segunda-feira, 7 de março de 2011

Palavra de Blogueiro: “Falando sobre o dia internacional da mulher”

Meu nome é Eric Thadeu Nascimento Souza, trabalho no Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado desde 2008. Sou estudante do curso de Comunicação Social (Rádio & TV), oferecido pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus / BA). Motivado pelos conhecimentos adquiridos no meu curso de Comunicação Social, criei, em 2009, o Blog do CAIC Jorge Amado e me esforço para fazer dele um site que reproduza a realidade da escola onde eu trabalho.

Essa missão sempre conduzi de forma categórica, compromissada, responsável, imparcial e impessoal.

Mas, depois de algum tempo, percebo que o Blog do CAIC Jorge Amado está mais dentro de mim do que o que eu gostaria  e é impossível escrevê-lo, digitá-lo, diagramá-lo e não pensar que isso tem um autor, impossível agir como se o blog não tivesse uma assinatura. E mais do que isso: impossível deixar passar desapercebido que esse autor sou eu, numa tentativa desenfreada de dar voz à tudo o que os professores e estudantes da escola realizam. E, no meu empenho, busco no blog uma característica única: o de ser um blog institucional, desenvolvido para registrar as realizações do CAIC, como eu já disse antes.

Contudo, conferir ao blog a característica única de “institucional”, na minha opinião, seria algo que reduziria em muito o potencial comunicativo que o mesmo possui. Por isso, além de institucional, não deixo de dar vazão à algo que considero ainda mais importante: sou um funcionário da Secretaria Municipal da EDUCAÇÃO.  E o blog que eu faço, por falar de uma escola, por pertencer à uma instituição pública e gratuita, tem também a obrigação de ser um BLOG EDUCATIVO. Hoje, eu estou em vias de terminar o meu curso de Comunicação e “pegar”, finalmente, o meu diploma de “comunicólogo”. Atuei, entre 2000 e 2004 como regente de classe. Já fui professor também. Portanto, sou conhecedor dessa arte de ensinar e aprender. E corre em minhas veias a vontade de falar sobre EDUCAÇÃO.

Por isso, além de falar sobre as realizações da escola, peço licença à todos os leitores do Blog do CAIC, aos professores, alunos, gestores e funcionários, porque, a partir de agora, assinarei alguns textos que considero “educativos”, pertinentes à nossa realidade interna e externa e que aproximem os nossos estudantes dos valores importantes que desejamos que sejam desenvolvidos durante suas formações escolares. A partir de agora, o Blog do CAIC conta com a coluna “PALAVRA DE BLOGUEIRO”, que sempre trará um assunto importante, às vezes polêmico, mas necessários para que afirmemos o valor do debate, da visão crítica e da cidadania. E, nessa primeira edição, nada melhor para os nossos “leitores” do que estrear escrevendo sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Com vocês, a coluna “PALAVRA DE BLOGUEIRO”, por Eric Souza.

PALAVRA DE BLOGUEIRO 

Os Amores da Minha Vida”

Mulher

Em todos os anos, no dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Talvez as pessoas nem prestem atenção, mas por que será que existe um dia do ano para homenageá-las? Existe a resposta fisiológica para essa pergunta. Essa resposta indica que, em 1857, na cidade de Nova York (EUA), mulheres morreram incendiadas, presas dentro da fábrica onde trabalhavam, incêndio esse causado em virtude de um movimento reivindicatório em que as mesmas exigiam melhores condições de trabalho. Falo em resposta fisiológica, mas não deseja-se, aqui, de forma alguma, desmerecer a importância desse acontecimento.

Grandes sábios já disseram que grandes conquistas vêm com grandes perdas. Mas a morte daquelas mulheres dentro de uma fábrica não foi o suficiente para que os homens percebessem que as mulheres são tão desejosas de espaços sociais quanto eles. E seria inevitável que os avanços sociais nesse sentido acontecessem porque elas, hoje, ontem, antigamente, elas sempre foram maioria. Pessoas sem as quais não sobreviveríamos.

Ainda que fosse possível retornar ao passado, para a época em que as mulheres eram submissas e relegadas a viverem sob à sombra dos homens, à sombra de regras impostas de moral e bons costumes, elas estavam lá, construindo conhecimento, mesmo “presas” ao casamento e aos alfazeres domésticos. Esse conhecimento foi suficiente para que a humanidade sobrevivesse às intempéries naturais e evoluísse. As mulheres cuidavam da saúde, ditavam tendências de moda, adocicavam e supriam as necessidades naturais de todos os seres humanos em alimentá-los, desde o início, quando da amamentação.

Também por conta desses conhecimentos, que se construía de forma completamente informal e passado de mães para as filhas, muitas dessas mulheres foram incendiadas, condenadas pela Igreja Católica,  por serem consideradas “bruxas”. Era a época da Inquisição, entre 1450 e 1750. É bom lembrar que 80% das vítimas eram mulheres, mas alguns homens também foram condenados.

O fato é que até hoje as mulheres, assim como tantos outros seres humanos, sofrem bastante, até hoje. Às vezes, simplesmente por serem mulheres. Às vezes, por serem fortes. Às vezes, por serem melhores do que os homens. Melhores, mais serenas, mais inteligentes, mais capazes até.

Se alguém entrar numa escola como o Centro de Atenção Integral à Criança – Jorge Amado, vão perceber que o que se registra aqui é a mais pura verdade. A escola é gerida por um diretor: o professor Carlos Marques. Mas, o que seria desse diretor sem as mulheres do CAIC? Quantas elas são??? São TODAS!!! O CAIC Jorge Amado, sem elas, deixa de ser uma escola.

Quando este blogueiro anda pelos corredores da escola, muito tranquilamente, meio que num “tom de brincadeira”, trata as funcionárias, as professoras, as vice-diretoras, como “os amores da minha vida” ou mesmo se dirige à elas e as saúda com a frase “Olá, love of my life!”.

Talvez seja esta a maior homenagem possível que eu possa fazer. Falar de amor, sem que isso seja apenas uma brincadeira. Todas as mulheres deveriam ser muito amadas, profundamente, angustiadamente, idolatradamente; isso porque o homem é dependente da mulher, em todos os aspectos.

A regra que quebra isso é aquela em que alguns covardes usam da força bruta para humilhá-las, para desestruturarem suas famílias, para tentarem fazer com que elas sintam-se menores ou tranformar a vida delas em algo mais desesperador que a falta de capacidade deles de perceberem que menores são eles.

Por isso, mulheres do CAIC e de todos os outros lugares: o Dia Internacional da Mulher sempre será necessário para que lembremos que vocês são insubstituíveis em suas condições femininas de olharem o mundo e transformá-lo para melhor. Lembrar que existe o Dia Internacional da Mulher é lembrar que existe o dia de um tipo de ser humano que é sublime por natureza. Por isso, são vocês, sempre, “os amores da minha vida”.

Parabéns! Feliz Dia Internacional da Mulher!

Eric Thadeu Nascimento Souza.

Banner Educação Ambiental

Um comentário:

agora pindorama disse...

Querido Eric
você está de parabéns pela reflexão. É isso mesmo, são milênios de tortura, perseguição, assassinato, injustiças, silêncio. Certamente que estamos avançando e conquistando novos espaços. A mulher precisa querer um mundo melhor, e não disputar espaço neste mundo imundo forjado para ela e seus filhos pelos homens. Parabéns às colegas professoras e a todas as mulheres, que rompamos as correntes da servidão, da escravidão, a começar das que foram entranhadas e introjetadas em nós mesmas. Cada menininha na escola pública é uma mulher do povo no amanhã, podemos forjá-la cidadã ou serviçal, guerreira ou cinderela à espera de um príncipe encantado, o desenvolvimento de sua auto-estima também está comprometido na nossa práxis pedagógica. Que História estamos contando pra elas? Que preconceitos trazemos de casa e jogamos nelas? Pensemos e nos detenhamos tbm nestas questões. Obrigada pela oportunidade. beijos

Assuntos e Temas Já Publicados no Blog do CAIC

1/3 de férias (1) 100 mil (1) 15 anos (1) 1º dia de aula (1) 200 mil acessos (1) 3 anos (1) 7 de Setembro (1) Abolição da Escravatura (1) Acessos (1) Ações Inovadoras no Livro Didático (1) Adeildo Marques (1) Administração (1) Adriana Santos (1) Adriana Silva (1) Adultos quebrados (1) AETU (2) África de Todos Nós (2) Agricultura Familiar (1) Água (1) Alcântara Pellegrini (1) Aleijadinho (1) Alimentação Escolar (1) Alineci Cardoso (4) Alô CAIC (1) Alunos da Casa (1) Amanhã... (1) Anabela de Malhadas (1) Aniversariantes de Maio (1) Aniversário (6) Aniversário do Blog do CAIC (1) Aniversário do CAIC Jorge Amado (1) Antônio Carlos (1) Aprendizagens e Cidadania (1) Apresentação de resultados (1) Aquisição de Equipamentos (1) Ara Ketu (1) Armas no Brasil (1) Arte-Educação (5) Assessoria aos Conselhos Escolares (3) Assessoria de Desporto e Lazer Escolar (1) Assessoria de Ensino Fundamental - Anos Finais (1) Assessoria Técnico Pedagógica (1) Assessoria Técnico Pedagógica de Educação Ambiental (1) Aumenta Um Ponto" (1) Aumento de Salário (4) Aumento Salarial (1) Avaliaçao de Resultados 'Mais Educação' (1) Avaliação Externa (2) Avaliativas (2) Bahia (1) BBC Brasil (1) Biblioteca (3) Blog do CAIC (6) Blog Itabuna Centenária (1) Boas maneiras (1) Bolsa Família (4) Brasil (1) Brasil Carinhoso (1) Bullying (3) CAD (3) CAD I - "B" (1) CAD II (1) CAD III (2) Café Filosófico (2) Café História (1) CAIC Jorge Amado (10) CAIC premiado (2) Caldeirão do Huck (1) Calendário de Matrícula (2) Campanha (3) Campanha da Fraternidade (3) Campanha de Vacinação (2) Canto e Coral (1) Capacitação (2) Capitão Azevedo (1) Capoeira (2) Carlos Marques (17) Carta da Terra (1) Cartão de Crédito (1) Carteira de Identidade (2) Carteira de Passes Estudantis (1) Casa Própria (1) Casa Publicadora Brasileira (1) Celular (1) Censo 2010 (2) Centenário (1) Centenário de Itabuna (11) Centenário de Jorge Amado (1) Centrais de Monitoramento (2) CEPEI (1) CEPLAC (1) Certificação (2) Chamada Pública (2) Chico Bento (1) Chocolate Filosófico (1) Ciclo da Adolescência (13) Ciclo da Infância (4) Ciclo da Pré-Adolescência (8) Ciclo ou Seriação (1) Ciclos de Desenvolvimento Humano (1) CIDEB (2) Ciências da Natureza (1) Cinto de Segurança (1) Circuito Interno de Som (1) Claudio Reis (2) Cláudio Reis (1) Cláudio Zumaeta (1) Cleuma (2) CNBB (1) Colação de Grau (2) Colégio Maria de Lourdes (1) Com Esse Pecado (1) Comissão Eleitoral (1) Como Ler (2) Comportamento (1) Computadores e Notebooks (1) Concursados (1) Concurso (10) Concurso Editora Abril (1) Concurso FTD Cultural (1) Confraternização (1) Confraternização dos Aniversariantes (1) Congresso (2) Congresso do PME (1) Conselho de Alimentação Escolar (4) Conselho Escolar (25) Conselho Municipal da Educação (3) Construir Notícias (26) Consumismo Desenfreado (1) Contrato Social (1) Convocação (2) Coordenadores Pedagógicos (3) Copa do Mundo (3) Corpus Christi (1) Correio Brasiliense (1) Correio dos Municípios (1) CPA (1) CPF (1) Creche (4) Creche Gil Nunesmaia (1) Criança Desaparecida (1) Crianças fortes (1) Cristianismo (1) Cultura (1) Cultura Nordestina (1) Curiosidades (2) Curso de Fantoches e Dedoches (1) Curso de Informática (2) Curta na Escola (2) Dança (1) Danosse (1) Datas e Horas (1) Defensoria Pública (1) Denilton Santos (1) Departamento de Acompanhamento da Gestão (3) Departamento de Educação Básica (3) Departamento de Infra-Estrutura (1) Departamento de Projetos Integrados (8) Desenho (1) Desenvolvimento Sustentável (1) Desfile de 7 de setembro (3) Deveres do Professor (1) Dia "D" (9) Dia da Amizade (1) Dia da Consciência Negra (2) Dia da Família (1) Dia da Mães (1) Dia das Crianças (1) Dia do Diretor de Escola (1) Dia do Estudante (1) Dia do Funcionário Público (1) Dia do Índio (1) Dia do Professor (10) Dia Internacional da Mulher (2) Dia Internacional do Consumidor (1) Dia Mundial da Água (1) Dia Nacional do Livro Infantil (1) Dia X (1) Diego Raniery (1) Dinalva Melo (1) Dinheiro (1) DIREC 7 (1) Direitos do Professor (1) Diretores (1) Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (1) Distribuidora Kastor (1) Ditados Populares (2) DPPIG (2) Drogas (1) EaD (1) Ecologia (4) Edital (1) Editora FTD (1) Educação (8) Educação Ambiental (9) Educação Física (4) Educação Inclusiva (5) Educação Infantil (6) Educação Profissional (1) Educação.com Ciência e Tecnologia (1) Educatran (1) Eleição (4) Eleição 2010 (11) Ellen Samille (1) Empossamento (2) Encerramento (2) Encerramento de Semestre (1) Encerramento do Ano Letivo (2) Enquete (2) Ensino Médio (1) Ensino Técnico (1) Entender e Redigir um Texto (1) Entre na Casa pela Causa (1) Eric Thadeu (2) Escola (2) Escola Ativa (1) Escola dos Sonhos (1) Escola em Tempo Integral (10) Escolinha de Futebol (1) Espaço Educar (3) Esporte (1) Estádio de Esporte Amador (1) Estudantes (1) Ética (1) Ewerton de Souza (1) Experiência (1) Fancaic (2) Fanfarras (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) Fernando Aprígio (1) Ferramenta Pedagógica (1) Festejos Juninos (2) Festival de Curtas Digitais (1) FGTS (2) Filosofia (4) Final de Ano (1) Financiamento (1) FNDE (4) Folha de São Paulo (1) Fones de Ouvido (2) Formação dos monitores 'Mais Educação' (4) Formatura (2) Fórum da Adolescência (1) Fórum do CME (1) Frase para o Centenário (1) Frei Betto (1) Frequencia Escolar (1) Funcionários (12) Funcionários de Apoio (1) GACC (1) Geografia (1) Gildecy (1) Ginástica Rítmica (1) Gincana (1) Governo do Estado (1) Governo Federal (5) Graça Viana (5) Greve (2) Grigri (1) Gripe (2) Gripe Suína (2) Grupo de Apoio à Criança com Câncer (1) Guarda Civil Municipal (1) Guarda Municipal (1) Guilherme Arantes (1) Gustavo Lisboa (20) Hamilton Weneck (1) Hino Oficial (1) Hino Oficial de Itabuna (4) História em Quadrinhos (1) Homenagem (1) Horário de Verão (2) Humor (1) IBGE (2) IFBA (2) Igreja Adventista do Sétimo Dia (1) Igreja Católica (1) Ilhéus (1) Inauguração (1) Incentivo à leitura (1) Inclusão Digital (2) Inclusão Social (2) Independência da Bahia (1) Independência do Brasil (3) Inês Sobrinho (1) Influenza (1) Informática Básica (2) Início das Aulas (2) Início do Ano Letivo (1) Instituto Maurício de Sousa (1) Integração Escola Comunidade (1) Internet (1) IRIS (3) Israel Nunes (1) Itabuna (2) Itabuna - 101 anos (4) Jacir Venturi (1) Jamile Barros (2) Jardim da Infância (1) Jorge Amado (5) Jornada Pedagógica (13) José Ademaques (1) José Sidenilton Pereira (1) Kleyomara Albuquerque (2) Laboratório de Aprendizagens (1) Laboratório de Informática (1) Laboratório Multifuncional (2) Lampião (1) Lançamento do "Pátria Amada" (1) Lápis na Mão (1) Lar Fabiano de Cristo (1) Lei (1) Leitura (1) Leitura e Escrita (1) Leitura na Praça (1) Leituras Valdelicianas (1) Ler é 10 (2) Liberdade de Imprensa (1) Lição de Vida (1) Licitação (2) Lições de Vida (1) Língua Portuguesa (6) Lions Club Internacional (1) Lions Club Itabuna - Grapiúna (1) Lions Clube de Itabuna - Grapiúna (1) Literatura (1) Literatura de Cordel (1) Livro Didático (1) Livro Infantil (2) Lixo (1) Luciano Huck (1) Luiz Gonzaga (2) Luiz Gustavo Fidelman (1) Mães (1) Magistério Municipal (1) Mais Educação (32) Mantenha Cheio Seu Balão (1) Maratona de Soletração (2) Marcelo Ganem (1) Márcio Abreu (1) Maria da Paz Gonsalves (1) Maria de Fátima Elias (6) Maria Lúcia Bittar Santos (1) Maria Sandra Andrade Santos (1) Mariegna Farias (1) Matemática (2) Matrícula (4) Maurício de Sousa (1) Mayra Jorge (1) MEC / SECAD (1) Medalha Paulo Freire (1) Meire Aparecida Pedersoli (1) Membros Eleitos (1) Merenda Escolar (1) Mestrado (1) Mestrado em Matemática (1) Minha Casa Minha Vida (1) Minha Cidade (2) Minha Escola: Meus Espaços de Vivências (5) Minhas Memórias Grapiúnas (1) Ministério da Cultura (1) Ministério da Educação (4) Ministério da Saúde (1) Ministério Público (1) Miralva Moitinho (1) Mitos da Grécia (1) Moacir Gadotti (3) Moedas (1) Monitoramento (1) Mostra de Arte (1) Mostra Fotográfica (1) Mostra Sócio-Cultural (1) Motivação (1) MP Cidadania (1) Muro do CAIC (4) Música (1) Musical de Natal (1) Mutirão da Cidadania (3) Não" (1) Nas Ondas do Intervalo (2) Natal (4) Nildo Lage (1) Nota de Esclarecimento (1) Novas Cédulas (1) Novas Tecnologias (1) Novo Diretor (1) NTM (6) O Bairro Se Diverte (1) O Circo na Escola (3) O Mistério do Armário (3) O Patinho Feio (1) Odilon Pinto (2) Oficina de Educação Ambiental (1) Olhares de Itabuna: Ontem e Hoje (1) Ônibus (1) Os Saltimbancos (2) Ousarme Citoaian (14) Padre Cosme Sérgio (1) Pagamento (1) Pais (1) Pais e Adolescentes (1) Pais e Mestres (1) Palavra de Blogueiro (3) Páscoa (2) Passe Estudantil (1) Passeio (1) Paternidade Responsável (1) Pátria Amada (14) Paula Cátia (5) Paulo Freire (1) Paulo Pannan (1) Paz (2) PDE (3) Pense Nisso (1) Personalidade Municipalista (1) Pesquisa (1) Petrobras (1) Pimenta na Muqueca (18) PIS/PASEP (3) Piso Salarial do Magistério (1) Placas de Itabuna (1) Planeta Terra (1) Plano de Cargos e Salários (1) Plano de Desenvolvimento da Escola (3) Plano Municipal da Educação (1) Pluralidade Cultural e Identidade Nacional (1) PNAE (5) Poesia (1) Polícia Militar (1) Portabilidade Bancária (1) Portal Brasil (1) Porto Seguro (1) Posse dos diretores (1) Posse dos Novos Conselheiros 2010 (1) Pré-Escola (1) Pré-Escola 2010 (1) Prefeitura de Itabuna (6) Prêmio Viva Leitura 2012 (1) Prestação de Contas (1) Primeiro dia de aula (1) Processo Seletivo (1) PROCON nas Escolas (2) Produtos Roubados (1) PROEJA (4) PROERD (1) Professora Cida (2) Professores (9) PROFMAT (1) Progestão Municipal (2) Projeto "CAIC Jorge Amado Canta Luiz Gonzaga" (1) Projeto "Cidadania Já" (1) Projeto Salutar (6) Projeto Vivenciando Valores (1) Projetos Finais 'Mais Educação' (1) Projetos Integrados (1) Pulseira do Sexo (3) Quebrando o Silêncio (1) Quem Conta um Conto (1) Racismo (1) Rádio Escolar (1) Reajuste Salarial (1) Real (1) Recadastramento (7) Reciclagem (1) Recuperação de Equipamentos Roubados (1) Redação (6) Reforma administrativa (1) Reforma do CAIC (2) Regime semi-integral (1) Reginaldo Paim (1) Registro de Identidade Civil (RIC) (1) Regulamento (1) Rei do Baião (1) Religião (1) Religiosidade (2) Renovação de Matrículas (1) Repasse de Móveis (1) Reunião (2) Reunião de Pais e Mestres (2) Reunião entre Gestores (1) Reutilização de Óleo de Cozinha (1) Revista Nova Escola (1) Rio de Janeiro (1) Rita Barreto (3) Rita Lima (1) Rosângela Conceição (1) Rosângela Marinho (1) Sabão Artesanal (1) Sabão Ecológico (1) Salário Mínimo (1) Sandra Damasceno (1) Santas Missões (2) São João (1) Sarinha Alcântara (1) Saúde (1) SEC Itabuna (24) Sec. Meio Ambiente (1) Secretaria (1) Secretaria da Educação (64) Secretaria de Administração (1) Secretaria de Assistência Social (4) Secretaria de Esportes (1) Secretaria de Transporte e Trânsito (4) Segurança Infantil (1) Segurança nas Escolas (1) Segurança Pública (2) Seleção (4) Selma Barbosa (1) Semana Cultural (1) Semana da Educação Infantil (2) Semana da Família (1) Semana Nacional de Trânsito (3) Semana Nacional do Trânsito (1) Seminário (2) Seminário de Tecnologias da Escola Grapiúna (1) Sérgio Marcelo Salvino Bezerra (1) Servidor Público (2) Servidores municipais (3) Símbolo do Coração (1) SIMPI (1) Simpósio de Educação Infantil (1) Sindicato do Magistério Público de Itabuna (1) SINDSERV (3) Sistema de Segurança (1) Soldado Adriana Chachá (1) Soletrando 2011 (1) Solidariedade (1) SOS Mata Atlântica (1) Sueli Ribeiro (5) Tecnologias (1) Telefone Público (1) Tenente Emmanoel Almeida (1) Tereza Oliveira (1) Thainara Santos (1) Tia Fafá (3) Tipos de Professores (1) Tiro de Guerra (1) Torre Copos (1) Tragédia climática (1) Trânsito (1) Transtorno Bipolar (1) Trupe da Biblioteca Itinerante (1) TV CAIC Jorge Amado (2) TV Santa Cruz (1) Twitter (1) Um Computador Por Aluno (2) Unidades Escolares (1) UNIME (1) Universo Parelelo (14) UOL (1) UOL Educação (1) UOL Literatura (1) Utilidade Pública (1) Utilização da Água (1) Vacinação (2) Vacinação contra a gripe (1) Val Cabral (1) Valorização da Paternidade (1) Vandalismo (1) Velho Carpinteiro (1) Vice-diretores (1) Vídeos Engraçados (1) Vila Anália (1) Violência (4) Violência Doméstica (1) Violência nas Escolas (1) Violência Sexual (1) Vírus H1N1 (2) Viviane Kelly Farias (1) Webconferência (2) Wilton Mourão Barbosa (1) Xadrez (4) Xixi Sustentável (1) Zélia Possidônio (4) Zuleica (1)