quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Professores do CAIC revisitam suas “Memórias Grapiúnas”

itabuna amada

Ainda sob os reflexos das comemorações dos 100 anos da cidade de Itabuna, as coordenadoras pedagógicas Maria das Graças Viana e Paula Cátia Oliveira inovaram com uma ação extremamente positiva entre os professores dos Ciclos da Pré-adolescência e Adolescência. A ação inovou justamente porque, geralmente, quando se trata de realização de atividades, o mais comum é que os professores solicitem aos seus estudantes que coloquem a “mão na massa”.

Nesse caso, o que surpreendeu foi justamente o fato de que os “fazedores artísticos” do momento foram, justamente, eles e elas: os professores e as professoras. A proposta era a de que, cada um, ao seu modo, colocasse no papel o melhor (ou o pior) de suas Memórias Grapiúnas: fatos, acontecimentos, lembranças pessoais que marcaram a vida suas vidas dentro da cidade de Itabuna.

O resultado dessa “brincadeira” se transformou no Projeto “Minhas Memórias Grapiúnas”, realizado nos dias 20 e 29 de julho, e também no dia 04 de agosto, dentro da Formação em Contexto dos professores do CAD.

SAM_0094 Na formação, os professores tiveram seus primeiros contatos com o novo Hino de Itabuna e fizeram a leitura do texto “Os Primeiros Desbravadores”. Nas atividades práticas, os professores produziram textos sobre suas recordações, criaram poesias coletivas, produziram colagens em cartazes com o tema “Itabuna Auto-sustentável” e promoveram a exposição com tudo o que foi feito.

Os trabalhos contaram com a valorosa contribuição e supervisão do Professor Odilon Pinto. Abaixo, apresentamos alguns textos. Destacamos que, a pedido dos professores, identificamos apenas o texto que foi produzido pelo professor Odilon Pinto. Os demais textos foram transcritos, mas suas autorias não foram reveladas. Segue o material.

“Minhas Memórias Grapiúnas”

odilon pinto

   Quando cheguei a Itabuna, vinha do Maranhão, onde trabalhei no Vale do Pindaré, com os plantadores de arroz. Lá se passava fome, que era aliviada após a sopa de arroz, na época das pescarias, nas épocas de caçada e com palmito de babaçu. No Sul da Bahia, vi admirado que os trabalhadores tinham o que comer até quarta ou quinta-feira, quando acabava a feira. Mesmo assim as famílias dos trabalhadores se alimentavam com banana e jaca. No sábado, todos recebiam dinheiro para ir fazer a feira. Me admirei porque, no Maranhão, quase não corria dinheiro. Trabalhei em uma fazenda perto de Panelinha, de onde vim a pé para Itabuna, quando a entrada não era de asfalto. Cheguei a Itabuna sem dinheiro, sem documento e com a Polícia Federal em meu encalço.

PINTO, Odilon.

  

Lembro-me das muitas tardes que passamos às margens do Rio Cachoeira, próximo à Nestlé. Minha avó ia lavar roupa e pescar. Eu ficava brincando e tomando banho com as colegas. Não havia sujeira, tudo era muito lindo. Foram os momentos mais marcantes da infância. Infelizmente o filho de uma vizinha morreu afogado, deixando todos muito tristes e as brincadeiras perderam a graça, o que era diversão virou pavor.

  

Os momentos da minha infância estão permeados pela presença do Rio Cachoeira. Nascida no bairro Jardim Vitória e tendo residido lá até os sete anos, vivenciei muitos momentos de lazer nas margens do Cachoeira. Um tio querido quase todos os dias passava em minha casa, com sua bicicleta com balaio preso no bagageiro e nos levava para tomar banho de dentro do tal balaio. Era uma festa para mim e minha irmã ser carregadas daquela forma e ir curtir o rio àquela época, ainda sem a poluição terrível que vemos hoje. Ainda está bem guardado em minha memória as enchentes que assisti, as brincadeiras com os primos às sombras das árvores do bairro.

Rio Cachoeira

  

Ah! Rio Cachoeira!… Das muitas memórias grapiúnas, a que mais marcou-me profunda e sinistramente foi em 1981, quando da enchente que presenciei; a primeira e, espero, que seja a última…

   Estava eu no Lar Fabiano e, subindo o murinho da varanda de casa, via as casas do Gogó e da Rua José Oduque, com água até o meio das paredes. Pânico total!!!

   Perguntava ao marido:

   - Com tanta cidade para a gente morar e você escolhe logo essa que tem enchente?…

   Não conseguia ficar tranquila e nem passar tranquilidade.

   O marido, que na época trabalhava em Ilhéus, chegou um dia todo molhado e com os sapatos nas mãos.

   Imaginem a cena!!!

   Mas, apesar de tudo, amo essa cidade que nos acolheu e nos acolhe até hoje.

   Fico feliz por estar presente nos seus 100 anos de existência e poder participar dessa história, como cidadã grapiúna, de coração.

   Apesar de ter nascido em Camacã e ter perdido minha mãe biológica com apenas um ano de idade fui morar com uma tia chamada Enedina na cidade São João do Paraíso, que por motivo financeiro não pôde me criar; daí, então, fui trazida para Itabuna com 2 anos para ser entregue a tia Elvira a qual me criou.

   E lembro-me muito bem dessa fala:

   - Ela só ficará dentro de casa enquanto alcançar abrir a porta da frente de casa.

   Dito e certo, adorava brincar na rua; especificamente, na Rua Monte Alto, na qual eu sempre morei: bandeirinha, baleado, roda, cair no poço e garrafão eram minhas brincadeiras preferidas.

   Como eu gostava só um pouquinho de rua, por exemplo saía às 13h e retornava às 18h e só por isso apanhava de ficar marcada. No momento prometia não sair mais para a rua, mas não tinha jeito, eu precisava sair, igual um dia em que eu avistava a rua pela janela e resolvi pular apenas para correr na rua, depois que corri, voltei para avistar a minha querida rua.

brincar de roda

  

Nossa!!! Aprontei muito nessa cidade… Sempre fui uma criança independente e totalmente ativa. Brincava muito na rua e nunca esperava por ninguém para me divertir. Lembro-me que a prefeitura era onde é a FTC hoje, andava muito de patins com minhas amigas, tinha uma área maravilhosa para tal esporte. Aproveitei bastante…

   O Cine Itabuna já me conhecia, não perdia um filme. E o teatro que havia lá perto do Meira (esqueci o nome) era muito legal. E as brincadeiras na minha antiga rua no Pontalzinho, só vivia “ralada” e com pancada nas pernas. Lá, brinquei de gude, pega-pega, bandeirinha…

   Nossa! Passaria a manhã falando do que já aprontei nessa terra.

 

   Itabuna tem sido de grande importância na minha vida. Foi aqui que conheci o meu marido, tive um filho maravilhoso, me formei e consegui empregos.

   Entretanto, houve uma época em que trabalhei na Secretaria de Segurança, foi um momento muito especial, pois foi o meu primeiro emprego. Lá, tive várias experiência, conheci colegas novas. O trabalho em si foi de muita relevância para o meu crescimento profissional.

   De lá para cá, houve grandes mudanças na minha vida profissional.

   Quando estava estudando não tinha certeza sobre o que queria ser, mas como minha mãe já trabalhava na área de Educação, ela foi a minha referência para seguir na profissão de professora.

   Enfim, percebi o quanto me identifiquei com a profissão. E estou até hoje, não me vejo fora dela.

professora

  

Das boas recordações que tenho de Itabuna, lembro-me que ainda criança, divertimento era o que não faltava. A moça que tomava conta de mim, toda sexta-feira, levava os filhos dela  para tomar banho no Rio Cachoeira e daí eu ia junto também. Lembro que a água era bem limpinha, que dava para ver as pedrinhas no fundo e tinha também várias mulheres lavando roupa. (Tempos bons que não voltam mais).

   Lembro ainda das brincadeiras de rua (pega-pega, caiu no poço, bandeirinha…), que era tudo inocente, muito diferente de hoje.

   Lembro-me, quando criança, brincava de pega-pega e bandeirinha na quadra da escola CSU, estudava no Félix Mendonça e na semana da criança, íamos a semana inteira para as atividades lúdicas.

   Mais legal ainda era quando saímos em grupos pelas ruas acompanhados pelos professores.

atividades lúdicas

   Praça Salomão Dantas.

   Minha infância, subindo no pé de amendoeira.

   Brincando de bicicleta.

   Infância feliz.

   Lembro-me bem de uma infância tranquila, brincando descalça no meio da rua, bem a vontade nos quintais dos vizinhos, subindo em pés de árvores frutíferas.

   Primeira neta de uma família de dono de roça, fui muito paparicada, sendo criada com meus avós.

   Muito feliz…

Avós

 

   Vim morar em Itabuna, pois morava em Salvador.

   Um dia, saí de casa com um amigo para passear, porém esqueci de avisar em casa (inocência de criança), só não apanhei por causa de minha tia.

   Passei no vestibular no curso e na universidade que sempre quis.

   Consegui o meu primeiro emprego.

   Conheci o amor da minha vida, o meu futuro esposo.

 

  Lembro-me como hoje, acordava bem cedinho, me arrumava para não perder o ônibus, chamado de “Kenedy”. Ah! Esse sim era o ônibus, onde a “galera” estava toda reunida, cada um que passava pela catraca sentava com sua turma. Ao chegar no nosso destino, chego na minha escola que eu tanto amei. Ação Fraternal de Itabuna, escola onde eu cresci e conclui… foram anos de muitas estripulias, mas foram anos marcantes. A galeria até hoje na memória… Karine, Laís, Lorena; Cleto, Adriano, Bruno… essas figuras não saem da história.

ônibus

  Igreja Santa Maria Goretti.

   Igreja São José. Eu com minha tia no curso de Flores.

   Cemitério Campo Santo. Enterro de uma velhinha que amamos muito.

 

   Política de Itabuna – a vitória de Alcântara. Alcântara e Pinheirinho (candidatos a prefeito de Itabuna). Numa das caminhadas de Alcântara nos bairros, visita ao meu bairro, gritei, esperneei, cantei a vitória de Alcântara. Emocionado, Alcântara me pegou nos braços e subiu em direção a Av. Itajuípe. Ao voltar, minha mãe desesperada sem saber o meu paradeiro me deu uma surra, desabafando toda preocupação com o meu sumiço.

   A morte de Alcântara – Chorei, me desesperei, uma imensa fila para me despedir do meu prefeito querido.

   O desabamento do muro do cemitério, pela aglomeração de gente na despedida do nosso Alcântara.

   O banho de rio quando ia visitar meu avô paterno que morava nas proximidades do Rio Cachoeira no Bairro da Conceição. Era um dos dias mais felizes da minha infância. Água limpinha, transparente… Que saudades!

 

   Quando eu tinha 13 anos, vim para Itabuna, com os irmãos da Igreja em Conquista, cheguei a noite, e um irmão de Itabuna estava na rodoviária esperando a gente, sentei atrás dele no carro.

   Fomos para a casa da mãe dele e lá dividimos, cada qual foi para um quarto e eu fiquei no quarto dele sem saber.

   Olha só a peça que a vida me pegou. Após 7 anos, vim para fazer faculdade aqui e acabei namorando e casando com ele, meu amor.

Cachoeira

Itabuna Gif 8

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Eric, pela colaboração e dedicação aos projetos desenvolvido na nossa Escola CAIC você e um agente promovedor do nosso trabalho.

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (17) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (8) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)