais observaram de perto como é a realidade da escola, no seu dia a dia, e eles próprios sugeriram o que a gente deve fazer, caso os filhos deles comecem a nos dar trabalho.”
O Contrato Social, em sua versão final, seguirá para o Ministério Público do Estado da Bahia e para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, para ser avaliado e devolvido à escola com a anuência dos dois órgãos.
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